Questões comentadas UFRJ de Pedagogia | 115445
Comentários da questão
-
- 19/11/2025 às 09:38
Vamos analisar com base no que Bortolini (2008) propõe:
- A escola é permeada por relações de poder, desigualdade e diferença.
- Questões de sexualidade, gênero e diversidade precisam ser abordadas de forma profunda, reflexiva e pedagógica, aproveitando o potencial educativo do conflito.
- A abordagem deve envolver alunos, professores e a própria prática escolar, sem impor normas pré-concebidas ou ignorar os conflitos existentes.
Agora, analisando as alternativas:
- a) ❌ Errada. Focar apenas nos pais e excluir os alunos não promove uma mudança efetiva na prática escolar.
- b) ❌ Errada. Ignorar conflitos e diversidade reproduz desigualdades e preconceitos, contrariando o objetivo de Bortolini.
- c) ❌ Errada. Definir previamente como as identidades devem se comportar é imposição e reprodução de normas, não reflexão pedagógica.
- d) ✅ Correta. Propõe novo currículo e prática pedagógica, baseada no diálogo, no conflito e no potencial da diferença, exatamente alinhada à perspectiva de Bortolini.
- e) ❌ Parcialmente correta. Embora traga debate sobre gênero, foca apenas em mulheres e orientação sexual, não abrangendo plenamente a diversidade e o potencial pedagógico do conflito como um todo.
✅ Resposta correta: d