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Na perspectiva das autoras Alice Casimiro e Elizabeth Macedo (2011), currículo é:
A LDB Nº 9.394/96, atualizada, determina que o currículo da educação básica deve ter base nacional comum e uma parte complementar, de acordo com características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. No que tange ao conteúdo do currículo do ensino fundamental:I- A prática da educação física é facultativa ao aluno que não tem prole.II- A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar desde que o tempo mínimo de exibição mensal seja de 2 horas de duração. III- O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena é obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.Está CORRETO o que se afirma em:
Recensear anualmente crianças e adolescentes em idade escolar, bem como jovens e adultos que não concluíram a respectiva etapa da educação obrigatória, de acordo com a LDB Nº 9394/96 atualizada, é um encaminhamento do Poder Público para garantir o acesso:
Ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde por tempo prolongado, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB Nº 9394/96 atualizada, é assegurado:
Os objetivos de ensino orientam o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação. A seguir, encontram-se algumas caraterísticas dos objetivos apontadas pelo educador Marcos Tarciso Masetto (1997):I- Realismo é a característica do objetivo que aponta verdadeiramente as necessidades, carências e expectativas do aprendiz e da comunidade em seu processo histórico.II- Os objetivos específicos referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor tempo.III- Viabilidade é uma característica indesejável em um objetivo.Está CORRETO o que se afirma em:
As formas de ensinar sofreram alterações ao longo dos tempos em função de diferentes concepções acerca do ensinar e do aprender. No contexto das abordagens de ensino, a abordagem humanista assenta-se na tese:
A Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) é considerada um marco para a educação inclusiva porque:
A escola inclusiva protagonizada a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 9394/96 está a demandar dos professores um perfil e formação:
O planejamento da escola segue uma metodologia que denota a visão de poder subjacente às práticas educativas. No modelo de planejamento participativo:
Analise o texto a seguir:“A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e a atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.” (José Carlos Libâneo, 2013, p. 21).A partir do texto acima infere-se que: I- Os professores precisam compreender as contradições que atravessam a nossa sociedade e precisam acreditar que as relações sociais existentes na sociedade não são estáticas.II- Na sociedade de classes, os trabalhadores não têm liberdade para formular objetivos e meios do processo educativo alinhados com as lutas pela transformação do sistema de relações sociais vigentes.III- O reconhecimento do papel político do trabalho docente implica a compreensão e a luta pela modificação das relações de poder.Está CORRETO o que se afirma em:
Durante uma reunião pedagógica, professores debatem sobre os desafios enfrentados em sala de aula. Esse tipo de prática está diretamente relacionado à:
Em uma sala de aula onde a relação professor/aluno é baseada no diálogo e no respeito mútuo, é possível observar:
O trabalho interdisciplinar contribui para uma aprendizagem mais significativa. Com base nessa ideia, qual das alternativas representa uma ação interdisciplinar em sala de aula?
No planejamento de ensino, cada elemento tem sua função específica. O momento de definir o que se espera que o aluno aprenda corresponde a qual componente?
De acordo com as bases psicológicas da aprendizagem, o professor deve considerar o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno. Qual alternativa apresenta uma prática pedagógica coerente com essa perspectiva?
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