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Simulado Prefeitura de Arapiraca - AL de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Arapiraca - AL de Matérias Diversas para Cargos diversos

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(1,0) 1 - 

No processo de planejamento do Serviço Social, a fase que diz respeito ao exame do desempenho e dos resultados das ações, a partir de critérios determinados, denomina-se:

  • a) avaliação;
  • b) controle;
  • c) implantação;
  • d) revisão;
  • e) implementação.
#137046
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(1,0) 2 - 

Os anos 1990, no Brasil, marcaram a entrada da política neoliberal que promoveu o desmonte do Estado, a fim de adequá-lo ao novo modelo. Nesse sentido, assinale a assertiva que aponta os elementos corretos em relação à introdução do modelo neoliberal no país

  • a) Estatização, metas e distributividade;
  • b) Distributividade, centralização e gerenciamento;
  • c) Universalização, financiamento e descentralização;
  • d) Expansão, privatização e centralização;
  • e) Privatização, focalização e descentralização.
#137047
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(1,0) 3 - 

De acordo com Iamamoto (2007), o neoliberalismo provocou a radicalização do pauperismo. No que concerne às políticas sociais, há o deslocamento da compreensão de Seguridade Social para a noção de seguro social. Dado o exposto, a lógica que passa a dirigir a política social é:

  • a) o consenso entre trabalhadores e governo na condução das políticas sociais;
  • b) o controle social popular das políticas sociais, via Conselhos Nacionais;
  • c) a equidade e a justiça social;
  • d) a privatização paulatina das políticas sociais;
  • e) a cidadania regulada.
#137048
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(1,0) 4 - 

Para problematizar a crise capitalista que se inicia nos anos 1970, Iamamoto (2007) analisa que os investimentos especulativos se sobrepõem à produção, o que resulta no aumento dos níveis de desemprego. Os rebatimentos mais imediatos desse processo para a área social são:

  • a) o início do conservadorismo e a extinção dos movimentos sociais;
  • b) o aumento das políticas sociais públicas estatais e a disseminação de redes internacionais de ajuda;
  • c) a exponenciação da questão social e a regressão dos direitos dos trabalhadores;
  • d) o aparecimento de novas formas de ajuda comunitária e a ampliação da cidadania;
  • e) a participação dos países cêntricos na ajuda aos países periféricos e o surgimento do familismo.
#137049
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(1,0) 5 - 

Nos marcos da consolidação do capitalismo monopolista no Brasil e da constituição do Estado, enfrenta-se um cenário de:

  • a) Organização econômica, implicando o reordenamento do poder da burguesia, que distancia seus laços das grandes corporações e nações centrais, e os estreita com as nações periféricas articulando-se às estruturas sindicais e partidárias;
  • b) Superconcentração do poder estatal e o desenvolvimento de um processo acentuado de burocratização com a imposição da ideologia modernizadora no plano administrativo e a adoção de mecanismos repressivos na desarticulação dos instrumentos de defesa dos trabalhadores;
  • c) Reforço da diretriz da inclusão das massas populares e do proletariado nas estruturas de negociação e da estabilidade política para a dinamização da economia, tendo como base as grandes corporações do Estado, empresas privadas, sejam nacionais ou estrangeiras;
  • d) Instituição do Estado Democrático, que é fortalecido com a capacidade de desconcentrar a ação reguladora das relações sociais e de atribuir ao mercado a possibilidade de gerir a economia;
  • e) Privilégio do Estado em ações que tenham base no diálogo com os diferentes segmentos (empresários, servidores, proletariados) no plano social, e funções desenvolvimentistas nacionalistas, no plano político, administrativo e financeiro.
#137050
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(1,0) 6 - 

Para a compreensão dos direitos sociais, faz-se necessário observar o contexto histórico, econômico, político e social que servem de pano de fundo para o surgimento dos mesmos. Nesse sentido, na sociedade capitalista, os direitos sociais devem ser analisados levando em consideração:

