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Simulado PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | Professor de Educação Básica I | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | Professor de Educação Básica I

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP para o cargo de Professor de Educação Básica I.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica I, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | Professor de Educação Básica I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#133714
Banca
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Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
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(1,0) 1 - 

O ensino representa o meio pelo qual o desenvolvimento avança; em outras palavras, os conteúdos socialmente elaborados do conhecimento humano e as estratégias cognitivas necessárias para sua internalização são evocados nos aprendizes segundo seus “níveis reais de desenvolvimento” (Vygotsky, 1997). De acordo com Vygotsky (1997), nesse processo de internalização, o signo age como

  • a) um instrumento da atividade psicológica.
  • b) estímulo auxiliar à memorização.
  • c) condutor da influência humana sobre o objeto da atividade.
  • d) constitui um meio da atividade externa.
  • e) um único sistema interno de atividade organicamente predeterminado.
#133715
Banca
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Matéria
Pedagogia
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(1,0) 2 - 

Lúcia Flávia é professora de educação básica I e pretende que a escola em que atua desperte para a necessidade de um trabalho menos isolado e fragmentado entre os educadores. Na linha de Moura (2010), a professora entende que “a proposta do trabalho por projetos deve estar fundamentada numa concepção do educando como sujeito de direitos, ser social e histórico, participante ativo no processo de construção de conhecimentos”.

A autora estabelece uma comparação entre construtivismo e pedagogia de projetos. Para Moura (2010), ambos

  • a) se diferenciam, pois o primeiro é voltado para a construção do conhecimento pelo aluno, e a segunda, para troca de experiências entre educador e educando.
  • b) se diferenciam, pois o primeiro busca partir dos interesses dos envolvidos no processo, enquanto a segunda considera a realidade em que estes estão inseridos, o que ocasiona motivação e satisfação em aprender.
  • c) são métodos que buscam desenvolver uma técnica atraente para transmissão dos conteúdos de modo a promover uma mudança na maneira de pensar e repensar a escola e o currículo.
  • d) têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima em continuar uma forma particular de transmissão que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto.
  • e) se diferenciam, pois enquanto o primeiro favorece o processo de assimilação, a segunda oferece desafios que fazem os alunos avançar, atingindo o processo de equilibração/desequilibração.
#133716
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(1,0) 3 - 

Acerca da educação básica na Lei Federal n° 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), assinale a alternativa correta.

  • a) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente a matriz africana.
  • b) A inclusão de novos componentes curriculares na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação, ouvida a União Nacional de Dirigentes de Educação.
  • c) A educação básica deverá organizar-se em ciclos com base em critérios que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
  • d) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular obrigatório integrado à proposta pedagógica da escola.
  • e) A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo temas transversais.
#133717
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(1,0) 4 - 

Inserida num contexto cultural historicamente constituído a criança, desde seus primeiros momentos de vida, está imersa em um sistema de significações sociais [...]. Na mediação do/pelo outro revestida de gestos, atos e palavras (signos), a criança vai integrando-se, ativamente, às formas de atividade consolidadas (e emergentes) de sua cultura, num processo em que pensamento e linguagem articulam-se dinamicamente (Fontana, 1996).

Fundamentada em Vygotsky e Luria, a autora afirma que, no desenvolvimento dos conceitos na criança, os conceitos potenciais emergem

  • a) do sincretismo.
  • b) do pensamento por complexos.
  • c) da internalização.
  • d) da maturação orgânica.
  • e) do diálogo das linguagens.
#133718
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(1,0) 5 - 

Conforme o artigo 20 da Resolução CNE/CEB n° 07/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos), “as escolas deverão formular o projeto político-pedagógico e elaborar o regimento escolar de acordo com a proposta do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, por meio de processos participativos relacionados à gestão democrática”.

O projeto político-pedagógico da escola traduz a proposta educativa construída pela comunidade escolar no exercício de sua autonomia, com base

  • a) nas discussões pedagógicas mais atuais sobre ensino-aprendizagem.
  • b) nas questões e necessidades sociais apontadas pelas famílias dos alunos.
  • c) nas características dos alunos, nos profissionais e nos recursos disponíveis.
  • d) nas questões e necessidades apontadas pela direção e pelos professores.
  • e) no interesse dos alunos e nas concepções pedagógicas dos professores.
#133719
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(1,0) 6 - 

Com a disseminação das práticas de gestão participativa, foi-se consolidando o entendimento de que o projeto pedagógico deveria ser pensado, discutido e formulado coletivamente (Libâneo, 2003). Segundo o autor, as práticas de gestão dizem respeito

