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Simulado UTFPR | VESTIBULAR

Simulado UTFPR

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Este Simulado UTFPR foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UTFPR
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UTFPR
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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#227552
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(1,0) 1 - 

Sobre os princípios éticos fundamentais do Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigor, de acordo com Bonetti et al, é correto afirmar que:

  • a) se trata de formulações que garantem o livre exercício da profissão de Assistente Social, desde que se obedeça à ética profissional.
  • b) o primeiro princípio fundamental do Código de Ética é o mais importante, pois trata da liberdade, que deve ser considerada como princípio ético central.
  • c) os princípios éticos fundamentais têm coerência e encadeamentos internos, complementando-se entre si, tendo sido elaborados numa lógica que os articula.
  • d) os treze princípios fundamentais balizam o projeto e os compromissos ético-profissionais que serão detalhados nos capítulos, artigos e alíneas do Código de Ética Profissional.
  • e) o sétimo princípio fundamental, ao defender o pluralismo no debate profissional, sugere que os Assistentes Sociais devem evitar ao máximo fazer qualquer tipo de crítica aos seus colegas de profissão.
#227553
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(1,0) 2 - 

Acerca do processo de surgimento das políticas sociais, de acordo com Behring e Boschetti, é correto afirmar que:

  • a) a mudança na natureza do Estado liberal do século XIX para o Estado social do século XX deveu-se basicamente a questões econômicas, como a perda das bases materiais do liberalismo.
  • b) uma das primeiras experiências em políticas sociais deu-se com a lógica do seguro social alemão, que foi criado pelo governo de Bismarck, para desmobilizar as lutas da classe trabalhadora.
  • c) os liberais tinham tanta aversão à intervenção do Estado na economia e na vida social que chegaram a pedir sua extinção, já que o mercado deteria todas as ferramentas para manter-se em equilíbrio e garantir a paz social.
  • d) para responder à questão social que explode a partir do final do séc. XIX, houve uma ruptura radical entre o Estado liberal (séc. XIX) e o Estado social capitalista (séc. XX).
  • e) o período que vai de meados do século XIX até a terceira década do século XX é profundamente marcado pelo predomínio da social-democracia.
#227554
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(1,0) 3 - 

De acordo com Iamamoto e Carvalho, na obra “Relações Sociais e Serviço Social no Brasil" (1982), o Serviço Social se institucionaliza no Brasil, inserido na divisão social do trabalho, como uma profissão:

  • a) que constitui um novo campo científico, dotado de teoria e metodologia próprias.
  • b) necessariamente conservadora, por ter sido proposta pela classe dominante, como forma de atenuar as consequências do capitalismo e de legitimar as relações sociais vigentes.
  • c) cuja intervenção se dá no contexto da produção e reprodução das relações sociais, isto é,polarizada pelos interesses de classes sociais antagônicas, não podendo ser pensada fora desse contexto tenso, complexo e contraditório.
  • d) que terá sua prática baseada nas relações de ajuda praticadas por segmentos religiosos, influência que será determinante na evolução da profissão até a atualidade.
  • e) que tem sua atuação definida pelas requisições do mercado de trabalho, tendo em vista que o profissional não tem autonomia para direcionar criticamente sua intervenção.
#227555
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(1,0) 4 - 

Em relação ao Decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007, que dispõe sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, é INCORRETO afirmar que:

  • a) se adota a definição de família como “a unidade nuclear composta por um ou mais indivíduos, eventualmente ampliada por outros indivíduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todos moradores em um mesmo domicílio".
  • b) CadÚnico é instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, a ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários e integração de programas sociais do Governo Federal voltados ao atendimento desse público.
  • c) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome poderá ceder a base de dados nacional do CadÚnico para sua utilização, por órgãos do Poder Executivo Federal, em políticas públicas que não tenham o CadÚnico como instrumento de seleção de beneficiários.
  • d) famílias com renda superior a três salários mínimos não poderão ser incluídas no CadÚnico e a inclusão de famílias deve estar vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados por quaisquer dos três entes da Federação.
  • e) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome adotará medidas periódicas para a verificação permanente da consistência das informações cadastrais.
#227556
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(1,0) 5 - 

A Portaria nº 389 de 9 de maio de 2013 cria o Programa de Bolsa Permanência. Em relação a esse programa, é correto afirmar:

