Simulado Prefeitura de Cuiabá - MT | Professor – Pedagogo | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Cuiabá-MT | Professor Pedagogo | cód.6984
Pronto para o desafio? Comece com este simulado Prefeitura de Cuiabá-MT! 🔍
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Cuiabá-MT
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Cuiabá-MT foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Cuiabá-MT
- 👔 Cargo: Professor Pedagogo
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: SELECON
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Cuiabá-MT e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Cuiabá-MT
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Cuiabá-MT
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Cuiabá-MT. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Cuiabá-MT
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Cuiabá-MT.
Ver apostilas para Prefeitura de Cuiabá-MT
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Cuiabá-MT
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Cuiabá-MT. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Cuiabá-MT
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #100281
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Segundo Veiga (2007), há vários caminhos para a construção do projeto-pedagógico e a autora enfatiza os movimentos do processo de construção do projeto, marcado por três atos distintos e interdependentes - o ato situacional, o ato conceitual, o ato operacional. Quanto ao ato conceitual, pode-se afirmar que:
- a) descreve a realidade na qual se desenvolve a ação, ou seja, é o desvelamento da realidade sociopolítica, econômica
- b) é o que orienta quanto a como realizar a ação, posicionamento com relação às atividades a serem assumidas, tomada de decisão sobre como atingir finalidades, objetivos e metas
- c) diz respeito à concepção de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem
- d) relaciona a discussão do projeto político-pedagógico no sentido de construção subjugada às diretrizes emanadas dos órgãos federais de educação
- #100282
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Segundo Perrenoud (1999), formar em verdadeiras competências supõe uma transformação das relações dos professores com o saber, em que a meta é antes fazer aprender do que ensinar. Assim, a abordagem curricular por competências implica, dentre outros aspectos:
- a) considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados; dirigi-se para uma menor compartimentação disciplinar
- b) organizar o currículo por objetivos, créditos e disciplinas; utilizar metodologias tradicionais de ensino
- c) privilegiar a quantidade de conteúdos e o registro de notas; evitar a contextualização da aprendizagem
- d) propor tarefas simples que dispensem uma pedagogia ativa e cooperativa; colocar a educação a serviço da competição no mundo de trabalho
- #100283
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Segundo Oliveira (2006), ao trabalhar com projetos na construção do conhecimento escolar, a escola valoriza:
- a) o papel do aluno como receptáculo dos conteúdos que o professor transmite, exercendo uma ação formadora e modeladora que transmite o saber daquele que sabe para aquele que ignora
- b) uma prática pedagógica que estimula a iniciativa dos alunos por meio da pesquisa, desenvolve o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe e incentiva o saber ouvir, expressar-se, falar em público e o pensamento crítico autônomo
- c) os conteúdos desconectados da vivência dos alunos, num percurso sempre fixo em que os alunos não participam dos processos de planejamento e de avaliação
- d) as atividades individuais com ênfase na perspectiva procedimental do processo de ensino e aprendizagem por meio de unidades isoladas de estudo
- #100284
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Segundo Perrenoud (1999), no que se refere à avaliação diagnóstica e à formativa, pode-se afirmar que:
- a) as avaliações diagnóstica e a formativa devem servir à criação de hierarquias de excelência em que a avaliação durante o ano deve funcionar como um treinamento para o exame final
- b) a função da avaliação formativa é certificar aquisições em relação a terceiros em que o mercado de trabalho permanece controlado pela hierarquia do sistema educativo
- c) a avaliação diagnóstica deve estar a serviço da classificação seriada dos alunos; a formativa deve ter feição punitiva e excludente de alunos que não se enquadram num mesmo padrão cognitivo
- d) o diagnóstico é inútil se não der lugar a uma ação apropriada; una verdadeira avaliação formativa é necessariamente acompanhada de uma intervenção diferenciada a serviços das aprendizagens
- #100285
- Banca
- SELECON
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Cuiabá-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Segundo Libâneo (2007), o pedagogo é um profissional que:
- a) detém exclusividade no tratamento científico da educação numa abordagem unidisciplinar e superior às outras ciências
- b) se dedica à teoria da compreensão dos mecanismos de gestão escolar e se responsabiliza pelo planejamento organizacional dos sistemas federais de ensino
- c) lida com os fatos, estruturas, contexto e situações referentes à prática educativa es suas várias modalidades e manifestações
- d) atua preferencialmente na educação não formal compreendida por atividades com baixo grau de estruturação e sistematização que implicam em relações pedagógicas, mas não formalizadas