Simulado Câmara Municipal de Ibiporã - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Câmara Municipal de Ibiporã-PR gratuito | cód.10983
Está se preparando para o concurso Câmara Municipal de Ibiporã-PR? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🔗 Vejam mais simulados Câmara Municipal de Ibiporã-PR
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Câmara Municipal de Ibiporã-PR foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Câmara Municipal de Ibiporã-PR e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Câmara Municipal de Ibiporã-PR
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Câmara Municipal de Ibiporã-PR
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Câmara Municipal de Ibiporã-PR. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Câmara Municipal de Ibiporã-PR
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Câmara Municipal de Ibiporã-PR.
Ver apostilas para Câmara Municipal de Ibiporã-PR
📢 Concursos Abertos para Câmara Municipal de Ibiporã-PR
Veja os concursos abertos da instituição Câmara Municipal de Ibiporã-PR. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Câmara Municipal de Ibiporã-PR
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #160991
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Assinale a alternativa que corresponde ao prazo processual para oposição de embargos de declaração:
- a) Três dias.
- b) Cinco dias.
- c) Dez dias.
- d) Quinze dias.
- e) Trinta dias.
- #160992
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Em nosso sistema processual civil existem sentenças terminativas e sentenças definitivas, onde a diferença está na resolução ou não do mérito da ação. Dessa feita, assinale a alternativa correta:
- a) Será terminativa quando pronunciar a decadência ou prescrição.
- b) Será definitiva quando indeferir a petição inicial.
- c) Será definitiva quando reconhecer a perempção.
- d) Será terminativa quando homologar renuncia do autor ao direito sobre que se funda ação.
- e) Todas estão incorretas.
- #160993
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O ordenamento jurídico tributário rege-se também pela influência de princípios. Dentre eles, está consagrado o principio da irretroatividade da lei. Julgue os itens a seguir:
I - O principio da irretroatividade da lei aplica-se aos impostos, mas não ás contribuições. II - Permite aplicação da nova legislação a fatos geradores futuros ou que estejam pendentes. III - Estabelece como regra geral que não haverá cobrança de tributo sobre fatos que aconteceram antes da entrada em vigor da lei que o instituiu. IV - O princípio da irretroatividade aplica-se a todos os tributos, com exceção dos impostos.
Assinale a alternativa correta:
- a) Todos os itens estão corretos.
- b) Todos os itens estão incorretos.
- c) Existe apenas um item correto.
- d) Existem dois itens incorretos.
- e) Existe apenas um item incorreto.
- #160994
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
De acordo com a disposição constitucional, compete á União instituir impostos sobre:
- a) Operações de crédito, câmbio, excluído o seguro.
- b) Exportação para o exterior apenas de produtos nacionalizados e importação de produtos estrangeiros.
- c) Grandes fortunas, nos termos da lei complementar e produtos industrializados.
- d) Propriedade territorial rural e urbana.
- e) Operações de credito relativas á títulos, excluídos os valores mobiliários.
- #160995
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
No que se refere aos direitos das obrigações, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) Os juros moratórios serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para mora do pagamento de impostos devidos á Fazenda Nacional, quando não forem convencionados ou forem sem taxa estipulada.
- b) A novação por substituição do devedor pode ser efetuada independentemente de consentimento deste.
- c) A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do titulo ou das circunstâncias do caso.
- d) Responde o devedor pelos prejuízos a que sua mora causar, mais juros, atualização dos valores monetários segundo os índices oficiais, e se de má-fé, a mora será devida em dobro.
- e) No que se refere a obrigação de dar coisa incerta, esta deverá ser indicada ao menos pelo gênero e pela quantidade.
- #160996
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A posse, instituto normatizado pelo Código Civil de 2002, pode ser conceituada como “a possibilidade fática do exercício de um dos poderes inerentes ao domínio (usar, gozar, dispor e reaver)”. Assim, julgue os itens a seguir:
I - O possuidor de boa fé tem direito, enquanto a posse durar, aos frutos percebidos. II - Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas as benfeitorias necessárias e úteis, e não poderá levantar as voluptuárias. III - O possuidor de má-fé responde pela deterioração da coisa, salvo se acidental. IV - Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada um exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.
Assinale, a alternativa correta:
- a) Existem apenas duas afirmativas corretas.
- b) Todas as afirmativas estão incorretas.
- c) Todas as afirmativas estão corretas.
- d) Existe apenas uma afirmativa incorreta.
- e) Existem três afirmativas incorretas.
- #160997
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre os sujeitos da relação de emprego, assinale a alternativa correta:
- a) Considera-se empregado a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
- b) Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
- c) Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.
