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Simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental | CONCURSO

Simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

SIMULADO SED-SC | PROFESSOR- 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SED-SC para o cargo de Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETAP para o concurso SED-SC. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SED-SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#101391
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(1,0) 1 - 

Identifique as ações que permitem pautar projetos em alguns arranjos e/ou movimentos curriculares para que sejam mais integradores, e assinale a alternativa correta.

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.

l. Superação do etapismo no percurso formativo.

ll. Escolhas teórico-metodológicas de conhecimentos e de experiências significativas para compor o percurso formativo e que mobilizem os sujeitos para a aprendizagem.

lll. Ampliação de espaços de autonomia intelectual e política dos sujeitos envolvidos nos percursos formativos.

lV. Exploração das interfaces entre os saberes, dos entre-lugares, das redes, das coletividades como lócus geradores de conhecimento.

  • a) Apenas a afirmação III está correta.
  • b) Todas as afirmações são corretas.
  • c) Apenas I e II estão incorretas.
  • d) Apenas a afirmação IV é correta.
#101392
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SED-SC
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(1,0) 2 - 

Para pautar movimentos curriculares integradores é necessário o “reconhecimento da diversidade de identidades e de saberes como condição político-pedagógica para o desenvolvimento da Educação Básica.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.

  • a) Para combater as inúmeras formas de discriminação ainda existentes, faz-se necessário combinar os pactos nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos com medidas e políticas que acelerem a construção de uma cultura de direitos em que se reconheçam as diferentes identidades, como processo de inclusão de grupos socialmente vulneráveis.
  • b) A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas por pessoas de diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais, classes sociais, crenças, etnias, gêneros, origens, contextos socioculturais, e da cidade, do campo e de aldeias.
  • c) Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução nº 132, de 15 de dezembro de 2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica.
  • d) Pode-se afirmar que os sujeitos da diversidade somos todos nós, mas não há como destacar grupos que vivenciaram processos de preconceito e discriminação, principalmente no percurso formativo.
#101393
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(1,0) 3 - 

“A implementação da Educação e Prevenção tem a escola como um espaço privilegiado onde as crianças, adolescentes, adultos e idosos ampliam os saberes científicos, a convivência, as inter-relações com e entre sujeitos da diversidade, suas diferenças, suas vivências, seus valores e ética.” Portanto, a educação deve ser também um espaço de:

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.62.

  • a) justiça social, cidadania e respeito aos direitos humanos.
  • b) produção de conhecimentos dogmáticos que geram justiça social.
  • c) produção de conhecimentos científicos em prol do individualismo.
  • d) justiça, cidadania e respeito ao individualismo.
#101394
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SED-SC
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(1,0) 4 - 

A escola poderá se tornar um espaço educador sustentável, com potencial de reverberação se tomar determinadas atitudes. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p 65.

l. Na gestão cuida e educa, a comunidade escolar poderá ter uma eficácia nas decisões de suas políticas quando valorizar a diversidade como mediadora, através do diálogo, da democracia e da participação.

ll. No quesito currículo, este é orientado por um Projeto Político Pedagógico que tem na valorização da diversidade a conexão entre a sala de aula, os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos, além de incentivar a cidadania ambiental, visando a promoção da responsabilidade de todos para transformação local e global.

lll. Quanto à participação da comunidade, estimular que esta se insira nas ações promovidas pelas escolas, exercendo controle social sobre o processo de transição rumo à sustentabilidade.

lV. E no espaço físico, o ambiente arborizado e ajardinado é planejado para proporcionar uma aprendizagem significativa e de convívio social.

    • a) Apenas a afirmação II está incorreta.
    • b) Apenas II e III estão corretas.
    • c) Todas as afirmações são corretas.
    • d) Apenas I e IV estão corretas.
    #101395
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    (1,0) 5 - 

    Marque com V as afirmações verdadeiras e com F a falsas e assinale a alternativa correta, considerando que o Conselho de Classe é instância deliberativa integrante da estrutura dos estabelecimentos de ensino, e tem sob sua responsabilidade:

    Fonte: Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013, diz que Art. 16.

    ( ) a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo estabelecimento de ensino e a proposição de ações para a sua melhoria;

    ( ) a avaliação da prática docente no que se refere à metodologia, aos conteúdos programáticos e à totalidade das atividades pedagógicas realizadas;

    ( ) apreciar em caráter deliberativo os resultados das avaliações dos alunos, apresentados individualmente pelos professores;

    ( ) a avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e a proposição de ações para a superação das dificuldades.

