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Simulado UFRJ | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO

Simulado UFRJ | Técnico em Assuntos Educacionais

SIMULADO UFRJ | TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFRJ para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFRJ para o concurso UFRJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFRJ | Técnico em Assuntos Educacionais contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFRJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#115433
Banca
UFRJ
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFRJ
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(1,0) 1 - 

A qualidade da educação superior está diretamente associada a vários aspectos, entre eles, o ensino, a pesquisa, a extensão, o desempenho dos estudantes, a gestão da instituição e a titulação do corpo docente, sobretudo em cursos de mestrado e doutorado. Por essa razão, a Meta 13 do Plano nacional de Educação (PNE) pretende elevar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior (instituições públicas e privadas). Sobre as estratégias para o cumprimento dessa meta, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Elevar o padrão de qualidade das universidades, visando à realização de pesquisa institucionalizada de modo articulado a programas de pós-graduação stricto sensu.
  • b) Promover a melhoria da qualidade dos cursos de pedagogia e licenciaturas.
  • c) Induzir um processo contínuo de autoavaliação das instituições de educação superior, fortalecendo a participação das comissões próprias de avaliação.
  • d) Aperfeiçoar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), fortalecendo as ações de avaliação, regulação e supervisão.
  • e) Promover a formação inicial dos profissionais técnico-administrativos da educação superior utilizando metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância;
#115434
Banca
UFRJ
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Pedagogia
Concurso
UFRJ
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(1,0) 2 - 

A educação superior constitui o mais elevado nível da educação brasileira. De acordo com as finalidades da educação superior, apresentadas na LDB (Lei nº 9.394/1996), cabe a esse grau de ensino:

  • a) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem dissociado do meio em que vive.
  • b) incentivar o trabalho de pesquisa e a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o pensamento heterônomo.
  • c) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento heterônomo com o propósito de incentivar o trabalho de pesquisa.
  • d) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
  • e) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo para a participação no desenvolvimento, exclusivamente, de um segmento da sociedade brasileira.
#115435
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Pedagogia
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(1,0) 3 - 

A formação de professores como objeto de estudo integra debates que vieram se ampliando no Brasil desde o final da década de 1970, assumindo maior dinamismo nas décadas de 1980 e 1990, em especial a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996. Em 30 de agosto de 2017, aprovou-se a Lei nº 13.478/17, que alterou a LDB (Lei nº 9394/96). Essa alteração refere-se ao estabelecimento de direito de acesso aos profissionais do magistério a cursos de formação de professores, por meio de processo seletivo diferenciado. Seguindo os princípios da Lei nº 13.478/17, o acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado. Neste contexto, é correto afirmar que:

  • a) terão prioridade de ingresso os professores que optarem por cursos de licenciatura em matemática, física, química, biologia e língua portuguesa.
  • b) para o ingresso, é necessário que os professores tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e sejam portadores de diploma de graduação.
  • c) terão direito de pleitear o acesso os professores das redes públicas municipais, estaduais e federal que ingressarem por concurso público e sejam portadores de diploma de graduação.
  • d) para o ingresso, é necessário que os professores tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e optem por cursos de licenciatura somente em matemática e língua portuguesa.
  • e) terão direito de pleitear o acesso, exclusivamente, os professores das redes públicas municipais e estaduais que ingressem por concurso público e que não sejam portadores de diploma de graduação.
#115436
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(1,0) 4 - 

A Constituição Brasileira de 1988 prevê a garantia do acesso ao ensino fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção, e deixa claro que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola. A inclusão ganhou reforços com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, com a Convenção da Guatemala, de 2001 e a Lei nº 12.796/13. Em relação á Lei nº 12.796/13, pode-se dizer que:

  • a) a Lei nº 12.796/13 prevê atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
  • b) a Lei nº 12.796/13 trata exclusivamente da educação inclusiva, não trazendo grandes acréscimos para outros segmentos ou modalidades da educação nacional.
  • c) entre os avanços significativos que a Lei nº 12.796/13 trouxe está a inclusão de crianças com necessidades especiais tendo como base somente a exigência de formação especializada para professores.
  • d) considera-se como princípio que a justiça e a segurança sociais são bases de uma paz duradoura para impulsionar a criação de uma política educacional mais justa para todos, sobretudo para os portadores de necessidades especiais.
  • e) um avanço significativo da Lei nº 12.796/13 é a obrigatoriedade de o atendimento inclusivo ocorrer em instituições de educação especial.
#115437
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(1,0) 5 - 

