(1,0) 1 -
Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), fundamentadas na teoria de Piaget, desenvolveram uma psicogênese da língua escrita. Analisando escritas infantis, elas identificaram cinco níveis sucessivos na evolução da escrita das crianças. Em certa ocasião, as pesquisadoras solicitaram a uma criança que escrevesse as palavras “sapo, pato, urso e coelho”. A produção escrita da criança foi a seguinte:
MINMA = sapo
MIMIT = pato
OTIM = urso
OBTMN = coelho
Analise essa produção e assinale a alternativa correta quanto ao nível de escrita representado pela criança.
Vamos analisar focando no que caracteriza exatamente o Nível 2.
A escrita apresentada:
Mostra que:
Isso descarta níveis fonéticos (3 e 4).
Ela não usa sempre as mesmas letras, mas:
Isso é exatamente o que Ferreiro descreve como Nível 2 – Diferenciação figurativa com exploração das possibilidades combinatórias, no qual a criança:
Essa é exatamente a formulação da alternativa B:
“Escrita de nível 2 em que a criança explora as possibilidades de permuta na ordem linear, com um registro de formas gráficas limitado.”
O gabarito B está coerente com a classificação de Ferreiro & Teberosky:
Recuperar senha