Processando...

Questões comentadas SED-SC de Matérias Diversas | 101405

#101405
Banca
ACAFE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, nas classes de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando, segundo os eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), o perfil do professor-mediador caracteriza-se por critérios indispensáveis à dinâmica de apropriação da leitura e da escrita. Tais critérios orientam-se por atitudes que visam à atuação de um profissional reflexivo e crítico no desempenho da função ‘alfabetizador’.

Em relação às atitudes do professor alfabetizador que o caracterizam como um profissional reflexivo e crítico, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Respeitar as capacidades e habilidades já desenvolvidas pelos alunos, bem como diagnosticar as dificuldades e problemas enfrentados por eles para intervir, interagir e mediar o processo de elaboração e apropriação da leitura e da escrita.

( ) Conhecer e compreender a complexidade dos conteúdos e procedimentos curriculares da alfabetização, seus princípios, desdobramentos e implicações, de forma a efetivar uma adequada elaboração didática desses conhecimentos para a situação Escolar.

( ) Promover, prioritariamente, exercícios de cópia e memorização de palavras, sílabas e letras com o intuito de ensinar a ler e escrever.

( ) Compreender as implicações pedagógicas decorrentes da pluralidade linguística e cultural nas produções orais e escritas dos alunos.

( ) Participar de processos de formação continuada em âmbito intra e extra-escolar, ampliando e questionando permanentemente seus conhecimentos e sua postura enquanto professor alfabetizador.

Comentários da questão

  • - 20/10/2025 às 09:52

    Vamos analisar cada afirmação cuidadosamente, com base na perspectiva do alfabetizar letrando e nos eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina:

    1. “Respeitar as capacidades e habilidades já desenvolvidas pelos alunos, bem como diagnosticar as dificuldades e problemas enfrentados por eles para intervir, interagir e mediar o processo de elaboração e apropriação da leitura e da escrita.” ✅ Verdadeiro. Um professor reflexivo e crítico observa o estágio do aluno, identifica dificuldades e mediar o aprendizado.

    2. “Conhecer e compreender a complexidade dos conteúdos e procedimentos curriculares da alfabetização, seus princípios, desdobramentos e implicações, de forma a efetivar uma adequada elaboração didática desses conhecimentos para a situação Escolar.” ✅ Verdadeiro. Fundamental para planejar estratégias pedagógicas adequadas.

    3. “Promover, prioritariamente, exercícios de cópia e memorização de palavras, sílabas e letras com o intuito de ensinar a ler e escrever.” ❌ Falso. O foco na cópia e memorização vai contra a abordagem de alfabetizar letrando, que valoriza compreensão, reflexão e significado.

    4. “Compreender as implicações pedagógicas decorrentes da pluralidade linguística e cultural nas produções orais e escritas dos alunos.” ✅ Verdadeiro. O professor deve respeitar a diversidade linguística e cultural.

    5. “Participar de processos de formação continuada em âmbito intra e extra-escolar, ampliando e questionando permanentemente seus conhecimentos e sua postura enquanto professor alfabetizador.” ✅ Verdadeiro. Formação continuada é essencial para reflexão crítica e atualização pedagógica.

    Portanto, a sequência correta é:

    V - V - F - V - V

    Alternativa correta: a) V - V - F - V - V.