A educação inclusiva para o atendimento à diversidade, bem como os estudos sobre o multiculturalismo, têm atualmente feito parte das grandes discussões realizadas por estudiosos e estudiosas, como Mantoan, Carvalho, Sassaki, Sacristán, Imbernón, Libâneo, Giroux, Barbosa, Silva, MacLarem, Candau, entre outros. Essas discussões têm demonstrado sua importância no presente contexto educacional. Cabe destacar, também, o papel da educação superior na garantia da articulação entre a graduação e a pós-graduação, por uma formação acadêmica que contemple inclusão e diversidade, centrada nos processos de pesquisa e de produção de conhecimento. Considerando as deliberações da I Conae-2010, deve-se garantir condições para que as políticas educacionais entre os sistemas de ensino promovam:

  • a) o estabelecimento de políticas de educação inclusiva visando à moderação das desigualdades educacionais vigentes entre as diferentes regiões.
  • b) o direito do(a) estudante à formação integral, por meio da garantia da universalização, da expansão e da democratização da educação básica com qualidade, inclusive na modalidade da Educação Infantil e suas especificidades.
  • c) a gestão democrática na educação básica, por meio do estabelecimento de mecanismos que garantam a participação estrita de professores(as) e de estudantes
  • d) a efetivação de uma avaliação educacional como controle social para a manutenção da qualidade dos processos educativos e formativos e das políticas públicas
  • e) a consolidação da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica nas diversas regiões do país, de modo a eliminar a assimetria regional.
#115438
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(1,0) 6 - 

As funções psicológicas superiores, principal objeto do interesse de Vygotsky, são funções tipicamente humanas e, no desenvolvimento do indivíduo da espécie humana, aparecem tardiamente. Tais funções apresentam maior grau de autonomia em relação aos fatores biológicos do desenvolvimento, sendo, portanto, claramente resultado da inserção do homem num determinado contexto sócio-histórico. De acordo com La Taille et al. (1992), quando Vygotsky menciona em seus estudos as funções psicológicas superiores, refere-se a:

  • a) processos involuntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais.
  • b) processos voluntários, ações inconscientes e mecanismos intencionais.
  • c) processos involuntários, ações inconscientes e mecanismos espontâneos.
  • d) processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais.
  • e) processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos espontâneos.
#115439
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(1,0) 7 - 

Por meio da emenda constitucional nº 59/2009, o Plano Nacional de Educação (PNE) deixou de ser uma disposição transitória da LDB (Lei nº 9.394/1996), para se transformar em uma exigência constitucional a cada dez anos, sendo referência para os planos plurianuais surgidos no período. O PNE 2014-2024 tem vinte metas estabelecidas, divididas entre educação básica e educação superior. Algumas dessas metas são buscadas desde o início do século XX, como a universalização da alfabetização, para que o Brasil deixasse de ser um “mar de analfabetos e uma ilha de letrados”. Além dessas metas relativas a educação básica, o PNE estabelece metas ousadas também sobre a educação superior. Sobre as metas do PNE para a educação superior, assinale a alternativa correta.

  • a) Transferir para a administração dos municípios cerca de 30% das instituições de ensino superior do país, uma vez que a maior parte dos professores formados atua em instituições públicas municipais de educação.
  • b) Elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.
  • c) Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da educação básica até o último ano de vigência do PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
  • d) Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar, no mínimo, doze anos de estudo no último ano de vigência do plano para as populações do campo, da região de menor escolaridade do País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros.
  • e) Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica e oferecer 25% das matrículas de jovens e adultos na educação profissional.
#115440
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(1,0) 8 - 

Os ambientes escolares, sejam eles da educação básica ou superior, não estão livres da violência, e esta não se restringe apenas aos atos físicos explícitos. O preconceito, a perseguição e o assédio estão presentes no cotidiano de grande parte dessas instituições. Sobre esse tipo de ação que se caracteriza pela perseguição, ridicularização e intimidação, pode-se afirmar que:

