(1,0)
A divisão da epidemiologia que tem por objetivo estudar a distribuição das doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou pessoa é denominada:
Para a realização de trabalhos com comunidades tradicionais, é preciso compreender que elas são grupos diferentes culturalmente e, assim, possuem formas particulares de organização social. Utilizam-se de territórios, e os ocupam, e usam de recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa e econômica. São exemplos de povos e comunidades tradicionais, EXCETO:
Famílias culturais são aquelas famílias que existem na nossa sociedade e não são limitadas ao modelo patriarcal nem ao modelo heterossexual. Alguns desses arranjos familiares passaram a existir na prática ainda que não houvesse previsão nas leis do Brasil. Na abordagem familiar, o agente deve estar preparado para receber todos os arranjos familiar com diferentes configurações. Assim, uma família composta por apenas uma pessoa, é denominada:
Considera-se que adoecer é um processo, e, portanto, tem diferentes momentos. Em cada uma das fases identificadas nesse processo é preconizado os tipos de ações para a prevenção da doença ou para seu controle.
Assim, o diagnóstico precoce e tratamento imediato encontra-se em qual nível de prevenção?
Ainda no contexto do modelo da história natural da doença, o fenômeno do adoecimento é explicado pela interação entre três elementos. NÃO faz parte desses três elementos o que consta em:
A história natural da doença considera que existem vários fatores causadores, ou seja, sua origem e determinação é multicausal.
Segundo o modelo da história natural da doença, o período epidemiológico, é também o período:
A pressão arterial não é estática, ou seja, ela está sempre mudando. É normal que ela seja mais alta, enquanto estamos praticando exercícios físicos do que enquanto dormimos, por exemplo.
Está correta a orientação e condutas ao paciente sobre aferição de pressão o que consta em:
I. Descansar por 30 a 60 minutos antes de aferir a pressão arterial;
II. Certificar-se de que o não está com a bexiga cheia;
III. Praticar atividade física pelo menos 60 minutos antes da aferição;
IV. Não conversar durante o procedimento de medida.
Na perspectiva das autoras Alice Casimiro e Elizabeth Macedo (2011), currículo é:
A LDB Nº 9.394/96, atualizada, determina que o currículo da educação básica deve ter base nacional comum e uma parte complementar, de acordo com características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. No que tange ao conteúdo do currículo do ensino fundamental:I- A prática da educação física é facultativa ao aluno que não tem prole.II- A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar desde que o tempo mínimo de exibição mensal seja de 2 horas de duração. III- O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena é obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.Está CORRETO o que se afirma em:
Recensear anualmente crianças e adolescentes em idade escolar, bem como jovens e adultos que não concluíram a respectiva etapa da educação obrigatória, de acordo com a LDB Nº 9394/96 atualizada, é um encaminhamento do Poder Público para garantir o acesso:
Ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde por tempo prolongado, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB Nº 9394/96 atualizada, é assegurado:
Os objetivos de ensino orientam o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação. A seguir, encontram-se algumas caraterísticas dos objetivos apontadas pelo educador Marcos Tarciso Masetto (1997):I- Realismo é a característica do objetivo que aponta verdadeiramente as necessidades, carências e expectativas do aprendiz e da comunidade em seu processo histórico.II- Os objetivos específicos referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor tempo.III- Viabilidade é uma característica indesejável em um objetivo.Está CORRETO o que se afirma em:
As formas de ensinar sofreram alterações ao longo dos tempos em função de diferentes concepções acerca do ensinar e do aprender. No contexto das abordagens de ensino, a abordagem humanista assenta-se na tese:
A Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) é considerada um marco para a educação inclusiva porque:
A escola inclusiva protagonizada a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 9394/96 está a demandar dos professores um perfil e formação:
Recuperar senha