Processando...

Questões comentadas Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP de Pedagogia | 133726

#133726
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Vera Lúcia é professora no Ensino Fundamental I. No corrente ano, ela assumiu uma classe de 2° ano e notou que muitos alunos tinham dificuldades na área de leitura e escrita. Por isso, ela decidiu aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto e começou lendo o livro Ler e escrever na escola, de Delia Lerner.

Um ponto que chamou a atenção da professora na leitura do referido livro foi o tratamento da escola como micros-sociedade de leitores e escritores. Isso significa que é importante refletir sobre o sentido da leitura na escola.

De acordo com Lerner (2002), “para que a leitura como objeto de ensino não se afaste demasiado da prática social que se quer comunicar, é imprescindível representar – ou reapresentar – na escola os diversos usos que ela tem na vida social”. Em consequência, cada situação de leitura responderá a dois propósito:

    Comentários da questão

    • - 19/11/2025 às 10:05

      A autora Delia Lerner, no livro Ler e escrever na escola, afirma que toda situação de leitura na escola deve responder simultaneamente a dois propósitos:

      • um propósito didático (relacionado ao ensino da leitura, às aprendizagens que se deseja promover);
      • um propósito comunicativo (relacionado à função social real daquele texto: informar, divertir, orientar, convencer etc.).

      Essa é uma ideia central da obra: a escola deve ensinar leitura sem afastá-la de seus usos sociais reais.

      Portanto, a alternativa correta é:

      a) um propósito didático e um propósito comunicativo.