Processando...

Questões comentadas UFRJ de Pedagogia | 115443

#115443
Banca
UFRJ
Matéria
Pedagogia
Concurso
UFRJ
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

A LDB (Lei nº 9.394/1996) e a Constituição Federal de 1988 destacam que o processo educativo deve ser desenvolvido para que seja um processo emancipatório do educando. Karl Marx destacou em suas obras que a emancipação humana, de acordo com sua visão, era definida a partir do trabalho e que ela só seria possível a partir do momento em que todos fossem responsáveis pela produção da própria existência. A escola, destacada em nossa legislação como um importante elemento na busca pela educação emancipadora, era um lugar de formação dos filhos das classes dominantes, com as demais sendo excluídas do processo de escolarização. Todavia, a partir da Revolução Industrial, a formação proletária passou a ser feita também no espaço escolar. Sobre a educação da classe trabalhadora no contexto pós-Revolução Industrial, pode-se afirmar que:

Comentários da questão

  • - 19/11/2025 às 09:37

    Vamos analisar com atenção o contexto histórico e educacional:

    • Antes da Revolução Industrial, a escola era exclusiva das classes dominantes.
    • Após a Revolução Industrial, a educação começou a ser oferecida também à classe trabalhadora, mas não com o mesmo conteúdo ou com enfoque emancipatório pleno.
    • A escolarização da classe trabalhadora tinha, muitas vezes, finalidade limitada: preparar mão de obra para a indústria, mantendo a reprodução das desigualdades sociais e da divisão de classes.
    • Segundo abordagens marxistas e críticas à educação industrial, a escola não dava uma visão crítica da realidade nem questionava a exploração da classe trabalhadora.

    Agora, analisando as alternativas:

    • a) ❌ Errada. A educação não era inclusiva de forma equitativa; o ensino para burgueses e proletários não era o mesmo.
    • b) ❌ Errada. A educação da classe operária tinha ênfase prática, mas não para formar trabalhadores críticos; pelo contrário, visava à obediência e eficiência.
    • c) ✅ Correta. Reflete a realidade histórica: a educação para trabalhadores não possibilitava visão crítica da realidade, reproduzindo desigualdades.
    • d) ❌ Errada. A Revolução Industrial influenciou diretamente a escolarização da classe trabalhadora.
    • e) ❌ Errada. Embora o ensino tenha se tornado mais público e laico com o tempo, não houve preparação da classe trabalhadora para a luta de classes; essa interpretação não condiz com a realidade histórica da educação industrial.

    Resposta correta: c