    • a) F - V - V - F
    • b) V - V - F - F
    • c) F - F - V - V
    • d) V - V - V - V
    #101396
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    (1,0) 6 - 

    “A avaliação da aprendizagem do estudante deverá ser registrada no diário de classe do professor ou documentos equivalentes, impressos ou on-line, incluídos os procedimentos de recuperação paralela.”

    Fonte: Portaria P/189, de 09/02/2017, que Regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, Art. 2º.

    Nesse sentido, considere os parágrafos que seguem o citado artigo. Todos estão corretos, exceto:

    • a) Entende-se por recuperação paralela a retomada pedagógica dos conceitos/conteúdos não apropriados pelo estudante em determinado período letivo, sendo de responsabilidade da escola e do professor da área do conhecimento ou da disciplina escolar fazer constar no planejamento (replanejamento).
    • b) Para atribuição de nota ou conceito, resultante da avaliação das atividades de recuperação paralela, deverá ser utilizado peso maior da que originou a necessidade de recuperação, prevalecendo o último resultado.
    • c) Os estabelecimentos de ensino deverão oferecer, a título de recuperação paralela, novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente, nos termos do estabelecido nesta Portaria, durante os bimestres, antes do registro das notas ou conceitos bimestrais.
    • d) O professor deverá registrar no Diário de Classe e ou no sistema Professor Online, além das atividades regulares, as atividades de recuperação de estudos e seus resultados, bem como a frequência dos alunos.
    #101397
    Banca
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    (1,0) 7 - 

    A Portaria P/189 de 09/02/2017 que regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, no Art. 6º diz , “Ter-se-ão como aprovados,quanto ao rendimento em todas as etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional, os alunos que (...):”

    Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

    l. Serão aprovados os alunos que obtiverem a média anual igual ou superior a seis (6) em todas as disciplinas.

    ll. Serão aprovados os alunos obtiverem a média semestral, no caso dos cursos técnicos subsequentes/concomitantes ofertados nos CEDUPs e EEBs, igual ou superior a 6 (seis) em todas as disciplinas;

    lll. Serão aprovados os alunos prestarem exame final no 9º ano ou 9ᵃ série letiva na Educação Básica e Profissional e na Educação de Jovens e Adultos.

    lV. Serão aprovados os alunos que cumprirem o seguinte requisito: para efeito de cálculo do resultado de aprovação, deve-se aplicar a fórmula: Soma da média dos bimestres ÷ 4 > ou = 6 (seis).

    V. Serão reprovados os alunos que obtiverem média final inferior a 6 (seis).

    • a) Todos os itens são corretos.
    • b) Apenas o item II é incorreto.
    • c) Apenas o item III é incorreto.
    • d) Apenas os itens III e IV são corretos.
    #101398
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    (1,0) 8 - 

    As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos, exceto:

    Fonte: Resolução CNE/CEB nº 4/2010, Art. 2º.

    • a) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação dos Planos Estaduais de Educação, bem como dos Planos Municipais de Educação.
    • b) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
    • c) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
    • d) Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e indistintamente as escolas que os integram, da rede a que pertençam.
    #101399
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    (1,0) 9 - 

    Analise as incumbências dos docentes, de acordo com o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, e assinale a alternativa correta.

    l. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

    ll. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

    lll. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

    lV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

    V. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

    VI. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

    • a) Apenas a afirmação II está incorreta.
    • b) Apenas a afirmação V está incorreta.
    • c) Apenas I e III e VI estão incorretas.
    • d) Todas as afirmações são corretas.
    #101400
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    (1,0) 10 - 

    O/A Professor(a) que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo processo ensino-aprendizagem ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O planejamento, neste caso, envolve a previsão de resultados, assim como também os meios necessários. Quanto às etapas necessárias a um plano de ensino é correto afirmar, exceto:

    • a) Selecionar os conhecimentos a serem aprendidos pelos estudantes no sentido determinado pelos objetivos de aprendizagem
    • b) Estabelecer procedimentos de avaliação para aprovar ou reprovar os educandos.
    • c) Estabelecer objetivos específicos de aprendizagem a partir dos objetivos educacionais descritos no Projeto Político Pedagógico.
    • d) Perspectivar procedimentos e recursos de ensino que motivem, promovam e orientem as atividades de aprendizagem.
    #101401
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    (1,0) 11 - 

    A linguagem não é um meio neutro através do qual uma mensagem é enviada. As palavras são carregadas de sentido para os falantes. A linguagem é ela própria, criadora de significados e produtora de sentidos e como tal deve ser estudada. Segundo Bakhtin (1990), ela é inseparável do fluxo da interação verbal e, portanto, não é transmitida como um produto acabado, mas como algo que se constitui continuadamente nessa corrente.