  • a) essas ações passaram a acontecer recentemente nos ambientes escolares e que ainda são pouco debatidas. Em geral, ocorrem predominantemente em instituições localizadas nas periferias e não recebem maior destaque na mídia e nos estudos daqueles que abordam a educação e seus espaços de construção de saberes.
  • b) a adoção da política de ações afirmativas, que tem como preceito a reparação de injustiças históricas com determinados grupos, é a principal causa do crescente número de ocorrências desse tipo em todos os níveis de ensino. Essas ações são as responsáveis pelo ódio entre as diferentes etnias e classes sociais.
  • c) o bullying, que não é um fenômeno novo, vem aumentando em número e gravidade em grande parte do mundo. Uma série de características podem ser apontadas como preferenciais para ações como essa, incluindo aspectos raciais, religiosos ou de aparência.
  • d) essas ações não são os alvos prioritários das instituições de ensino, uma vez que o número de ocorrências de violência física tem crescido muito mais do que condutas desse tipo. Quando tratamos de ações com tais características entre crianças e adolescentes, podemos encará-las como normais, pois são típicas do relacionamento nessa faixa etária.
  • e) nas instituições de ensino superior casos com esses tipos de características são raros. O ambiente acadêmico, por ser plural e diverso, tem como característica a convivência pacífica entre todos os grupos étnicos, religiosos e classes sociais. O sexismo e o assédio moral também deixaram de ser um problema nas universidades.
#115441
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(1,0) 9 - 

A partir do final da década de 1970 e durante a década seguinte, os movimentos sociais e a educação passaram a articular teoria e prática, intensificando o diálogo entre os campos. Entram em cena os movimentos de estudantes, professores, entidades classistas, sindicatos, movimentos de trabalhadores do campo, entre outros, que passam a se relacionar com instituições de ensino formal ou desenvolvem ações de caráter educativo no próprio movimento. Essas relações entre educação e movimentos sociais estão baseadas principalmente nas questões relacionadas à participação, à cidadania e ao sentido político da escola. Dessa forma, pode-se afirmar que:

  • a) os movimentos de estudantes e professores são os únicos que se relacionam com as instituições de ensino. Dessa forma, há uma desvalorização dos demais movimentos sociais por parte dos profissionais da educação básica e da comunidade escolar, uma vez que essa relação só pode existir através da educação formal.
  • b) os movimentos sociais, quando associados à educação, devem abranger questões que estão além do conteúdo escolar, abordando aspectos relativos a gênero, etnia, religião, direitos humanos, meio ambiente e nacionalidade, sendo parte importante na construção da cidadania e da luta por direitos.
  • c) a ideologia neoliberal implementada durante a década de 1990 foi responsável pelo boom dos movimentos sociais no Brasil. Naquele período, o conjunto de programas apresentados e aprovados pelo governo tornou autônomos jurídica e economicamente estados e municípios, que avançaram na articulação entre movimentos sociais e escola.
  • d) a partir da LDB nº 5.540/68 e, especialmente, após a elaboração dos parâmetros curriculares nacionais e dos temas transversais, o Estado reconheceu e valorizou as reivindicações dos movimentos sociais por cidadania, adotando um modelo educacional sob a perspectiva da equidade e da formação de sujeitos críticos e reflexivo
  • e) ações relacionadas à educação em direitos humanos, questões étnicas, religiosas, de gênero e orientação sexual não estão contempladas na legislação brasileira. Dessa forma, os movimentos sociais devem combater o pensamento pedagógico crítico e delimitar um espaço para discussão de temas relativos à conquista da cidadania.
#115442
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(1,0) 10 - 

Anísio Teixeira deixou marcas importantes na educação brasileira. Envolveu-se em projetos como a criação da Universidade de Brasília (1961), esteve ligado também a Universidade do Distrito Federal (1935-1939), à Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, em 1951), foi diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (1955) e um dos idealizadores da Escola Nova, um projeto que valorizava a experiência e redimensionava a função social da escola, fazendo com que o sistema de ensino estivesse a serviço da reconstrução da instrução e também da sociedade. Esse movimento, liderado por Anísio Teixeira no Brasil, foi influenciado pela seguinte corrente sociológica:

  • a) Reprodução Social, tendo como principal representante Louis Althusser.
  • b) Reprodução Cultural, tendo como principal representante Pierre Bourdieu.
  • c) Comportamentalista, tendo como um de seus principais representantes Quentin Skinner.
  • d) Histórico-crítica, tendo como seu principal representante Demerval Saviani.
  • e) Pragmatismo, tendo como um de seus principais representantes John Dewey.
#115443
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(1,0) 11 - 

A LDB (Lei nº 9.394/1996) e a Constituição Federal de 1988 destacam que o processo educativo deve ser desenvolvido para que seja um processo emancipatório do educando. Karl Marx destacou em suas obras que a emancipação humana, de acordo com sua visão, era definida a partir do trabalho e que ela só seria possível a partir do momento em que todos fossem responsáveis pela produção da própria existência. A escola, destacada em nossa legislação como um importante elemento na busca pela educação emancipadora, era um lugar de formação dos filhos das classes dominantes, com as demais sendo excluídas do processo de escolarização. Todavia, a partir da Revolução Industrial, a formação proletária passou a ser feita também no espaço escolar. Sobre a educação da classe trabalhadora no contexto pós-Revolução Industrial, pode-se afirmar que:

  • a) a intenção era promover uma educação inclusiva, destinada a sanar a questão das desigualdades sociais, caminhando para uma sociedade sem divisão em classes. Assim, o ensino ofertado para a formação dos burgueses e dos proletários era o mesmo.
  • b) a ênfase na prática e na aprendizagem profissional não fazia parte da educação oferecida aos pertencentes à classe operária, pois o objetivo era a formação de uma massa de trabalhadores críticos.
  • c) a oferta da educação escolar aos trabalhadores não possibilitava aos mesmos uma visão crítica da realidade e tampouco revelava sua condição de explorado pela classe dominante. A escola não deixou de reproduzir as desigualdades e a luta de classes.
  • d) a Revolução Industrial em nada influenciou na inclusão dos trabalhadores no processo de educação escolar, uma vez que o necessário para operar os meios de produção era ensinado a eles nas próprias fábricas.
  • e) o ensino tornou-se público, gratuito e laico, superando a dicotomia existente entre trabalho intelectual e manual. Dessa forma, a classe trabalhadora teve acesso ao saber científico e sistematizado, preparando-se para a luta de classes.
#115444
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(1,0) 12 - 

Zygmunt Bauman (1925-2017), sociólogo, desenvolveu diversos trabalhos sobre a sociedade pós-moderna. Entre seus conceitos mais difundidos estão os de modernidade sólida e modernidade líquida. O diálogo entre as obras do sociólogo e a pedagogia foi exercitado em algumas obras e artigos, nos quais se questiona o modelo educativo e o papel da educação na sociedade líquida. Assinale a alternativa que, de acordo com Bauman, apresenta características que podem ser consideradas marcantes da educação no período caracterizado como modernidade líquida.

  • a) No ambiente líquido moderno, para que possam ser úteis, a educação e a aprendizagem devem ser contínuas e durar toda a vida. Neste contexto, nenhum outro tipo de educação e/ou aprendizagem deve ser concebível.
  • b) Apesar do mundo líquido moderno, a pedagogia deveria se manter fiel às suas concepções formadas em um contexto histórico marcado pela longa duração das estruturas. No caso das concepções pedagógicas, a longa duração continua sendo uma qualidade a favor das mesmas.
  • c) O caráter imprevisível das mudanças contemporâneas valoriza o conhecimento construído como representação fiel do mundo. A partir desse conhecimento construído e transmitido pelos professores aos alunos, considerado imutável, deveria se desenvolver o processo pedagógico e de aprendizagem.
  • d) Em um ambiente com tamanhas transformações, é inviável que a pedagogia consiga acompanhar o ritmo das mudanças. Assim, a educação continua tendo como princípio a formação inicial de nível básico, mesmo que marcada por características de uma determinada época.
  • e) A educação e a aprendizagem devem ser contínuas e permanentes, pois é através delas que a luta de classes se desenvolve. Em uma sociedade líquida, a disputa pelo poder está necessariamente vinculada ao projeto político-pedagógico das ações educativas.
#115445
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(1,0) 13 - 