  • a) Seu reconhecimento legal, mas, apesar de sua efetivação está envolta no contexto de desigualdade social, os direitos sociais expressam avanços no patamar civilizatório e são resultantes das lutas sociais;
  • b) A existência de uniformidade mundial, pois respondem ao tratado internacional disposto na Assembleia Geral da ONU de 1945 e, portanto, independe das lutas sociais e movimentos de cada país;
  • c) As características próprias dos regimes socialistas e comunistas, que se firmam na igualdade e na solidariedade social, portanto, o primeiro campo de análise deveria se pautar pela superação do capitalismo;
  • d) O acesso aos direitos sociais restritos àqueles que estão abaixo do patamar de extrema pobreza, pois ao instituir direitos sociais, a sociedade burguesa capitalista escolhe o modo seletivo de ofertar proteção social, deixando a classe trabalhadora desprotegida;
  • e) A impossibilidade de avançar nos direitos diante da desigualdade gerada no modelo capitalista de produção.
#137051
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(1,0) 7 - 

A intenção de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo se explicitou pela primeira vez, durante o período da ditadura militar (1964/1985), quando o país se encontrava sob as ordens da autocracia burguesa. O marco desse processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, que pretendia romper com o “Serviço Social Tradicional”, do ponto de vista teórico-metodológico, formativo e interventivo, ficou conhecido como:

  • a) Método de Teresópolis;
  • b) Método Positivista;
  • c) Método de Belo Horizonte (BH);
  • d) Método de Araxá;
  • e) Método de Sumaré.
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(1,0) 8 - 

Montaño e Duriguetto (2011) tratam acerca dos conceitos de “classe em si” e “classe para si”. Informam que a “classe em si” é constituída pela população cuja condição social corresponde a determinado lugar e papel no processo produtivo, e que, independentemente de sua consciência e/ou de sua organização para a luta na defesa de seus interesses, caracteriza uma unidade de interesses comuns em oposição aos de outras. Balizado pelo conceito postulado, a respeito da dupla dimensão – classe em si e para si – e o bojo que a envolve, é CORRETO afirmar que:

  • a) Essa dupla dimensão da classe, “em si” e “para si”, em hipótese alguma pode coexistir num mesmo momento histórico, pois, uma condição anula a outra, o que leva às seguintes determinações: ausência de consciência e lutas de classes;
  • b) A consciência é determinada pelo mundo das ideias, responsável pela transformação da realidade social;
  • c) A consciência sindical – inerente ao processo de classe para si – é aquela que atinge como mínimo um nível reivindicatório, e se desenvolve nos detentores dos meios de produção organizados pelos sindicatos profissionais;
  • d) A “consciência em si” é a responsável pela completa superação da alienação;
  • e) A “classe para si” caracteriza outra dimensão possível da constituição e da análise da classe. Conforma uma classe para si aquela que, consciente de seus interesses e de seus inimigos, se organiza para a luta na defesa desses.
#137053
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(1,0) 9 - 

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Dado o exposto, de acordo com a Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, assinale a assertiva CORRETA que corresponde a um dos objetivos da Assistência Social.

  • a) A vigilância psicossocial, que visa analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e de danos;
  • b) A defesa de direitos, que visa garantir o relativo acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais;
  • c) O amparo às crianças e aos adolescentes, independente da classe social (b) Defesa do aprofundamento da concorrência capitalista e da apropriação, por parte da classe detentora dos meios de produção, da riqueza socialmente produzida;
  • d) A proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos;
  • e) Garantia do ecletismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas e compromisso com o constante aprimoramento intelectual. ou de tê-la provida por sua família.
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(1,0) 10 - 

De acordo com a Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003, o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata essa Lei, sendo lhe assegurado, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Dessa maneira, no tocante à garantia de prioridade, é INCORRETO afirmar que o idoso possui assegurado:

  • a) Estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter coercitivo e punitivo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;
  • b) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
  • c) Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;
  • d) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;
  • e) Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.
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(1,0) 11 - 

Os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. Concebendo a ética como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica e fundamentada teoricamente e das derivações ético-políticas do agir profissional do assistente social, assinale a assertiva que corresponde a um princípio fundamental, preconizado no Código de Ética do Assistente Social.

