Prova Prefeitura de Salvador-BA - Educação Física 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Salvador-BA | Professor de Dança | cód.2009
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Salvador-BA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Salvador-BA
- 👔 Cargo: Professor de Dança
- 📚 Matéria: Educação Física
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESGRANRIO
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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- #26466
- Banca
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- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Salvador-BA
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Isadora Duncan, Laban, Mary Wigman, Martha Graham e Doris Humphrey, entre outros, são considerados pioneiros da dança moderna, surgida no final do século XIX e início do século XX, porque promoveram as seguintes contribuições:
- a) transformaram os princípios da técnica da dança acadêmica e da composição coreográfica, valorizando as temáticas do período romântico.
- b) revolucionaram os princípios da dança acadêmica e da composição coreográfica tradicional, ampliando as possibilidades temáticas para coreografias.
- c) discordaram das técnicas de improvisação, incorporando à dança elementos expressivos do movimento corporal.
- d) rejeitaram a natureza como fonte de inspiração para a descoberta dos princípios da técnica da dança e da composição coreográfica.
- e) rejeitaram a aproximação da dança às demais linguagens artísticas, valorizando-a como linguagem artística independente.
- #26467
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Salvador-BA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
A análise dos elementos das obras de dança (temas, estudos de movimentos, acompanhamentos, organização dos componentes do grupo, utilização do espaço, figurinos, objetos cênicos, construção de personagens, etc.) é um ponto importante na elaboração dos conteúdos para a dança. Com base nessa proposição, é ELIMINADO da elaboração de um roteiro para análise coreográfica para a Dança-Educação o(a)
- a) contexto histórico e social da obra de dança.
- b) percurso temático desenvolvido pelo artista-coreógrafo.
- c) estilo de movimento de dança.
- d) utilização dos fatores de movimento.
- e) proeza corporal dos intérpretes.
- #26468
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(1,0) 3 -
A experiência com a improvisação abrange criação, registro, seleção, organização, repetição de sequências de movimentos (individualmente e em grupos) e apresentação final, sendo a improvisação procedimento fundamental para a elaboração e montagem coreográfica. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - A improvisação deve fazer parte de programas de dança nas escolas.
II - A improvisação deve ser desenvolvida para alunos de dança em fase de iniciação.
III - A improvisação deve fazer parte de cursos profissionalizantes de dança.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #26469
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(1,0) 4 -
A elaboração coreográfica como estratégia de organização coletiva envolve uma série de ações que tornam o aluno participativo e ampliam as relações pessoais, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da iniciativa. Nesse contexto, qual, dentre as atividades abaixo, NÃO é coerente com tal proposta?
- a) Estabelecer com toda a turma critérios para a escolha do tema a ser desenvolvido.
- b) Iniciar o processo de elaboração coreográfica selecionando os alunos por habilidade motora.
- c) Selecionar com os alunos os acompanhamentos musicais adequados ao tema proposto, a partir das sugestões trazidas por eles.
- d) Dividir os alunos em grupo para criação de movimentos adequados às partes do roteiro.
- e) Estruturar o roteiro da composição coreográfica com a participação de todo grupo.
- #26470
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(1,0) 5 -
As manifestações artísticas constituem a expressão mais rica da diversidade cultural dos povos. Nessa perspectiva, para que o ensino de dança nas escolas conduza o aluno a se perceber como produtor de cultura, o professor deve
- a) apontar o ensino de dança clássica como o fundamental para o aprendizado dos alunos.
- b) restringir a inclusão das denominadas danças de rua nas experiências corporais dos alunos.
- c) comparecer aos eventos da comunidade onde a dança se faz presente.
- d) solicitar aos alunos que relatem e demonstrem as danças populares de sua comunidade.
- e) trazer informações e registros sobre espetáculos de dança de rua no Brasil.
- #26471
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(1,0) 6 -
De acordo com os princípios atuais da biomecânica, o estudo das estruturas corporais deve favorecer, entre outros aspectos, a consciência do corpo. Nos procedimentos tradicionais para aquisição e desenvolvimento da técnica da dança, muitos equívocos foram cometidos para que fossem seguidos determinados padrões de movimento. Qual atitude expressa adequadamente essa visão tradicional?
- a) Colaborar para o desenvolvimento de padrões de movimento seguros e eficientes para a mecânica corporal.
- b) Valorizar a estética do movimento corporal em detrimento da eficiência dos padrões de movimento do corpo, ampliando os limites considerados anatômicos.
- c) Adquirir conhecimentos sobre a própria mecânica corporal e seu funcionamento para escolha consciente de padrões de movimento.
- d) Ampliar a habilidade, a força e a mobilidade, respeitando os limites físicos individuais e os do grupo.
- e) Contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico para definição de critérios próprios de saúde, segurança, eficiência motora e funcionamento corporal.
- #26472
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(1,0) 7 -
Os diferentes conhecimentos sobre o corpo humano a serem desenvolvidos num programa de Dança podem vir a desencadear uma série de experiências e inter-relações no espaço escolar. Observe abaixo as inter-relações que um professor, ao elaborar um planejamento de ensino, deve estabelecer.
I - O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão.
II - Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc.
III - O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas.
IV - Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras.
Está correto o que se afirma em
- a) I e III, apenas.
- b) II e IV, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) I, II e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #26473
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(1,0) 8 -
Acompanhamento e estudo de ritmos servem de estímulo e de conteúdo para aulas de dança e composições coreográficas. Em experiências com Educação, as possibilidades de experimentações podem ser ampliadas. Considere as atividades abaixo que podem ser desenvolvidas em aulas de Dança.
I - Reconhecimento das unidades rítmicas de músicas e interpretação corporal.
II - Interpretação de movimentos corporais sem acompanhamento.
III - Interpretação de palavras através de movimentos corporais.
IV - Identificação dos diferentes instrumentos utilizados em um trecho musical e a criação de movimentos.
Está correta a atividade apresentada em
- a) I e II, apenas.
- b) III e IV, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) I, II e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #26474
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(1,0) 9 -
A incorporação de novas metodologias de ensino para tornar o ensino de Dança coerente com os princípios de Educação exige do professor a assimilação de novas posturas e a aquisição de novas competências. Dentre os procedimentos adotados por um professor de Dança- -Educação NÃOse inclui
- a) desenvolver as próprias habilidades motoras na área de dança.
- b) tornar-se assíduo frequentador de espetáculos de dança.
- c) interferir nas descobertas dos alunos.
- d) criar critérios para seleção e escolha de alunos por habilidades.
- e) executar movimentos para serem reproduzidos pelos alunos.
- #26475
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(1,0) 10 -
Nas ações tradicionais de ensino, os procedimentos de verificação de aprendizagem dos alunos se concentram nas observações e medidas estabelecidas pelo professor.
Com relação ao ensino de Dança-Educação, assim como de qualquer processo de Arte, uma avaliação em sala de aula deve configurar-se como uma ação participativa e
integradora, sendo INADEQUADO para esse processo
- a) avaliação como exclusividade do professor.
- b) aluno avaliar seu próprio progresso.
- c) alunos se avaliarem como grupo.
- d) professor e alunos avaliarem o trabalho realizado.
- e) alunos avaliarem professor.