Processando...

Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado Prefeitura de Salvador-BA | Professor de Dança | cód.2009

Quer subir no ranking e garantir sua aprovação no concurso Prefeitura de Salvador-BA? Comece pelo simulado certo! 🥇

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Salvador-BA

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de Salvador-BA foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Salvador-BA e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de Salvador-BA

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de Salvador-BA


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Salvador-BA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Salvador-BA


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Salvador-BA.

Ver apostilas para Prefeitura de Salvador-BA


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Salvador-BA

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Salvador-BA. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de Salvador-BA


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#26466
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Isadora Duncan, Laban, Mary Wigman, Martha Graham e Doris Humphrey, entre outros, são considerados pioneiros da dança moderna, surgida no final do século XIX e início do século XX, porque promoveram as seguintes contribuições:

  • a) transformaram os princípios da técnica da dança acadêmica e da composição coreográfica, valorizando as temáticas do período romântico.
  • b) revolucionaram os princípios da dança acadêmica e da composição coreográfica tradicional, ampliando as possibilidades temáticas para coreografias.
  • c) discordaram das técnicas de improvisação, incorporando à dança elementos expressivos do movimento corporal.
  • d) rejeitaram a natureza como fonte de inspiração para a descoberta dos princípios da técnica da dança e da composição coreográfica.
  • e) rejeitaram a aproximação da dança às demais linguagens artísticas, valorizando-a como linguagem artística independente.
#26467
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A análise dos elementos das obras de dança (temas, estudos de movimentos, acompanhamentos, organização dos componentes do grupo, utilização do espaço, figurinos, objetos cênicos, construção de personagens, etc.) é um ponto importante na elaboração dos conteúdos para a dança. Com base nessa proposição, é ELIMINADO da elaboração de um roteiro para análise coreográfica para a Dança-Educação o(a)

  • a) contexto histórico e social da obra de dança.
  • b) percurso temático desenvolvido pelo artista-coreógrafo.
  • c) estilo de movimento de dança.
  • d) utilização dos fatores de movimento.
  • e) proeza corporal dos intérpretes.
#26468
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

A experiência com a improvisação abrange criação, registro, seleção, organização, repetição de sequências de movimentos (individualmente e em grupos) e apresentação final, sendo a improvisação procedimento fundamental para a elaboração e montagem coreográfica. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. 

I - A improvisação deve fazer parte de programas de dança nas escolas. 

II - A improvisação deve ser desenvolvida para alunos de dança em fase de iniciação. 

III - A improvisação deve fazer parte de cursos profissionalizantes de dança. 

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#26469
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A elaboração coreográfica como estratégia de organização coletiva envolve uma série de ações que tornam o aluno participativo e ampliam as relações pessoais, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da iniciativa. Nesse contexto, qual, dentre as atividades abaixo, NÃO é coerente com tal proposta?

  • a) Estabelecer com toda a turma critérios para a escolha do tema a ser desenvolvido.
  • b) Iniciar o processo de elaboração coreográfica selecionando os alunos por habilidade motora.
  • c) Selecionar com os alunos os acompanhamentos musicais adequados ao tema proposto, a partir das sugestões trazidas por eles.
  • d) Dividir os alunos em grupo para criação de movimentos adequados às partes do roteiro.
  • e) Estruturar o roteiro da composição coreográfica com a participação de todo grupo.
#26470
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

As manifestações artísticas constituem a expressão mais rica da diversidade cultural dos povos. Nessa perspectiva, para que o ensino de dança nas escolas conduza o aluno a se perceber como produtor de cultura, o professor deve

  • a) apontar o ensino de dança clássica como o fundamental para o aprendizado dos alunos.
  • b) restringir a inclusão das denominadas danças de rua nas experiências corporais dos alunos.
  • c) comparecer aos eventos da comunidade onde a dança se faz presente.
  • d) solicitar aos alunos que relatem e demonstrem as danças populares de sua comunidade.
  • e) trazer informações e registros sobre espetáculos de dança de rua no Brasil.
#26471
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

De acordo com os princípios atuais da biomecânica, o estudo das estruturas corporais deve favorecer, entre outros aspectos, a consciência do corpo. Nos procedimentos tradicionais para aquisição e desenvolvimento da técnica da dança, muitos equívocos foram cometidos para que fossem seguidos determinados padrões de movimento. Qual atitude expressa adequadamente essa visão tradicional?

  • a) Colaborar para o desenvolvimento de padrões de movimento seguros e eficientes para a mecânica corporal.
  • b) Valorizar a estética do movimento corporal em detrimento da eficiência dos padrões de movimento do corpo, ampliando os limites considerados anatômicos.
  • c) Adquirir conhecimentos sobre a própria mecânica corporal e seu funcionamento para escolha consciente de padrões de movimento.
  • d) Ampliar a habilidade, a força e a mobilidade, respeitando os limites físicos individuais e os do grupo.
  • e) Contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico para definição de critérios próprios de saúde, segurança, eficiência motora e funcionamento corporal.
#26472
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Os diferentes conhecimentos sobre o corpo humano a serem desenvolvidos num programa de Dança podem vir a desencadear uma série de experiências e inter-relações no espaço escolar. Observe abaixo as inter-relações que um professor, ao elaborar um planejamento de ensino, deve estabelecer. 

I - O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão. 

II - Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc. 

III - O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas. 

IV - Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras. 

Está correto o que se afirma em

  • a) I e III, apenas.
  • b) II e IV, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#26473
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Acompanhamento e estudo de ritmos servem de estímulo e de conteúdo para aulas de dança e composições coreográficas. Em experiências com Educação, as possibilidades de experimentações podem ser ampliadas. Considere as atividades abaixo que podem ser desenvolvidas em aulas de Dança. 

I - Reconhecimento das unidades rítmicas de músicas e interpretação corporal. 

II - Interpretação de movimentos corporais sem acompanhamento. 

III - Interpretação de palavras através de movimentos corporais. 

IV - Identificação dos diferentes instrumentos utilizados em um trecho musical e a criação de movimentos. 

Está correta a atividade apresentada em

  • a) I e II, apenas.
  • b) III e IV, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#26474
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

A incorporação de novas metodologias de ensino para tornar o ensino de Dança coerente com os princípios de Educação exige do professor a assimilação de novas posturas e a aquisição de novas competências. Dentre os procedimentos adotados por um professor de Dança- -Educação NÃOse inclui

  • a) desenvolver as próprias habilidades motoras na área de dança.
  • b) tornar-se assíduo frequentador de espetáculos de dança.
  • c) interferir nas descobertas dos alunos.
  • d) criar critérios para seleção e escolha de alunos por habilidades.
  • e) executar movimentos para serem reproduzidos pelos alunos.
#26475
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 10 - 

Nas ações tradicionais de ensino, os procedimentos de verificação de aprendizagem dos alunos se concentram nas observações e medidas estabelecidas pelo professor. 
Com relação ao ensino de Dança-Educação, assim como de qualquer processo de Arte, uma avaliação em sala de aula deve configurar-se como uma ação participativa e 
integradora, sendo INADEQUADO para esse processo

  • a) avaliação como exclusividade do professor.
  • b) aluno avaliar seu próprio progresso.
  • c) alunos se avaliarem como grupo.
  • d) professor e alunos avaliarem o trabalho realizado.
  • e) alunos avaliarem professor.