Simulado Prefeitura de Cuiabá - MT | Professor – Pedagogo | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Cuiabá-MT | Professor Pedagogo | cód.6984
Pronto para o desafio? Comece com este simulado Prefeitura de Cuiabá-MT! 🔍
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Cuiabá-MT
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Cuiabá-MT foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Cuiabá-MT
- 👔 Cargo: Professor Pedagogo
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: SELECON
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Cuiabá-MT e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Cuiabá-MT
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Cuiabá-MT
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Cuiabá-MT. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Cuiabá-MT
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Cuiabá-MT.
Ver apostilas para Prefeitura de Cuiabá-MT
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Cuiabá-MT
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Cuiabá-MT. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Cuiabá-MT
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #100266
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Um elemento característico do discurso jornalístico bastante recorrente no texto lido é:
- a) preferência por períodos simples
- b) emprego de ditos populares
- c) relato de informações de outras fontes
- d) ausência de conteúdos pressupostos
- #100267
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A discussão central do texto se baseia em:
- a) restrições do movimento abolicionista a homens brancos
- b) atuação organizada de profissionais negros na impressa
- c) impedimento do debate público sobre a situação dos cativeiros
- d) favorecimento de camadas instruídas no comércio de escravos
- #100268
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Na frase “Quem observa a força com que os movimentos sociais têm ganhado as ruas do Brasil, em nome de diferentes causas, pode não imaginar o quão distantes e organizadas são as raízes desse tipo de ação no país”, a palavra “quão” expressa sentido de:
- a) concessão
- b) intensidade
- c) comparação
- d) consequência
- #100269
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
“uma leva de historiadores tem revelado detalhes sobre a atuação desses personagens”. A substituição do trecho sublinhado pelo pronome correspondente está corretamente apresentada em:
- a) uma leva de historiadores lhes tem revelado
- b) uma leva de historiadores tem-se revelado
- c) uma leva de historiadores tem-los revelado
- d) uma leva de historiadores os tem revelado
- #100270
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Em um grupo com 42 pessoas em que todas falam Inglês ou Espanhol, sabe-se que:
• o número de pessoas que falam Inglês, mas não falam Espanhol, é igual ao dobro do número de pessoas que falam Inglês e Espanhol;
• o número de pessoas que falam Espanhol é igual ao dobro do número de pessoas que falam apenas Inglês.
O número de pessoas que falam somente um desses idiomas é:
- a) 24
- b) 28
- c) 35
- d) 38
- #100271
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Considere a seguinte afirmação: “ Todo colecionador é excêntrico.”
A negação lógica dessa proposição equivale a:
- a) Pelo menos um colecionador não é excêntrico.
- b) Nenhum colecionador é excêntrico.
- c) Nenhuma pessoa excêntrica é colecionadora.
- d) Pelo menos uma pessoa excêntrica não é colecionadora.
- #100272
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A tabela abaixo mostra o número de homens e mulheres inscritos em um concurso público em que são oferecidos apenas os cargos X e Y.

Sorteando-se ao acaso um desses candidatos, a probabilidade de que ele seja uma mulher disputando o cargo Y é igual a:
- a) 9/29
- b) 7/23
- c) 4/35
- d) 6/31
- #100273
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Maria resolveu uma lista com x exercícios em 3 dias. No primeiro dia, resolveu metade dos exercícios e mais um dos exercícios. No segundo dia, resolveu metade dos exercícios restantes e mais um. Finalmente, no terceiro dia, resolveu os 5 exercícios que ainda restavam para terminar a lista. A soma dos algarismos do número x é:
- a) 6
- b) 8
- c) 11
- d) 15
- #100274
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Ana Luísa é professora vinculada ao município X e pretende participar de concurso público para o município de Cuiabá. Nos termos da Lei Orgânica do município de Cuiabá, é possível a acumulação remunerada de cargos de professor quando houver a compatibilidade de:
- a) conhecimentos
- b) graduações
- c) políticas
- d) horários
- #100275
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Bruna é professora, tendo concluído sua graduação em Letras (licenciatura plena) e, posteriormente, realizado Especialização Lato Sensu na área de Educação. Nos termos da Lei nº 220/2010 do município de Cuiabá, ela será classificada como professora:
- a) licenciada
- b) especialista
- c) bacharelada
- d) habilitada
- #100276
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A Secretaria Municipal de Educação - SME/Cuiabá desenvolve suas ações a partir de diretrizes emanadas do Plano Municipal de Educação 2015-2024. Dentre as linhas político-pedagógicas que direcionam o trabalho da SME/ Cuiabá a partir desse Plano, no que tange ao aprimoramento dos docentes, é correto citar:
- a) o fortalecimento da gestão a partir dos processos da autonomia da unidade escolar, da descentralização financeira e da adequação do currículo nas escolas
- b) a formação e a atualização permanente dos professores em todos os aspectos, visando a análise crítica e a compreensão de sua própria prática
- c) o emprego da interdisciplinaridade na perspectiva da superação de concepções fragmentadas do conhecimento científico e da compreensão do mundo
- d) a participação organizada da sociedade, representada pelos pais dos alunos nas decisões curriculares e administrativas e na melhoria do processo educacional
- #100277
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A professora Elza levou sua turma do 4° ano a uma visita ao Museu Histórico Municipal. Lá, eles conheceram a história de sua cidade, de seus personagens importantes e as construções do passado. No retorno à escola, ela sugeriu aos alunos que construíssem uma narrativa sobre o que viram, na linguagem que mais lhes aprouvesse - prosa, poesia, desenho, pintura etc.
De acordo com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, a professora agiu em consonância ao artigo:
- a) Artigo 54 - "É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um (Inciso V)."
- b) Artigo 57 - "O Poder Público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação [...], currículo e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório."
- c) Artigo 58 - "No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura."
- d) Artigo 59 - "Os municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude."
- #100278
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Artigo 59 - "Os municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude."
- a) substituição progressiva das instituições públicas de ensino por instituições privadas; acesso e permanência na escola com base na meritocracia
- b) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; valorização do profissional da educação escolar
- c) uniformização de concepções pedagógicas e metologia de ensino; predominância da valorização da experiência extraescolar
- d) divulgação da cultura com predominância da cultura indígena; separação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais
- #100279
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCN para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, tendo em conta as situações, os perfis e as faixas etárias dos adolescentes, jovens e adultos, o projeto político-pedagógico e o regimento escolar viabilizarão um modelo pedagógico:
- a) próprio para essa modalidade de ensino, assegurando a identificação e o reconhecimento das formas de aprender dos adolescentes, jovens e adultos e a valorização de seus conhecimentos e experiências
- b) voltado para aquisição de habilidades específicas dos adolescentes e jovens destinadas ao ingresso precoce no mercado de trabalho com vistas à empregabilidade nas profissões de menor remuneração
- c) que possa ser executados por profissionais sem experiência e qualificação para atuar na EJA e disponibilizado apenas em cursos de educação a distância
- d) que torne desnecessário avaliar o rendimento dos alunos jovens e adultos, bem como a fixação de tempos mínimos de duração do curso e a dispensa de alocação de recursos específicos
- #100280
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Segundo Gadotti (1997), no pensamento pedagógico contemporâneo, Paulo Freire situa-se entre os pedagogos humanistas e críticos que contribuíram decisivamente para uma concepção de educação:
- a) religiosa
- b) reprodutivista
- c) liberal burguesa
- d) dialética