  • a) a Bolsa concedida pelo Ministério da Educação não é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas.
  • b) compete às Instituições de Ensino Superior divulgar no site do FNDE o nome dos beneficiários da Bolsa e o valor pago a cada um.
  • c) poderá receber a Bolsa todo o estudante que possuir renda familiar de até 1,5 salários mínimos.
  • d) a carga horária do curso não é uma condição para o recebimento da Bolsa.
  • e) a Bolsa para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação, será diferenciada em decorrência das especificidades desses estudantes com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.
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(1,0) 6 - 

De acordo com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, NÃO É um princípio do ensino:

  • a) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
  • b) criminalização da prática de homofobia.
  • c) consideração com a diversidade étnico-racial.
  • d) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • e) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
#227558
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(1,0) 7 - 

De acordo com o Decreto 7234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, as ações do Programa não podem ser desenvolvidas na seguinte área:

  • a) acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
  • b) cultural.
  • c) inclusão digital.
  • d) inclusão produtiva.
  • e) atenção à saúde.
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(1,0) 8 - 

Observe o trecho: “A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.” (Albert Einstein) Nessa frase, a palavra grifada está grafada junto, pois:

  • a) é uma frase interrogativa.
  • b) indica quando a imaginação é mais importante que a ciência.
  • c) indica o modo como a imaginação supera a ciência.
  • d) pode ser substituído pela locução pronominal “pelo qual”
  • e) indica a razão de a imaginação ser mais importante que a ciência.
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(1,0) 9 - 

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Saúde prevenção feminina

Ricardo Boechat / Ronaldo Herdy

Colunistas da Istoé Independente

Estudo sobre as vendas de anticoncepcionais no Brasil apontou alta de 8,7%, de janeiro a setembro (receita de R$ 1,8 bilhão). São a esses produtos, então, em grande escala, que as mulheres recorrem para fugir de uma gravidez indesejada. O IMS Health, que audita o setor, aponta que, dos medicamentos mais comercializados no País, dois são anticoncepcionais: (Ciclo 21 – 5º e Microvlar – 10º). Apesar disso, a polícia deve continuar a combater sem trégua as clínicas clandestinas de aborto.

Assinale a alternativa correta, quanto a gramática do texto.

  • a) A expressão “a esses produtos”, em negrito no texto, refere-se a “vendas de anticoncepcionais”, especificamente.
  • b) O verbo “apontar”, em negrito no texto, concorda com “Brasil”.
  • c) O verbo “recorrer”, em negrito no texto, exige a preposição “a” que antecede a expressão “a esses produtos”, em negrito no texto.
  • d) A expressão “apesar disso”, em negrito no texto, poderia ser substituída por “inclusive”, sem prejuízo para o significado.
  • e) As expressões adverbiais “em grande escala” e “sem trégua”, em negrito no texto, correspondem, respectivamente, a “acirradamente” e a “domesticadamente”.
#227561
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(1,0) 10 - 

Leia o texto abaixo, fragmento da norma para utilização de veículos oficiais na UTFPR, e responda à questão.

NORMAS PARA UTILIZAÇÃO

Os veículos oficiais da UTFPR destinam-se ao uso exclusivo de servidores e alunos, para atendimento prioritário das atividades externas, funcionais e protocolares e, no _____ interesse da Instituição;

(...)

Na _____ de executar o serviço por falta de motorista, poderá ser liberado um veículo mediante autorização;

(...)

De posse da Autorização e da CNH, o usuário _____ ao Serviço de Transporte para confirmar a reserva do veículo;

O servidor, _____ habilitado, deverá dirigir conforme sua habilitação, veículos de natureza leve de acordo com as Técnicas de Direção Defensiva, obedecendo às Normas do Código Nacional de Trânsito;

Em viagens com grupos de até cinco passageiros será _____ autorização para duas pessoas conduzirem o veículo, de forma que haja escala para descanso;

(...)

A alternativa que apresenta as formas que preenchem adequada e coerentemente os espaços vazios no texto, sem prejuízo ao significado, é:

  • a) limitado – exclusividade – irá – devidamente – negada.
  • b) estrito – impossibilidade – se dirigirá – devidamente – concedida.
  • c) limitado – eventualidade – irá – precariamente – determinada.
  • d) estrito – eventualidade – virá – adequadamente – negada.
  • e) restrito – impossibilidade –dirigir-se-á – precariamente – concedida.