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Questões comentadas UFRJ de Pedagogia | 115435

#115435
Banca
UFRJ
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFRJ
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

A formação de professores como objeto de estudo integra debates que vieram se ampliando no Brasil desde o final da década de 1970, assumindo maior dinamismo nas décadas de 1980 e 1990, em especial a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996. Em 30 de agosto de 2017, aprovou-se a Lei nº 13.478/17, que alterou a LDB (Lei nº 9394/96). Essa alteração refere-se ao estabelecimento de direito de acesso aos profissionais do magistério a cursos de formação de professores, por meio de processo seletivo diferenciado. Seguindo os princípios da Lei nº 13.478/17, o acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado. Neste contexto, é correto afirmar que:

Comentários da questão

  • - 19/11/2025 às 09:29

    Vamos esclarecer com precisão:

    A lei cria processo seletivo diferenciado para professores da rede pública, e estabelece que há prioridade para determinadas áreas, consideradas estratégicas ou com déficit de professores: geralmente matemática, física, química, biologia e língua portuguesa.

    Não é que apenas essas áreas possam se inscrever, mas esses cursos têm prioridade no acesso.

    Sobre diploma: o professor não precisa ter graduação prévia, apenas comprovar experiência mínima (normalmente 3 anos de exercício na rede pública).

    Portanto, embora outras interpretações foquem na ausência de diploma, o gabarito oficial considera a prioridade de áreas de carência como o ponto principal, que é justamente o que a alternativa A afirma:

    ✅ Resposta correta segundo o gabarito: A — prioridade para licenciaturas em matemática, física, química, biologia e língua portuguesa.