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 21-22.

    Considere a “linguagem no processo de alfabetização”, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

    l. Oralidade e escrita caminham juntas e, portanto, o estudo da linguagem requer que sejam trabalhadas de forma a serem consideradas as suas diferenças e, ao mesmo tempo, suas similaridades, usos e funções.

    ll. A oralidade é fundamental ao processo de alfabetização. Pela fala as crianças constituem-se sujeitos capacitados para a aprendizagem, bem como para a apropriação de conhecimentos novos ancorados nas suas experiências prévias.

    lll. O aprendizado da fala e da escrita se dá de forma espontânea e independente, no contexto de convívio entre os pares.

    lV. A fala da criança é tão importante quanto às ações dela decorrentes para o alcance dos objetivos educacionais. Na perspectiva histórico-cultural, à fala atribui-se importância tão vital que, se não for permitido seu uso, muitos indivíduos não conseguirão resolver seus intentos.

    V. O sistema de escrita implica apenas em codificação de símbolos.

    • a) II - III - V
    • b) I - II - IV
    • c) III - IV
    • d) IV - V
    #101402
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    (1,0) 12 - 

    Entender a alfabetização como uma atividade interdiscursiva e de interação implica refletir como o fazer pedagógico possibilita às crianças o dizer e o escrever sobre o que pensam, o que desejam, o que sonham, o que falam e como falam. Pressupõe ações compartilhadas no cotidiano da sala de aula, priorizando a mediação com o outro pela palavra.

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 23.

    É o domínio dessas capacidades e seu uso efetivo em práticas sociais que caracterizam a alfabetização como prática que conduz:

    • a) ao domínio da tecnologia da escrita.
    • b) à memorização do código escrito.
    • c) à leitura.
    • d) ao letramento.
    #101403
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    (1,0) 13 - 

    Nos dias atuais, em que as sociedades estão centradas cada vez mais na escrita, saber codificar e decodificar, por meio do código linguístico, tem-se constituído condição insuficiente para responder de forma adequada às exigências do mundo contemporâneo. É necessário ir além da simples apropriação do código escrito; é preciso exercer as práticas sociais de leitura e escrita demandadas nas diferentes esferas da sociedade.

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 23-25.

    Em relação aos conceitos de alfabetização e letramento, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

    ( ) Em sentido amplo, a alfabetização é entendida como processo de apropriação do sistema de escrita, do domínio do sistema alfabético-ortográfico.

    ( ) A alfabetização é elemento essencial do letramento que orienta o indivíduo para que se aproprie do código escrito, aprenda a ler e escrever e ao mesmo tempo conviva e participe de práticas reais de leitura e escrita.

    ( ) O letramento refere-se ao processo de inclusão e participação na cultura escrita, envolvendo o uso da língua em situações reais, ou seja, constitui um conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades indispensáveis para o uso da língua em práticas sociais que requerem habilidades mais complexas.

    ( ) A difusão e o emprego do termo letramento passou a ter relevância no meio educacional, a partir da década de 1970. Traduz-se nas ações pedagógicas que priorizam a memorização dos diferentes elementos que compõem a língua.

    ( ) “...letramento significa experienciar situações que envolvam as diferentes linguagens de forma crítica e dialógica, sendo os professores os mediadores.”

    • a) F - V - F - V - F
    • b) V - F - F - F - V
    • c) F - V - V - F - V
    • d) V - F - V - F - V
    #101404
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    (1,0) 14 - 

    De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p.64), os conteúdos gerais de Língua Portuguesa estão distribuídos em eixos organizadores: FALA/ESCUTA, LEITURA/ESCRITURA – implicando esses eixos uma dimensão de ANÁLISE LINGUÍSTICA.