  • a) Ampliação e consolidação do individualismo burguês, com vistas à garantia dos direitos civis e econômicos das classes sociais;
  • b) Defesa do aprofundamento da concorrência capitalista e da apropriação, por parte da classe detentora dos meios de produção, da riqueza socialmente produzida;
  • c) Posicionamento em favor da justiça social, que assegure focalização do acesso aos bens e aos serviços relativos aos programas e às políticas sociais, bem como sua gestão verticalizada;
  • d) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
  • e) Garantia do ecletismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.
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(1,0) 12 - 

A Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão de Assistente Social, aponta prerrogativas específicas correspondentes ao profissional de Serviço Social e legitima a prática profissional a partir de algumas orientações e providências. Desse modo, marque a alternativa que NÃO corresponde a uma competência do Assistente Social.

  • a) Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta, a empresas, a entidades e a organizações populares;
  • b) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;
  • c) Realizar estudos sócio-psicológicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, a empresas privadas e a outras entidades;
  • d) Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais, no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;
  • e) Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.
#137057
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(1,0) 13 - 

A Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Tendo em vista a caracterização descrita acima, assinale a assertiva que corresponde CORRETAMENTE aos objetivos da presente Lei.

  • a) Serão asseguradas às mulheres que comprovem fazer parte da parcela da sociedade em situação de vulnerabilidade socioeconômica as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária;
  • b) Não é necessariamente de competência do poder público desenvolver políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres, no âmbito das relações domésticas e familiares, no sentido de resguardá-las das formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão;
  • c) A violência contra a mulher está no âmbito privado, nesse sentido cabe à família criar as condições necessárias para o efetivo exercício dos direitos da mulher;
  • d) A promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher se volta somente ao público escolar;
  • e) Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e as facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
#137058
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(1,0) 14 - 

De acordo com a biblioteca virtual em saúde do Governo Federal, a Clínica Ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ou seja, ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde da família e da comunidade. Além disso, possui relação com a integração da equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e de um tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também pela consideração da história de quem está sendo cuidado. Em virtude da conceituação anterior, assinale o que pode ser apontado como diferencial na Clínica Ampliada para o usuário.

  • a) O serviço de assistência social pode acolher a queixa do usuário somente por meio da fala e esta necessariamente deve apresentar relação com o diagnóstico e com o tratamento, já que essa escuta irá auxiliar o próprio usuário a descobrir os motivos de seu adoecimento;
  • b) A ampliação da clínica trabalha os danos e os benefícios gerados pelas práticas de saúde e aposta nas equipes de diferentes especialidades, compartilhando a responsabilidade com os usuários e seu entorno;
  • c) A escuta dirá exatamente o que o usuário busca junto ao trabalhador da clínica, sendo do primeiro a responsabilidade de buscar por si mesmo a solução dentro da instituição;
  • d) É importante estar atento para os afetos entre os trabalhadores e os usuários, uma vez que os últimos não possuem autonomia diante do seu tratamento, ao mesmo tempo em que seu caso é tratado na coletividade;
  • e) A equipe de saúde deve se deixar guiar pelos próprios valores adquiridos em sua área profissional para contribuir no processo de tratamento do usuário.
#137059
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(1,0) 15 - 

Preencha as lacunas com c, ç ou ss. Em seguida, marque a opção que corresponde exatamente à sequência de letras utilizadas:
arcabou___o; re___entir; absten___ão; a___elga; repre___ão

  • a) ss; ss; ç; c; ç
  • b) ss; c; ss; ss; ç
  • c) ss; ss; ç; ss; ss
  • d) ç; c; ss; ss; ç
  • e) ç; ss; ç; c; ss