Processando...

Questões comentadas SED-SC de Matérias Diversas | 101404

#101404
Banca
ACAFE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p.64), os conteúdos gerais de Língua Portuguesa estão distribuídos em eixos organizadores: FALA/ESCUTA, LEITURA/ESCRITURA – implicando esses eixos uma dimensão de ANÁLISE LINGUÍSTICA.

Estes eixos podem ser assim visualizados:

Simulado SED-SC | Professor- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental A



Assinale a alternativa que explica corretamente a relação entre os eixos organizadores e os conteúdos a serem desenvolvidos no ensino da Língua Portuguesa.

Comentários da questão

  • - 20/10/2025 às 09:51

    Analisando o conteúdo da Proposta Curricular de Santa Catarina e o esquema de eixos organizadores:

    • Os eixos são divididos em oralidade (fala/escuta) e escrita (leitura/produção), ambos encarados como práticas sociais.
    • A escrita possui dois aspectos: linguagem-estrutura (notação, ortografia, pontuação) e linguagem-acontecimento (gêneros e sequências em uso social).
    • Cada modalidade se desenvolve em práticas que se cruzam: quando alguém fala, outro escuta; quando alguém escreve, outro lê; a leitura gera diálogo interno e compreensão.
    • Todo esse conjunto recebe dimensão de análise linguística, permitindo reflexão sobre o uso e a forma da língua.

    ✅ A alternativa que melhor reflete essa organização é:

    c) A primeira divisão se dá entre duas grandes modalidades: oral (que corresponde aqui à fala e seu outro: a escuta) e escrita, ambas encaradas como práticas. A escrita, por sua vez, apresenta-se com duas faces: a leitura e a produção escrita. Esta modalidade é encarada em dois aspectos: sua apresentação gráfica segundo convenções, ou seja, sua notação, e sua montagem como discurso, como acontecimento (quando distinguimos gêneros em uso na sociedade e tipos de sequências que estes gêneros comportam). Todo esse aparato, finalmente, recebe uma dimensão de análise linguística à medida que cada modalidade é desenvolvida através de práticas que se cruzam (quando alguém fala, outro escuta; quando alguém escreve, outro lê; e quando alguém lê – no modo típico da leitura, que é o silencioso – este alguém produz um diálogo como leitor, isto é, tem reações e aprende).