Processando...

Questões comentadas Prefeitura de Arapiraca-AL de Matérias Diversas | 137057

#137057
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Arapiraca-AL
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

A Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Tendo em vista a caracterização descrita acima, assinale a assertiva que corresponde CORRETAMENTE aos objetivos da presente Lei.

Comentários da questão

  • - 17/11/2025 às 09:57

    A alternativa correta é a letra e).

    Justificativa

    O art. 2º da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) estabelece de forma expressa:

    "Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social."

    Portanto, a alternativa e) reproduz corretamente o texto legal.


    ❌ Por que as outras estão erradas?

    a) Errada — a lei assegura tais direitos a todas as mulheres, não apenas às em vulnerabilidade socioeconômica.

    b) Errada — a lei expressamente determina que é dever do poder público desenvolver políticas para garantir os direitos humanos das mulheres (art. 3º).

    c) Errada — a violência contra a mulher não é questão meramente privada, sendo o Estado responsável pela proteção (princípio da intervenção estatal).

    d) Errada — campanhas educativas devem ser realizadas de forma ampla, não restritas ao público escolar (art. 8º, I).