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De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p.64), os conteúdos gerais de Língua Portuguesa estão distribuídos em eixos organizadores: FALA/ESCUTA, LEITURA/ESCRITURA – implicando esses eixos uma dimensão de ANÁLISE LINGUÍSTICA.
Estes eixos podem ser assim visualizados:
Assinale a alternativa que explica corretamente a relação entre os eixos organizadores e os conteúdos a serem desenvolvidos no ensino da Língua Portuguesa.
Analisando o conteúdo da Proposta Curricular de Santa Catarina e o esquema de eixos organizadores:
✅ A alternativa que melhor reflete essa organização é:
c) A primeira divisão se dá entre duas grandes modalidades: oral (que corresponde aqui à fala e seu outro: a escuta) e escrita, ambas encaradas como práticas. A escrita, por sua vez, apresenta-se com duas faces: a leitura e a produção escrita. Esta modalidade é encarada em dois aspectos: sua apresentação gráfica segundo convenções, ou seja, sua notação, e sua montagem como discurso, como acontecimento (quando distinguimos gêneros em uso na sociedade e tipos de sequências que estes gêneros comportam). Todo esse aparato, finalmente, recebe uma dimensão de análise linguística à medida que cada modalidade é desenvolvida através de práticas que se cruzam (quando alguém fala, outro escuta; quando alguém escreve, outro lê; e quando alguém lê – no modo típico da leitura, que é o silencioso – este alguém produz um diálogo como leitor, isto é, tem reações e aprende).
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