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Simulado Princípios Gerais de Direito Financeiro | CONCURSO

Simulado Princípios Gerais de Direito Financeiro

Simulado Princípios Gerais de Direito Financeiro

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Este Simulado Princípios Gerais de Direito Financeiro foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Princípios Gerais de Direito Financeiro
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Princípios Gerais de Direito Financeiro

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#225284
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(1,0) 1 - 

Sobre o princípio da não-vinculação ou não-afetação, a Constituição Federal dispõe:

I. É vedada a vinculação de receita de imposto a órgão, fundo ou despesa, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
II. Haverá vinculação de receita de imposto para destinação de recursos para ações e serviços públicos de saúde, para o desenvolvimento do ensino e para a realização de atividades da administração tributária.
III. É vedada a vinculação de receita de impostos para prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita ou para prestação de garantia ou contragarantia à União e para pagamento de débitos para com esta.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I.
  • b) I e II.
  • c) I e III.
  • d) II.
  • e) II e III.
#225285
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(1,0) 2 - 

O denominado princípio da "não-afetação" significa que

  • a) não é possível a concessão de isenções de ICMS sem prévio convênio entre os Estados-membros.
  • b) a lei orçamentária não pode conter nenhum dispositivo que não seja relativo a receita ou a despesa.
  • c) as receitas provenientes das taxas somente podem ser aplicadas nos serviços públicos que ensejaram a sua cobrança.
  • d) as emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias não precisam obedecer às metas previstas no plano plurianual.
  • e) as receitas provenientes de impostos não podem ser vinculadas a nenhum órgão, fundo ou despesa.
#225286
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(1,0) 3 - 

De acordo com o princípio da não afetação da receita de impostos, que rege tanto o direito financeiro quanto o tributário, o legislador é proibido de vincular a receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. Todavia, a despeito desse princípio, o legislador pode vincular a receita do imposto de renda a

  • a) pagamento da dívida pública mobiliária federal.
  • b) convênios para atender a despesas imprevisíveis e urgentes decorrentes de calamidades públicas.
  • c) despesas com aposentadorias do RGPS.
  • d) prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita.
  • e) despesas com assistência social.
#225287
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(1,0) 4 - 

Considere que, após análise criteriosa da proposta de orçamento da União, verifca-se que o orçamento não contém todas as receitas e despesas do Estado. No parecer, consta o relato de que o desconhecimento do volume global das despesas projetadas pelo governo impossibilita que o Legislativo autorize a cobrança dos tributos estritamente necessários para atendê-las.

Esse orçamento NÃO está em conformidade com o princípio da:

  • a) anualidade.
  • b) especificação ou discriminação
  • c) publicidade.
  • d) unidade.
  • e) universalidade.
#225288
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(1,0) 5 - 

Em atendimento ao princípio da publicidade, conforme a LRF, o administrador público deve disponibilizar.

  • a) a quem requerer os lançamentos da receita relativa a recursos ordinários, apenas.
  • b) a quem requerer os lançamentos da receita de recursos extraordinários, apenas.
  • c) os lançamentos da receita, independentemente de sua natureza, em tempo real, por meio da Internet.
  • d) os lançamentos da receita, excluídas aquelas relativas a matéria de segurança nacional, em tempo real, por meio da Internet.
  • e) a quem requerer os lançamentos da receita, independentemente de sua natureza.
#225289
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(1,0) 6 - 

Um dos princípios que norteiam o orçamento público é o da legalidade, segundo o qual:

  • a) toda receita pública deverá estar prevista na lei orçamentária, sob pena de vir a ser considerado ilegal o recurso público recebido sem previsão orçamentária
  • b) todas as receitas e despesas públicas deverão estar previstas na lei orçamentária, sob pena de vir a ser considerada ilegal toda despesa ou recurso público que não tiver previsão no orçamento
  • c) autoriza-se a aprovação do orçamento por medida provisória, quando o Poder Legislativo não o fizer até o final do exercício financeiro anterior
  • d) é vedada a realização de despesas ou assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais
  • e) o orçamento deverá ser aprovado por lei complementar
#225290
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(1,0) 7 - 

No que se refere aos princípios orçamentários estabelecidos na CF, assinale a opção correta.

  • a) Na elaboração de lei orçamentária, é proibida a concessão de créditos sem limite de valor estabelecido.
  • b) Na definição de fontes de financiamento das despesas públicas, é proibida a vinculação a órgão, fundo ou despesa de receita derivada de taxa, empréstimo compulsório e contribuição de melhoria.
  • c) Para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do RGPS, é proibida a utilização de recursos arrecadados a título de contribuição social sobre o lucro líquido das empresas.
  • d) A autorização para a abertura de créditos especiais pelo Poder Executivo pode estar contida na própria lei orçamentária.
  • e) É admissível a abertura de crédito suplementar sem a indicação dos recursos correspondentes, desde que o crédito seja destinado a custear despesas decorrentes de calamidades públicas.
#225291
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(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa correta referente à aplicabilidade do princípio orçamentário da universalidade.

  • a) O orçamento inclui apenas as receitas e despesas da administração direta.
  • b) O orçamento deve incluir todas as receitas e despesas, quer da administração direta, quer da administração indireta.
  • c) O princípio recomenda que deve existir apenas um orçamento.
  • d) O princípio determina que o conteúdo orçamentário deve ser divulgado por veículos oficiais de comunicação.
  • e) O principio determina que o conteúdo do orçamento deve ser mediante Lei.
#225292
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(1,0) 9 - 

A chamada “regra de ouro” prevista constitucionalmente para as operações de crédito consiste na

  • a) vedação de realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas corrente, salvo se houver prévia autorização na Lei Orçamentária Anual e se tratar de operação realizada entre 10 de janeiro e 10 de dezembro do exercício financeiro de vigência da Lei Orçamentária Anual.
  • b) vedação de realização de operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
  • c) abertura de crédito suplementar com aprovação do Poder Legislativo, por maioria absoluta de votos, para realização de toda e qualquer operação de crédito, exceto por antecipação de receita.
  • d) realização de operação de crédito por antecipação de receita apenas após o dia 10 de janeiro e desde que não exista outra operação de mesma natureza ainda não paga, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Senado por maior absoluta.
  • e) vedação de realização de operações de crédito por antecipação de receita que excedam o montante das despesas de capital, ainda que liquidadas até o dia 10 de dezembro de cada ano, com juros e outros encargos incidentes.
#225293
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(1,0) 10 - 

Representa o princípio da orçamentação pública brasileira que define que todas as receitas e despesas devem estar incluídas nesse orçamento:

  • a) não afetação da receita
  • b) universalidade
  • c) legalidade
  • d) anualidade
  • e) publicidade