Processando...

Simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental | CONCURSO

Simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

📚 Simulado SED-SC | Professor - 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental | cód.7041

Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado SED-SC? 🏆

 

🔗 Vejam mais simulados SED-SC

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SED-SC foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SED-SC e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SED-SC

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SED-SC


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SED-SC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SED-SC


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SED-SC.

Ver apostilas para SED-SC


📢 Concursos Abertos para SED-SC

Veja os concursos abertos da instituição SED-SC. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SED-SC


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#101406
Banca
ACAFE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Sobre o trabalho docente com as variações linguísticas é correto afirmar, exceto:

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 21.

  • a) Evitar seu distanciamento do padrão linguístico da escola.
  • b) Considerar como experiências prévias nas quais os conteúdos podem ser ancorados.
  • c) Compreender como um componente no processo de desenvolvimento da oralidade.
  • d) A superação da prática dialetal deve ser uma atividade recorrente junto aos/as estudantes.
#101407
Banca
ACAFE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Segundo a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina – Estudos Temáticos (2005, p.31): “A intermediação e a integração das práticas às atividades de linguagem dão-se pelos enunciados, a que chamamos de gêneros discursivos, que fornecem suporte às situações de comunicação”

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 31.

Em relação às capacidades de linguagem implicadas e os respectivos gêneros de linguagem, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( 1 ) Instruções e prescrições

( 2 ) Transmissão e construção de saberes

( 3 ) Documentação e memorização de ações

( 4 ) Discussão de problemas sociais controversos

( 5 ) Cultura literária ficcional

( ) Conto maravilhoso, fábula, lenda, narrativa de aventura, narrativa de ficção científica.

( ) Relato de experiência, relato de viagem, notícia, reportagem.

( ) Texto de opinião, diálogo argumentativo, carta do leitor, carta de reclamação.

( ) Seminário, entrevistas, tomada de notas, relato de experiência científica.

( ) Receita, regulamento, regras de jogo, instruções de uso, instruções em geral.

  • a) 4 - 1 - 5 - 2 - 3
  • b) 3 - 5 - 4 - 1 - 2
  • c) 2 - 3 - 1 - 4 - 5
  • d) 5 - 3 - 4 - 2 - 1
#101408
Banca
ACAFE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

O ensino da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como papel fundamental promover a construção de conceitos, utilizando-se das informações da própria realidade, considerando o espaço vivenciado e visível pela e para a criança.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p.183.

Nesse sentido, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

É no início da escolaridade o momento de concretizar e complexificar a busca da identidade do aluno e a sua situação no mundo social. É o momento, também, de desenvolver as bases da ____________, realizando atividades referentes a percursos, trajetos, incorporando as noções de escala, legenda e orientação. A __________ vivido pelo aluno permite a ele ser um aprendiz do processo de construção e de leitura de __________, ao elaborá-los.

    • a) linguagem oral e escrita - representação do conceito - gráficos
    • b) linguagem escrita - representação do espaço - mapas
    • c) linguagem cartográfica - representação do espaço - mapas
    • d) linguagem cartográfica - representação do conceito - diagramas
    #101409
    Banca
    ACAFE
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SED-SC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 19 - 

    No ensino de Geografia, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), os estudos para compreender a realidade concreta do dia-a-dia, desenvolver teorizações e compreender como fatos globais, nacionais, regionais têm a ver com explicações de questões muito próximas de nós, correspondem a qual tema de estudo?

    • a) Paisagem
    • b) Cotidiano
    • c) Trabalho
    • d) Identidade
    #101410
    Banca
    ACAFE
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SED-SC
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 20 - 

    Com base na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), quanto ao Ensino de Geografia, assinale a alternativa correta que preenche as lacunas das frases a seguir.

    ( __________ ) - instrumento fundamental, capaz de proporcionar as informações que se precisa e capaz, por outro lado, de fazer as representações que se pretende.

    ( __________ ) - diz respeito ao encadeamento de ações que se desenvolvem num espaço e tempo ligados à produção das relações sociais.

    ( __________ ) - representa a aparência do espaço construído.

    ( __________ ) - resultado da produção humana, num processo de construção social, que é dinâmico e contraditório.

    • a) Espaço Geográfico - Cotidiano - Mapa - Paisagem
    • b) Mapa - Cotidiano - Paisagem - Espaço Geográfico
    • c) Mapa - Espaço Geográfico - Paisagem - Cotidiano
    • d) Espaço Geográfico - Cotidiano - Paisagem - Mapa