Bortolini (2008) considera que a universalização do acesso ao ensino fundamental no Brasil contrasta com os processos de exclusão dentro da própria escola, que produzem - no contexto escolar – trajetórias desiguais. Para o autor, a escola é um espaço permeado pelas relações de poder que envolvem igualdade, desigualdade e diferença. A questão da diversidade está presente nas escolas, assim como nos demais espaços sociais, que recebem sujeitos diferentes, detentores de diferentes construções culturais. Contudo, atitudes sexistas e homofóbicas têm se intensificado também no ambiente escolar. O enfrentamento dessas relações de poder desiguais deve ser feito de forma profunda e clara para que essas atitudes não sejam (re)produzidas. Assinale a alternativa que apresenta uma proposta capaz de organizar uma outra prática nas escolas que envolva a discussão sobre sexualidade e gênero.

  • a) Discutir a questão da diversidade, sobretudo a questão de gênero, com os pais. Contudo, esse diálogo inaugura uma nova abordagem no currículo escolar – até então ausente –, o que inviabiliza a realização do mesmo processo com os alunos.
  • b) Ignorar os possíveis conflitos, pois no processo de ensino-aprendizagem o que importa é o desempenho do aluno. Assim, a discussão sobre essas questões é irrelevante para o trabalho pedagógico dos professores e da escola.
  • c) Definir, através de ideias preconcebidas, de que forma as identidades múltiplas e multifacetadas que se apresentam na escola devem ser e agir, sobretudo no que diz respeito à orientação sexual.
  • d) Construir um novo currículo e uma nova prática, a partir do diálogo e do encontro, sem ignorar a tensão trazida pelo conflito, mas aproveitando o potencial pedagógico da diferença ao assumir os seus próprios conflitos.
  • e) Propor uma discussão sobre gênero nos moldes do pós-estruturalismo, ou seja, um debate e uma reflexão acerca do que é ser mulher em nossa sociedade. Neste aspecto, ganham destaque as questões acerca da educação e da orientação sexual.
#115446
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(1,0) 14 - 

As origens do Ministério da Educação (MEC) nos remetem à década de 1930, quando o país era governado por Getúlio Vargas. Desde esse período, o MEC passou por várias fases: já foi chamado de Ministério da Educação e Saúde Pública, Ministério da Educação e Cultura – origem da sigla MEC –, Ministério da Educação e Desporto. Independentemente do nome atribuído e de acumular outras pastas, desde sua criação, o MEC foi o principal órgão do Sistema Educacional Brasileiro. Atualmente, estão vinculados a ele diversas secretarias, autarquias, universidades e instituições de educação básica, como o Colégio Pedro II. Umas das autarquias ligadas ao MEC é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A função do FNDE, entre as instâncias organizativas do Sistema Educacional Brasileiro, é a de:

  • a) subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Além disso, é responsável por organizar o ENEM, o ENCCEJA e o SAEB.
  • b) desempenhar papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da federação, além de atuar na formação de professores da educação básica.
  • c) buscar, democraticamente, alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.
  • d) prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos. Sob sua responsabilidade estão, entre outros, programas ligados a alimentação escolar e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
  • e) implementar políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola, e educação para as relações étnico-raciais.
#115447
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(1,0) 15 - 

A LDB (Lei nº 9.394/1996) organiza e estabelece parâmetros para os sistemas de ensino, seja da educação básica ou da educação superior. Quanto a esta última, destaca-se que seu tripé é constituído pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. Sobre a extensão, tendo como base a LDB, pode-se afirmar que:

  • a) é aberta a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que tenham sido classificados em processo seletivo público, com ampla divulgação.
  • b) incentiva o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e tecnologia e à criação e difusão da cultura, tendo em vista o crescimento e a expansão da instituição de ensino superior.
  • c) as ações de extensão, elaboradas sempre com a participação da população, são direcionadas a um público específico, definido através de resolução ou portaria pelo Ministério da Educação e padronizado para todas as universidades.
  • d) as ações são organizadas através de cursos, eventos, programas e projetos, tendo como objetivo a difusão de suas pesquisas entre a comunidade universitária.
  • e) deve ser aberta à comunidade em geral, visando à participação da população e à difusão dos conhecimentos construídos na criação cultural, pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.