✅ Gabarito: (C) — I, II e III, apenas.
💃 Análise:
A questão trata da integração entre o conhecimento do corpo humano (estruturas e funções) e as dimensões expressivas, criativas e interdisciplinares da dança na escola.
O foco é a formação integral do aluno, valorizando o corpo como meio de expressão, criação e conhecimento, não como objeto de seleção ou competição.
🔹 Afirmativa I
O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão.
✅ Correta.
Relaciona aspectos anatômicos e fisiológicos com o desenvolvimento expressivo do aluno, como propõe a Dança-Educação.
🔹 Afirmativa II
Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc.
✅ Correta.
A interdisciplinaridade é essencial no ensino contemporâneo da dança, articulando corpo, conhecimento científico e linguagens diversas.
🔹 Afirmativa III
O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas.
✅ Correta.
Mostra a aplicação prática do conhecimento corporal na criação coreográfica, tanto abstrata (expressiva) quanto figurativa (representativa).
🔹 Afirmativa IV
Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras.
❌ Incorreta.
Essa postura contraria os princípios da educação inclusiva e democrática da dança, pois valoriza apenas desempenho físico, e não a expressão e a participação de todos.
✅ Resposta final: (C) — I, II e III, apenas.