  • a) a ações de natureza técnico-administrativa e pedagógico-curricular.
  • b) à direção e à administração escolar.
  • c) à direção e à secretaria escolar.
  • d) às normas administrativas e aos recursos financeiros.
  • e) às rotinas organizacionais e ao projeto político-pedagógico.
#133720
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(1,0) 7 - 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas [...]. Não se pode considerar a EJA e o novo conceito que a orienta apenas como um processo inicial de alfabetização. A EJA busca formar e incentivar o leitor de livros e das múltiplas linguagens visuais juntamente com as dimensões do trabalho e da cidadania [...]; os desfavorecidos frente ao acesso e permanência na escola devem receber proporcionalmente maiores oportunidades que os outros. Por esta função, o indivíduo que teve sustada sua formação, qualquer que tenha sido a razão, busca restabelecer sua trajetória escolar de modo a readquirir a oportunidade de um ponto igualitário no jogo conflitual da sociedade.

(Parecer CNE/CEB n° 11/00 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos)

A função da EJA referida no excerto é a

  • a) reparadora.
  • b) equalizadora.
  • c) qualificadora.
  • d) de igualdade.
  • e) de suprimento.
#133721
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(1,0) 8 - 

Dentre outros, são cargos de carreira que compõem Apoio Técnico da Educação Básica, conforme artigo 20 da Lei Municipal n° 6.316, de 12 de dezembro de 2013 (Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica):

  • a) coordenador pedagógico e orientador pedagógico.
  • b) coordenador pedagógico e diretor escolar.
  • c) orientador pedagógico e psicólogo.
  • d) diretor escolar e assistente social.
  • e) assistente social e psicólogo.
#133722
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(1,0) 9 - 

Ana Cynthia é mãe de uma criança de 2 anos de idade e está pesquisando uma creche próxima à sua residência. Para escolher uma creche que respeite os direitos fundamentais das crianças, segundo Campos e Rosemberg (2009), a mãe deve levar em conta alguns critérios. Dentre eles, uma creche na qual a criança tem direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche. Isso significa, na concepção das autoras, que

  • a) a família deve inserir a criança na rotina e nos horários estabelecidos pela creche, desde os primeiros dias de frequência.
  • b) no caso de irmãos maiores que já estão na creche, é fundamental diminuir a convivência para a construção de outros vínculos.
  • c) as mães devem permanecer no ambiente da creche, pelo menos na primeira semana de adaptação da criança.
  • d) a criança tem direito à presença de um de seus familiares na creche durante seu período de adaptação.
  • e) nesse período, a alimentação deve ser a mais próxima possível daquela que a criança está habituada no ambiente doméstico.
#133723
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(1,0) 10 - 

A Resolução CNE/CP n° 2, de 22 de dezembro de 2017, e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares. Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1° do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão:

  • a) conteúdos mínimos para a formação básica.
  • b) formação básica comum.
  • c) direitos e objetivos de aprendizagem.
  • d) formação comum indispensável ao exercício da cidadania.
  • e) desenvolvimento da capacidade de aprender.
#133724
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(1,0) 11 - 

Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), fundamentadas na teoria de Piaget, desenvolveram uma psicogênese da língua escrita. Analisando escritas infantis, elas identificaram cinco níveis sucessivos na evolução da escrita das crianças. Em certa ocasião, as pesquisadoras solicitaram a uma criança que escrevesse as palavras “sapo, pato, urso e coelho”. A produção escrita da criança foi a seguinte:

MINMA = sapo

MIMIT = pato

OTIM = urso

OBTMN = coelho

Analise essa produção e assinale a alternativa correta quanto ao nível de escrita representado pela criança.

  • a) Trata-se de um exemplo de escrita própria do nível 1, pois há tentativas de correspondência figurativa entre a escrita e o objeto referido.
  • b) Escrita de nível 2 em que a criança explora as possibilidades de permuta na ordem linear, com um registro de formas gráficas limitado.
  • c) Escrita de nível 1, pois a criança trabalha com a hipótese da quantidade e variedade mínima de grafismos para escrever algo.
  • d) Trata-se de um exemplo de escrita do nível 2, caracterizado pela tentativa de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compõem a escrita.
  • e) Escrita de nível 3, em que as escritas são diferentes entre si, mas as letras são utilizadas sem valor sonoro estável.
#133725
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(1,0) 12 - 