- d) O Decreto – Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, mais conhecido como Consolidação das Leis Trabalhistas não disciplina os chamados “grupos econômicos”, sendo estes frutos de construção doutrinária e jurisprudencial.
- e) Todas as alternativas estão corretas.
- #160998
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Á luz da Consolidação das Leis Trabalhistas, sobre os contratos de trabalho assinale a alternativa INCORRETA:
- a) Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente a relação de emprego.
- b) Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vinculo entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquela.
- c) O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.
- d) Regra geral, para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade.
- e) O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo e em se tratando de atividades empresariais de caráter transitório.
- #160999
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A delegação de um serviço público pode ocorrer na forma de uma concessão, conforme disposição legal. Sobre a concessão de serviços públicos, é correto afirma que:
- a) Rege-se pelo direito privado, uma vez que estabelece relação entre concessionário e a administração concedente.
- b) Prescinde a elaboração de contrato entre as partes.
- c) A lei prevê que a concessão de serviços públicos deve ser precedida de licitação na modalidade tomada de preço.
- d) A concessão de uso de bem público apenas poderá ser efetivada na modalidade temporária.
- e) A lei prevê que a concessão de serviços públicos deve ser precedida de licitação na modalidade concorrência.
- #161000
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre os bens públicos, é correto afirmar que:
- a) Existe expressa vedação legal para remuneração por particulares pelo uso de bens públicos.
- b) Se concedida por prazo indeterminado, é revogável a qualquer tempo pela administração a outorga para utilização privativa do bem público, não tendo o particular direito a respectiva indenização.
- c) O bem público pode ser desafetado tacitamente ou pelo não uso prolongado.
- d) A concessão de uso de bem público apenas poderá ser efetivada na modalidade temporária.
- e) Nenhuma das alternativas está correta.
- #161001
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A honestidade está intimamente relacionada com qual principio atinente aos atos administrativos?
- a) Eficiência.
- b) Moralidade.
- c) Eficácia.
- d) Impessoalidade.
- e) Ampla defesa.
- #161002
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A Lei 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos, nos casos de enriquecimento ilícito no exercício do mandato, cargo, emprego ou função pública direta, indireta ou fundacional. Assim, assinale a alternativa correta sobre a ação civil por improbidade administrativa:
- a) Na fixação das penas previstas na Lei 8.429/92 o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.
- b) O dano ao erário é imprescindível para caracterização de atos de improbidade administrativa.
- c) É quinquenal o prazo prescricional para ressarcimento do dano ao erário.
- d) A aplicação das sanções previstas na Lei 8.429/92 depende da aprovação ou rejeição das contas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.
- e) Não estão sujeitos as penalidades da Lei 8.429/92 os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba beneficio fiscal ou creditício de órgão público.
- #161003
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a alternativa que NÃO corresponde ás finanças públicas e aos princípios gerais da atividade econômica:
- a) As matérias atinentes ás finança públicas deverão ser regulamentadas por lei complementar por expressa previsão constitucional.
- b) As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos ás do setor privado.
- c) São princípios gerais da atividade econômica a soberania nacional, a propriedade privada e a busca do pleno emprego.
- d) A lei disciplinará, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivará os reinvestimentos e regulará a remessa de lucro.
- e) Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização e incentivo, sendo o planejamento exercido pelas entidades privadas competentes.
- #161004
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
No que se refere a desapropriação para reforma agrária pelo interesse social, pode-se afirmar que:
- a) Haverá prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão.
- b) Cabe a lei ordinária estabelecer procedimento contraditório especial, de rito sumário, para o processo judicial de desapropriação.
- c) Não estão isentas de impostos federais as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária.
- d) As benfeitorias necessária serão indenizadas em dinheiro, ao passo que as úteis não serão indenizadas.
- e) Haverá orçamento semestral para fixar o volume total de títulos da divida agrária, assim como o montante de recursos para atender ao programa de reforma agraria no exercício.
- #161005
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Ibiporã-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Assim como o Mandado de Segurança e o Habeas corpus, o Habeas data é um remédio constitucional. Assinale a alternativa correta:
- a) O julgamento de habeas data contra ato de Ministro do Estado é de competência do Supremo Tribunal Federal.
- b) Compete ao Superior Tribunal de Justiça o julgamento de habeas data contra ato de juiz federal ou do próprio Tribunal Regional Federal.
- c) O habeas data será concedido para a ratificação de dados, quando se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
- d) Conceder-se-á habeas data para anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro mas justificável que esteja sob pendência judicial ou amigável.
- e) O habeas data será concedido para assegurar o conhecimento de informações relativas a pessoa do impetrante ou de seu ascendente ou descendente de qualquer grau, bem como colaterais até terceiro grau, inclusive.