Simulado UFRJ | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO
📚 Simulado UFRJ | Técnico em Assuntos Educacionais | cód.7778
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🧪 Este Simulado UFRJ foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UFRJ
- 👔 Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UFRJ
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #115448
- Banca
- UFRJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFRJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
A educação patrimonial ganhou destaque a partir de meados da década de 1980, sobretudo com ações desenvolvidas em espaços não formais de educação. Uma das características mais marcantes da educação patrimonial diz respeito a sua metodologia. Ela pode ser aplicada a qualquer evidência material ou manifestação de cultura, bens (isolados ou em conjunto), sítios arqueológicos ou históricos, manifestações folclóricas ou rituais, áreas de proteção ambiental, paisagens naturais, processos de produção (industrial ou artesanal), saberes populares, tecnologias e qualquer outro resultado da relação entre o ser humano e o meio em que vive. Sobre essa metodologia, podemos afirmar que:
- a) leva os professores a utilizarem os objetos culturais em sala de aula ou nos próprios locais onde são encontrados. Todavia, não são usados como ilustrações, mas como peças-chave na construção do conhecimento e desenvolvimento do currículo.
- b) só pode ser aplicada em visitas a outros espaços, uma vez que a educação patrimonial deve priorizar a inserção de professores e alunos em espaços não formais da educação. Assim, o desenvolvimento do currículo deve ser trabalhado antes ou depois das visitas a esses espaços.
- c) as visitas a espaços culturais, sobretudo museus e centros culturais, são as melhores formas de desenvolver trabalhos através da educação patrimonial. Esses espaços são próprios ao desenvolvimento do currículo, o que não ocorre em atividades realizadas em outros espaços.
- d) sua aplicação deve ser feita através dos patrimônios materiais, uma vez que as fontes de informação precisam ser necessariamente tangíveis e consagradas como fontes primárias de conhecimento.
- e) deve ser aplicada principalmente na educação básica, com estudantes do ensino regular e sem distorção idade/série. Nesses casos, o desenvolvimento do currículo através da educação patrimonial é possível por meio de um diálogo enriquecedor entre professores e alunos.
- #115449
- Banca
- UFRJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFRJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
Na escola Nosso Horizonte, as decisões são tomadas de forma coletiva por toda a comunidade escolar. Após as assembleias, que contam com a cooperação dos alunos, professores, equipe de gestão, profissionais da escola, familiares e comunidade do entorno, há uma divisão de tarefas para que cada membro assuma sua parte no trabalho e o grupo realize coletivamente o que foi combinado em reunião. A coordenação da escola organiza o processo de trabalho, orienta e auxilia os grupos para que consigam cumprir suas tarefas adequadamente. Pela descrição acima, podemos afirmar que a gestão da escola Nosso Horizonte se baseia na concepção:
- a) técnico-científica.
- b) autogestionária.
- c) democrático-participativa.
- d) interpretativa.
- e) progressista.
- #115450
- Banca
- UFRJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFRJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
Dentre as opções a seguir, selecione a que pode ser considerada o marco inicial do planejamento educacional brasileiro, representando a preocupação com um projeto nacional de educação.
- a) Capítulo da Educação na Constituição de 1934.
- b) Código Nacional de Educação.
- c) Parâmetros Curriculares Nacionais.
- d) Base Nacional Comum Curricular
- e) Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
- #115451
- Banca
- UFRJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFRJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Podemos considerar que o acesso do aluno à informação depende cada vez menos do professor, pois com a evolução da tecnologia, ela chega até nós de variadas formas e com grande velocidade. Nessa realidade, o “papel do professor passa a ser ajudar o aluno a selecionar os dados mais relevantes, interpretá-los, relacioná-los e contextualizá-los, para integrar a informação ao seu contexto pessoal – intelectual e emocional – ajudando o aluno a tornar a informação significativa para ele” (PRANDINI, 2009, p. 81). Reflexões como essa apontam para uma mudança no papel do professor enquanto:
- a) transmissor.
- b) mediador.
- c) debatedor.
- d) animador.
- e) esclarecedor.
- #115452
- Banca
- UFRJ
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- UFRJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Segundo Andrade (2007), o “multiculturalismo está associado a novas formas de reivindicação e luta por conquistas sociais no terreno dos direitos, principalmente coletivos e identitários”. Assinale a alternativa que materializa o conceito supracitado.
- a) O reconhecimento da democracia racial brasileira, fruto da miscigenação formadora da identidade nacional.
- b) A adoção do sistema de cotas para negros e indígenas nas universidades públicas.
- c) A identificação da existência de grupos distintos e o esforço por sua convivência harmônica.
- d) A garantia constitucional de que todos são iguais perante a lei.
- e) A redução da intervenção estatal, pois esta limita a liberdade de cada indivíduo.