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Simulado PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | Professor de Educação Básica I | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP | Professor de Educação Básica I

📚 Simulado Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP | Professor de Educação Básica I | cód.9079

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#133729
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Pérez Gómez (2015) trata de novos desafios educacionais na era digital. Um dos desafios da escola em adentrar na cultura digital é

  • a) que a potência informacional da era digital gera uma população escolar mais exigente e bem informada.
  • b) que o volume de informação, organizado pelo sujeito, torna a escola tradicional dispensável.
  • c) aprender a trabalhar o conhecimento como uma moeda de troca e não como um valor, preparando cidadãos para o livre-jogo do mercado.
  • d) resgatar o pensamento cartesiano visando à aprendizagem como um processo contínuo de construção, desconstrução e reconstrução.
  • e) que a fronteira entre o escolar e o não escolar já não é definida pelos limites do espaço e do tempo da escola.
#133730
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 17 - 

A reivindicação do direito à diferença e a consequente valorização das diferenças na sociedade pós-moderna requer a integração das diferenças no currículo escolar e a sua consideração como elemento enriquecedor do currículo do processo de construção do conhecimento de si, do outro e do mundo.

(Formosinho; Machado, In: Kishimoto; Oliveira, 2013)

Com essa afirmação, os autores pretendem defender, no âmbito da pedagogia da infância, a

    • a) pedagogia da equidade.
    • b) pedagogia burocrática.
    • c) pedagogia uniforme.
    • d) pedagogia da compensação.
    • e) pedagogia da transmissão.
    #133731
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
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    fácil

    (1,0) 18 - 

    Segundo Mantoan et all (2006), “temos muitos desafios a enfrentar para atingir a educação como direito de todos. Um deles é não permitir que esse direito seja traduzido meramente como cumprimento da obrigação de matricular e manter alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns [...]”. Na perspectiva das autoras, acerca das relações entre inclusão e integração escolar, é correto afirmar que

    • a) a inclusão escolar tem como objetivo ajudar pessoas com deficiências a obter uma existência tão próxima ao normal possível.
    • b) a inclusão tem o objetivo de disponibilizar a pessoas com deficiência padrões e condições de vida cotidiana próximas às normas da sociedade.
    • c) o objetivo da inclusão escolar é tornar reconhecida e valorizada a diversidade como condição humana favorecedora de aprendizagem.
    • d) a integração escolar está colocada como compromisso ético-político, que implica garantir a educação como direito de todos.
    • e) a integração visa garantir condições favoráveis a autonomia escolar e social para que todos se tornem cidadãos de iguais direitos.
    #133732
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 19 - 

    De acordo com Gómez (In: Sacristàn; Gómez, 2000), a função da escola, concebida como instituição especificamente configurada para desenvolver o processo de socialização das novas gerações, aparece puramente conservadora [...]. Todavia, o processo de socialização das novas gerações nem é tão simples, nem pode ser caracterizado de modo linear ou mecânico, nem na sociedade, nem na escola. Para o autor, a função educativa da escola na sociedade pós-industrial contemporânea deve se concretizar em dois eixos complementares de intervenção:

    • a) seleção e organização dos conteúdos do currículo; e organização das tarefas acadêmicas.
    • b) organização do grau de participação dos alunos na configuração das formas de trabalho; ordenação do espaço e do tempo escolares.
    • c) valorização da atividade dos alunos; incorporação das novas gerações ao mundo do trabalho.
    • d) desenvolvimento radical da função compensatória das desigualdades de origem; reconstrução do conhecimento e da experiência.
    • e) interiorização das ideias, valores e normas da comunidade; formação do cidadão para intervenção na vida pública.
    #133733
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de São Bernardo do Campo-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 20 - 

    A democratização do poder restituiu ao povo uma tal soma de autonomia que em todos os ramos de administração é hoje indispensável consultar e satisfazer suas necessidades. Já que a revolução entregou ao povo a direção de si mesmo, nada é mais urgente do que cultivar-lhe o espírito, dar-lhe a elevação moral de que ele precisa, formar-lhe o caráter, para que saiba querer.

    (Teixeira, 1956)

    O trecho reproduz parte do discurso de Anísio Teixeira no Congresso do Ensino Primário, de São Paulo, em 1956. Na ocasião, o educador brasileiro defendeu

    • a) que a escola pública, universal e gratuita, assim como os sindicatos e os direitos dos trabalhadores, são resultados da luta socialista, são remédio e freio para desvios que tornariam o capitalismo intolerável.
    • b) a escola pública, obrigatória, gratuita e universal, ministrada pelo Estado, como instrumento indispensável para consolidação da República e da democracia.
    • c) que o ensino primário, já universalizado em muitas nações desenvolvidas desde o século XIX, seja reduzido a dois anos de duração a fim de que se abra para o povo a igualdade inicial de oportunidades.
    • d) que, se na década de 1920 o Brasil expandiu o ensino primário e, nas décadas de 1930 e 1940, o ensino secundário, a ocasião era de investir no ensino superior a exemplo das nações desenvolvidas.
    • e) o monopólio da educação pelo Estado, pois, em uma sociedade marcada pelo privilégio de classe, somente a escola pública será verdadeiramente democrática e poderá oferecer um programa de formação comum a todos.