Processando...

Prova SEDUC-SP - Lei nº 9.394 (L.D.B) 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO

Prova SEDUC-SP - Lei nº 9.394 (L.D.B) 1 - Questões e Simulados (Edital 2014)

📚 Simulado SEDUC-SP | Analista de Tecnologia da Informação | cód.2586

Está se preparando para o concurso SEDUC-SP? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.

 

🔗 Vejam mais simulados SEDUC-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SEDUC-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SEDUC-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SEDUC-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SEDUC-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SEDUC-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-SP.

Ver apostilas para SEDUC-SP


📢 Concursos Abertos para SEDUC-SP

Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SEDUC-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#31827
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
médio

(1,0) 1 - 

(PaqTcPB  UFPA/2012) Analise as proposições abaixo referentes à direitos garantidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (5692/96): 


I - Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. 

II - Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade. 

III - Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades. 

Está(ão) correta(s):

  • a) Apenas I e II.
  • b) Apenas I e III.
  • c) Apenas II e III.
  • d) Apenas II.
  • e) I, II e III.
#31828
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 2 - 

(PaqTcPB  UFPA/2012) Sobre a estrutura e organização do ensino médio, prevista na LDB 9.394/96 analise as proposições abaixo:

I - O ensino médio é etapa final da educação básica e possui duração mínima de três anos. 

II - O ensino de pelo menos duas línguas estrangeiras modernas é exigido, de forma obrigatória, no ensino médio. 

III - Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. 

Está(ão) correta(s): 

  • a) Apenas I e II.
  • b) Apenas I e III.
  • c) Apenas II.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II e III.
#31829
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
médio

(1,0) 3 - 

(PaqTcPB  UFPA/2012) Sobre as competências dos Estados e Municípios em relação à Educação, prevista na LDB 9.394/96, analise as proposições abaixo: 

I - Cabe aos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. 

II - Aos Estados é conferida a responsabilidade de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. 

III - O Distrito Federal deve assumir as competências referentes aos Estados e aos Municípios. 

Está(ão) corretas:

  • a) Apenas I e III.
  • b) I, II e III.
  • c) Apenas II e III.
  • d) Apenas II.
  • e) Apenas I e II.
#31830
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 4 - 

(PaqTcPB  UFPA/2012) Analise as proposições abaixo referentes à gestão democrática das escolas no Brasil: 


I - Um dos princípios de gestão democrática da educação básica, previstos na LDB 9.394/96, é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. 

II - A LDB 9.394/96 assegura o direito de participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. 

III - De acordo com a LDB 9.394/96, todos os diretores de escolas da educação básica devem ser indicados pelo secretário da educação do município ou do estado. 

Está(ão) correta(s): 

  • a) I, II e III.
  • b) Apenas I e III.
  • c) Apenas I e II.
  • d) Apenas II.
  • e) Apenas II e III.
#31831
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

(PaqTcPB  UFPA/2012) Sobre as obrigações dos estabelecimentos de ensino, previstas na LDB 9.394/96, é INCORRETO afirmar que: 

  • a) Os estabelecimentos de ensino devem prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento. 
  • b) Cada estabelecimento de ensino deve elaborar e executar a sua proposta pedagógica, respeitando as normas comuns. 
  • c)  Os recursos financeiros, humanos e materiais não podem ser administrados pelos estabelecimentos de ensino. 
  • d) O cumprimento dos dias letivos e as horas-aula estabelecidas devem ser assegurados pelos estabelecimentos de ensino. 
  • e) A articulação entre família e escola é de competência dos estabelecimentos de ensino. 
#31832
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 6 - 

(COPEVAL UFAL/2011) A LDB, Lei n.º 9.394, de dezembro de 1996, assegura ao ensino superior maior flexibilidade na organização curricular dos cursos, atendendo à necessidade de uma profunda revisão. Esta revisão proposta refere-se ao que consta do Decreto 2.306 de 1997, que estabelece que as Diretrizes Curriculares são referências para as avaliações dos cursos. Dadas as afirmativas seguintes, sobre as Diretrizes Curriculares, 


I. A Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional tem competência legal para deliberar sobre as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação propostas. 

II. Os cursos de licenciaturas devem ter orientações para a formação do magistério com projeto pedagógico próprio. 

III. Com as novas Diretrizes Curriculares haveria uma separação entre os conteúdos do bacharelado e da licenciatura porque estes devem ter carga horária menor e menor grau de aprofundamento. 

IV. As Novas Diretrizes dos cursos de graduação ratificam a rigidez que advém, em grande parte da fixação de currículos mínimos e progressiva diminuição de liberdades das instituições para organizar suas atividades. 

verifica-se que estão corretas somente

  • a) I e II.
  • b) I e IV.
  • c)  III e IV.
  • d) II e IV.
  • e) I e III.
#31833
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

(COPEVAL UFAL/2011) Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aponte qual das opções abaixo não representa um princípio com base no qual o ensino deva ser ministrado. 

  • a) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  • b) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
  • c) Valorização da experiência extraescolar.
  • d) Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
  • e) Desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
#31834
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 8 - 

(CONCSULPLAN  PREF. CONGONHAS/2010) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº. 9394/96, entendida como a orientação legal para a construção das diretrizes curriculares nacionais dela advindas, no seu artigo 26 e incisos, afirma:


I. Os currículos dos Ensinos Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. 

II. Nos currículos do Ensino Fundamental e Médio, devem abranger facultativamente o estudo da língua portuguesa, da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural, da realidade social e política. 

III. Na parte diversificada do currículo será obrigatório, a partir do sétimo ano, o estudo de uma língua estrangeira, preferencialmente a língua inglesa. 

IV. A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, incluindo os cursos noturnos, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar. 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): 

  • a) I
  • b) I, II
  • c) I, III
  • d) III, IV
  • e) IV
#31835
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

(CONSULPLAN PREF. RESENDE/2010) A LDB, Lei nº. 9394/96, segue o princípio da flexibilidade, sempre com base na ideia de que cada sistema e cada escola têm suas peculiaridades e, por isso, devem adotar alternativas que considerarem mais adequadas, apresentando várias possibilidades para a organização da educação básica. São tipos de organização que a LDB sugere, EXCETO

  • a) Alternância regular de períodos de estudos, com momentos de permanência na escola e de realização de atividades práticas no local de residência do estudante.
  • b) Séries anuais ou períodos semestrais.
  • c) Grupos não seriados, com base na idade, na competência ou em outros critérios.
  • d) Calendário escolar adequado às peculiaridades locais, inclusive podendo reduzir o mínimo previsto na lei, a critério do respectivo sistema de ensino.
  • e) Ciclos que ampliam o tempo de aprendizagem e redistribuem os conteúdos escolares, possibilitando aos alunos, avanços sucessivos na apropriação dos conhecimentos.
#31836
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei nº 9.394 (L.D.B)
Concurso
SEDUC-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

(CESPE DPU/2010) A respeito da LDB, assinale a opção correta.

  • a) Essa lei tem, como princípio, o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas assim como o respeito à liberdade e o apreço à tolerância.
  • b) Essa lei determina que os sistemas de ensino devem definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica e a participação da comunidade local na elaboração do projeto pedagógico da escola.
  • c) A lei supramencionada garante padrão máximo de qualidade de ensino, definido como a variedade e quantidade máxima de insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem.
  • d) A referida lei garante vaga na escola pública de educação infantil mais próxima da residência a toda criança a partir do dia em que completar três anos de idade.
  • e) Segundo essa lei, é dever da União assumir o transporte escolar dos alunos.