Prova SEDUC-SP - Lei nº 9.394 (L.D.B) 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-SP | Analista de Tecnologia da Informação | cód.2586
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🧪 Este Simulado SEDUC-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-SP
- 👔 Cargo: Analista de Tecnologia da Informação
- 📚 Matéria: Lei nº 9.394 (L.D.B)
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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- #31827
- Banca
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- Matéria
- Lei nº 9.394 (L.D.B)
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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- 3
(1,0) 1 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Analise as proposições abaixo referentes à direitos garantidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (5692/96):
I - Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
II - Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade.
III - Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas II e III.
- d) Apenas II.
- e) I, II e III.
- #31828
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- 2
(1,0) 2 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Sobre a estrutura e organização do ensino médio, prevista na LDB 9.394/96 analise as proposições abaixo:
I - O ensino médio é etapa final da educação básica e possui duração mínima de três anos.
II - O ensino de pelo menos duas línguas estrangeiras modernas é exigido, de forma obrigatória, no ensino médio.
III - Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas II.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #31829
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(1,0) 3 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Sobre as competências dos Estados e Municípios em relação à Educação, prevista na LDB 9.394/96, analise as proposições abaixo:
I - Cabe aos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.
II - Aos Estados é conferida a responsabilidade de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
III - O Distrito Federal deve assumir as competências referentes aos Estados e aos Municípios.
Está(ão) corretas:
- a) Apenas I e III.
- b) I, II e III.
- c) Apenas II e III.
- d) Apenas II.
- e) Apenas I e II.
- #31830
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(1,0) 4 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Analise as proposições abaixo referentes à gestão democrática das escolas no Brasil:
I - Um dos princípios de gestão democrática da educação básica, previstos na LDB 9.394/96, é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II - A LDB 9.394/96 assegura o direito de participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III - De acordo com a LDB 9.394/96, todos os diretores de escolas da educação básica devem ser indicados pelo secretário da educação do município ou do estado.
Está(ão) correta(s):
- a) I, II e III.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas II.
- e) Apenas II e III.
- #31831
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(1,0) 5 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Sobre as obrigações dos estabelecimentos de ensino, previstas na LDB 9.394/96, é INCORRETO afirmar que:
- a) Os estabelecimentos de ensino devem prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
- b) Cada estabelecimento de ensino deve elaborar e executar a sua proposta pedagógica, respeitando as normas comuns.
- c) Os recursos financeiros, humanos e materiais não podem ser administrados pelos estabelecimentos de ensino.
- d) O cumprimento dos dias letivos e as horas-aula estabelecidas devem ser assegurados pelos estabelecimentos de ensino.
- e) A articulação entre família e escola é de competência dos estabelecimentos de ensino.
- #31832
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(1,0) 6 -
(COPEVAL UFAL/2011) A LDB, Lei n.º 9.394, de dezembro de 1996, assegura ao ensino superior maior flexibilidade na organização curricular dos cursos, atendendo à necessidade de uma profunda revisão. Esta revisão proposta refere-se ao que consta do Decreto 2.306 de 1997, que estabelece que as Diretrizes Curriculares são referências para as avaliações dos cursos. Dadas as afirmativas seguintes, sobre as Diretrizes Curriculares,
I. A Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional tem competência legal para deliberar sobre as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação propostas.
II. Os cursos de licenciaturas devem ter orientações para a formação do magistério com projeto pedagógico próprio.
III. Com as novas Diretrizes Curriculares haveria uma separação entre os conteúdos do bacharelado e da licenciatura porque estes devem ter carga horária menor e menor grau de aprofundamento.
IV. As Novas Diretrizes dos cursos de graduação ratificam a rigidez que advém, em grande parte da fixação de currículos mínimos e progressiva diminuição de liberdades das instituições para organizar suas atividades.
verifica-se que estão corretas somente
- a) I e II.
- b) I e IV.
- c) III e IV.
- d) II e IV.
- e) I e III.
- #31833
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(1,0) 7 -
(COPEVAL UFAL/2011) Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aponte qual das opções abaixo não representa um princípio com base no qual o ensino deva ser ministrado.
- a) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
- b) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
- c) Valorização da experiência extraescolar.
- d) Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
- e) Desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
- #31834
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(1,0) 8 -
(CONCSULPLAN PREF. CONGONHAS/2010) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº. 9394/96, entendida como a orientação legal para a construção das diretrizes curriculares nacionais dela advindas, no seu artigo 26 e incisos, afirma:
I. Os currículos dos Ensinos Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
II. Nos currículos do Ensino Fundamental e Médio, devem abranger facultativamente o estudo da língua portuguesa, da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural, da realidade social e política.
III. Na parte diversificada do currículo será obrigatório, a partir do sétimo ano, o estudo de uma língua estrangeira, preferencialmente a língua inglesa.
IV. A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, incluindo os cursos noturnos, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- a) I
- b) I, II
- c) I, III
- d) III, IV
- e) IV
- #31835
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(1,0) 9 -
(CONSULPLAN PREF. RESENDE/2010) A LDB, Lei nº. 9394/96, segue o princípio da flexibilidade, sempre com base na ideia de que cada sistema e cada escola têm suas peculiaridades e, por isso, devem adotar alternativas que considerarem mais adequadas, apresentando várias possibilidades para a organização da educação básica. São tipos de organização que a LDB sugere, EXCETO:
- a) Alternância regular de períodos de estudos, com momentos de permanência na escola e de realização de atividades práticas no local de residência do estudante.
- b) Séries anuais ou períodos semestrais.
- c) Grupos não seriados, com base na idade, na competência ou em outros critérios.
- d) Calendário escolar adequado às peculiaridades locais, inclusive podendo reduzir o mínimo previsto na lei, a critério do respectivo sistema de ensino.
- e) Ciclos que ampliam o tempo de aprendizagem e redistribuem os conteúdos escolares, possibilitando aos alunos, avanços sucessivos na apropriação dos conhecimentos.
- #31836
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(1,0) 10 -
(CESPE DPU/2010) A respeito da LDB, assinale a opção correta.
- a) Essa lei tem, como princípio, o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas assim como o respeito à liberdade e o apreço à tolerância.
- b) Essa lei determina que os sistemas de ensino devem definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica e a participação da comunidade local na elaboração do projeto pedagógico da escola.
- c) A lei supramencionada garante padrão máximo de qualidade de ensino, definido como a variedade e quantidade máxima de insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem.
- d) A referida lei garante vaga na escola pública de educação infantil mais próxima da residência a toda criança a partir do dia em que completar três anos de idade.
- e) Segundo essa lei, é dever da União assumir o transporte escolar dos alunos.