    Estes eixos podem ser assim visualizados:

    Simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental A



    Assinale a alternativa que explica corretamente a relação entre os eixos organizadores e os conteúdos a serem desenvolvidos no ensino da Língua Portuguesa.

    • a) É preciso privilegiar o ensino da língua enquanto estrutura, ou seja, sua apresentação gráfica segundo convenções, sua notação. Todos os conteúdos a serem ensinados têm como único objetivo, o desenvolvimento da língua escrita.
    • b) A primeira divisão recebe uma dimensão de análise linguística à medida que cada modalidade é desenvolvida através de práticas que se cruzam (quando alguém fala, outro escuta; quando alguém escreve, outro lê; e quando alguém lê – no modo típico da leitura, que é o silencioso – este alguém produz um diálogo como leitor, isto é, tem reações e aprende). A segunda divisão se dá entre duas grandes modalidades: oral (que corresponde aqui à fala e seu outro: a escuta) e escrita, ambas encaradas como práticas. A escrita, por sua vez, apresenta-se com duas faces: a leitura e a produção escrita. Esta modalidade é encarada em dois aspectos: sua apresentação gráfica segundo convenções, ou seja, sua notação, e sua montagem como discurso, como acontecimento (quando distinguimos gêneros em uso na sociedade e tipos de sequências que estes gêneros comportam).
    • c) A primeira divisão se dá entre duas grandes modalidades: oral (que corresponde aqui à fala e seu outro: a escuta) e escrita, ambas encaradas como práticas. A escrita, por sua vez, apresenta-se com duas faces: a leitura e a produção escrita. Esta modalidade é encarada em dois aspectos: sua apresentação gráfica segundo convenções, ou seja, sua notação, e sua montagem como discurso, como acontecimento (quando distinguimos gêneros em uso na sociedade e tipos de sequências que estes gêneros comportam). Todo esse aparato, finalmente, recebe uma dimensão de análise linguística à medida que cada modalidade é desenvolvida através de práticas que se cruzam (quando alguém fala, outro escuta; quando alguém escreve, outro lê; e quando alguém lê – no modo típico da leitura, que é o silencioso – este alguém produz um diálogo como leitor, isto é, tem reações e aprende).
    • d) A primeira divisão se dá entre duas grandes modalidades: oral (que corresponde aqui à fala e seu outro: a escuta) e escrita, a primeira encarada como prática e a segunda como teoria a ser transmitida pelo professor. Esse eixo recebe uma dimensão de análise linguística à medida que cada modalidade é desenvolvida através de atividades repetitivas que se cruzam (quando alguém fala, outro escuta; quando alguém escreve, outro lê; e quando alguém lê – no modo típico da leitura, que é o silencioso – este alguém produz um diálogo como leitor, isto é, tem reações e aprende).
    #101405
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    (1,0) 15 - 

    Para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, nas classes de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando, segundo os eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), o perfil do professor-mediador caracteriza-se por critérios indispensáveis à dinâmica de apropriação da leitura e da escrita. Tais critérios orientam-se por atitudes que visam à atuação de um profissional reflexivo e crítico no desempenho da função ‘alfabetizador’.

    Em relação às atitudes do professor alfabetizador que o caracterizam como um profissional reflexivo e crítico, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

    ( ) Respeitar as capacidades e habilidades já desenvolvidas pelos alunos, bem como diagnosticar as dificuldades e problemas enfrentados por eles para intervir, interagir e mediar o processo de elaboração e apropriação da leitura e da escrita.

    ( ) Conhecer e compreender a complexidade dos conteúdos e procedimentos curriculares da alfabetização, seus princípios, desdobramentos e implicações, de forma a efetivar uma adequada elaboração didática desses conhecimentos para a situação Escolar.

    ( ) Promover, prioritariamente, exercícios de cópia e memorização de palavras, sílabas e letras com o intuito de ensinar a ler e escrever.

    ( ) Compreender as implicações pedagógicas decorrentes da pluralidade linguística e cultural nas produções orais e escritas dos alunos.

    ( ) Participar de processos de formação continuada em âmbito intra e extra-escolar, ampliando e questionando permanentemente seus conhecimentos e sua postura enquanto professor alfabetizador.

    • a) V - V - F - V - V
    • b) V - F - V - F - V
    • c) F - V - F - V - F
    • d) F - F - V - F - V