Nos últimos anos, temos visto um aumento significativo das discussões sobre formação continuada de professores e uma oferta cada vez maior de ações de formação em serviço, tanto nas redes públicas quanto nas particulares de ensino. Até meados dos anos 1970 [...], o termo usado para designar o trabalho de formação em serviço, quando eventualmente acontecia, era treinamento. Nos anos 1980, passou-se a falar em formação ou capacitação em serviço (O diálogo entre o ensino e a aprendizagem). A visão que se tem do professor hoje, segundo Telma Weisz, é

  • a) a de um profissional competente e reflexivo capaz de aplicar novidades em matéria de técnicas de ensino, considerando a nova sociedade de tecnologias da informação e comunicação em que vivemos.
  • b) a de um profissional autônomo que seja capaz de reconhecer e superar as deficiências de sua formação inicial, adotando práticas pedagógicas mais dinâmicas e atualizadas.
  • c) a de um profissional que busca formação permanente a fim de que a transmissão do conteúdo que ele tem a fazer dialogue com a atividade de aprendizagem do aluno.
  • d) a de alguém que elabore e reelabore permanentemente suas teorias e suas práticas a fim de ser um elo eficiente entre o saber constituído e os alunos.
  • e) a de alguém que precisa se tornar capaz de criar ou adaptar boas situações de aprendizagem, adequadas a seus alunos reais, cujos percursos de aprendizagem ele precisa saber reconhecer.
#133726
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(1,0) 13 - 

Vera Lúcia é professora no Ensino Fundamental I. No corrente ano, ela assumiu uma classe de 2° ano e notou que muitos alunos tinham dificuldades na área de leitura e escrita. Por isso, ela decidiu aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto e começou lendo o livro Ler e escrever na escola, de Delia Lerner.

Um ponto que chamou a atenção da professora na leitura do referido livro foi o tratamento da escola como micros-sociedade de leitores e escritores. Isso significa que é importante refletir sobre o sentido da leitura na escola.

De acordo com Lerner (2002), “para que a leitura como objeto de ensino não se afaste demasiado da prática social que se quer comunicar, é imprescindível representar – ou reapresentar – na escola os diversos usos que ela tem na vida social”. Em consequência, cada situação de leitura responderá a dois propósito:

    • a) um propósito didático e um propósito comunicativo.
    • b) um propósito social e um propósito cultural.
    • c) um propósito pedagógico e um propósito cultural.
    • d) um propósito informacional e um propósito formativo.
    • e) um propósito presente e um propósito futuro.
    #133727
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    (1,0) 14 - 

    Cipriano Luckesi (2011), em Avaliação da aprendizagem escolar, afirma que “a atual prática da avaliação escolar não viabiliza um processo de democratização do ensino. Ao contrário, possibilita um processo cada vez menos democrático no que se refere tanto à expansão do ensino quanto à sua qualidade”. Segundo ele, a primeira coisa a ser feita para que a avaliação sirva à democratização do ensino é

    • a) discutir com os alunos o estado de aprendizagem que eles atingiram.
    • b) transformar a medida em nota ou conceito
    • c) modificar a sua utilização de classificatória para participativa.
    • d) modificar a sua utilização de classificatória para diagnóstica.
    • e) oferecer ao educando oportunidade de melhorar a nota ou o conceito.
    #133728
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    (1,0) 15 - 

    Cecília Parra (1996) entende por cálculo mental “o conjunto de procedimentos em que, uma vez analisados os dados a serem tratados, estes se articulam, sem recorrer a um algoritmo preestabelecido para obter resultados exatos ou aproximados”. Para a autora, o cálculo mental responde às necessidades sociais atuais, pois torna “os alunos capazes de escolher os procedimentos apropriados, encontrar resultados e julgar a validade das respostas”.

    Simulado PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | Professor de Educação Básica I  A



    A respeito do cálculo mental, o esquema apresentado sugere que

    • a) o cálculo mental inclui o cálculo automático no qual se emprega de maneira sistemática um algoritmo único ou um material como ábaco, régua de cálculo, calculadora, tabela de logaritmos, etc.
    • b) na resolução de um problema, é preciso distinguir o cálculo escrito, com resposta exata, e o cálculo mental, com resposta aproximada, obtida por estimativa, sem a utilização de materiais acessórios.
    • c) a estimativa pode e deve ser usada junto com os procedimentos com os quais se produz a resposta, de modo a antecipar, controlar e julgar a confiabilidade dos resultados.
    • d) o cálculo mental tem a vantagem social e pedagógica de ser rápido e reflexivo, ao contrário dos algoritmos que têm a vantagem de poder aplicar-se mecanicamente sem refletir a cada passo.
    • e) os procedimentos do cálculo mental se apoiam na estimativa, enquanto os procedimentos do cálculo escrito se apoiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações.