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Simulado Professor de Anos Iniciais | Pedagogia | CONCURSO

Simulado Professor de Anos Iniciais | Pedagogia

📚 Simulado Professor de Anos Iniciais | Pedagogia

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🧪 Este Simulado Professor de Anos Iniciais foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: Prefeitura de Mogeiro-PB
  • 👔 Cargo: Professor de Anos Iniciais
  • 📚 Matéria: Pedagogia
  • 🧩 Assuntos do Simulado: Temas Educacionais Pedagógicos, Aspectos Sociológicos da Educação, Legislação da Educação, Educação e Filosofia, Planejamento Educacional, Currículo (Teoria e Prática)
  • 🏢 Banca Organizadora: ÁPICE
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#271448
Banca
ÁPICE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Mogeiro-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 - 

Analise o texto a seguir:

“A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e a atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.” (José Carlos Libâneo, 2013, p. 21).

A partir do texto acima infere-se que:

I- Os professores precisam compreender as contradições que atravessam a nossa sociedade e precisam acreditar que as relações sociais existentes na sociedade não são estáticas.
II- Na sociedade de classes, os trabalhadores não têm liberdade para formular objetivos e meios do processo educativo alinhados com as lutas pela transformação do sistema de relações sociais vigentes.
III- O reconhecimento do papel político do trabalho docente implica a compreensão e a luta pela modificação das relações de poder.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • a) I e III apenas.
  • b) II apenas.
  • c) III apenas.
  • d) I apenas.
  • e) II e III apenas.
#271449
Banca
ÁPICE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Mogeiro-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 2 - 

O planejamento da escola segue uma metodologia que denota a visão de poder subjacente às práticas educativas. No modelo de planejamento participativo:

  • a) A execução do plano é imposta.
  • b) Na preparação e elaboração do plano, a participação é nula.
  • c) A participação é realizada sob a forma do consenso.
  • d) A participação é resultado de uma negociação.
  • e) O poder é exercido como um serviço e a gestão do plano é chamada de autogestão.
#271450
Banca
ÁPICE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Mogeiro-PB
Tipo
Múltipla escolha
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1
fácil

(1,0) 3 - 

A escola inclusiva protagonizada a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 9394/96 está a demandar dos professores um perfil e formação:

  • a) Formação na área de Pedagogia.
  • b) Formação na área das Ciências Humanas e Sociais.
  • c) Um professor que administre sua própria formação, atualizando-a permanentemente, independente da área de formação escolhida.
  • d) Formação na área tecnológica, com perfil refinado.
  • e) Com larga experiência na área de educação especial.
#271451
Banca
ÁPICE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Mogeiro-PB
Tipo
Múltipla escolha
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1
fácil

(1,0) 4 - 

A Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) é considerada um marco para a educação inclusiva porque:

  • a) Instituiu as classes de educação especial para o atendimento de pessoas com deficiências.
  • b) Foi a partir dela que a política de educação inclusiva começou a ser divulgada e adotada por diferentes sistemas educacionais do mundo todo.
  • c) Defendeu o paradigma de integração de pessoas com deficiência à escola comum.
  • d) A Declaração de Salamanca é um tratado que aborda exclusivamente a educação de pessoas com deficiências.
  • e) Corrobora a tese de que não são todos os alunos com deficiência que têm possibilidade de escolarização.
#271452
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(1,0) 5 - 

As formas de ensinar sofreram alterações ao longo dos tempos em função de diferentes concepções acerca do ensinar e do aprender. No contexto das abordagens de ensino, a abordagem humanista assenta-se na tese:

  • a) O ensino deve privilegiar a variedade e quantidade de noções, conceitos e informações.
  • b) A sistematização dos conhecimentos de forma acabada deve ser a única preocupação do professor.
  • c) Os comportamentos esperados dos alunos são instalados e mantidos por condicionantes e reforçados arbitrários, tais como: elogios, notas, prêmios.
  • d) O ensino está centrado na pessoa, o que implica orientar o aluno para sua própria experiência para que, desta forma, possa estruturar-se e agir.
  • e) Jogos, leituras, visitas, excursões e trabalhos em equipe são as atividades essenciais para que o aluno aprenda.
#271453
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(1,0) 6 - 

Os objetivos de ensino orientam o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação. A seguir, encontram-se algumas caraterísticas dos objetivos apontadas pelo educador Marcos Tarciso Masetto (1997):

I- Realismo é a característica do objetivo que aponta verdadeiramente as necessidades, carências e expectativas do aprendiz e da comunidade em seu processo histórico.
II- Os objetivos específicos referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor tempo.
III- Viabilidade é uma característica indesejável em um objetivo.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • a) II apenas.
  • b) II e III apenas.
  • c) I e II apenas.
  • d) I apenas.
  • e) III apenas.
#271454
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(1,0) 7 - 

Ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde por tempo prolongado, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB Nº 9394/96 atualizada, é assegurado:

  • a) O afastamento pelo prazo de 30 (trinta) dias, mediante atestado médico.
  • b) Atendimento educacional durante o período de internação, conforme dispuser o regulamento do Poder Público, na esfera de sua competência federativa.
  • c) A desobrigação de todas as suas atividades educacionais pelo tempo que perdurar o tratamento de saúde.
  • d) Atendimento educacional durante o período de internação, em conformidade com o regulamento do Poder Público, independentemente da esfera de competência federativa.
  • e) A desobrigação de algumas atividades educacionais durante o período em que estiver internado, seja em regime hospitalar ou domiciliar.
#271455
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(1,0) 8 - 

Recensear anualmente crianças e adolescentes em idade escolar, bem como jovens e adultos que não concluíram a respectiva etapa da educação obrigatória, de acordo com a LDB Nº 9394/96 atualizada, é um encaminhamento do Poder Público para garantir o acesso:

  • a) À educação básica
  • b) Ao benefício social.
  • c) Ao ensino fundamental.
  • d) À educação infantil.
  • e) Ao no ensino médio.
#271456
Banca
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(1,0) 9 - 

A LDB Nº 9.394/96, atualizada, determina que o currículo da educação básica deve ter base nacional comum e uma parte complementar, de acordo com características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. No que tange ao conteúdo do currículo do ensino fundamental:

I- A prática da educação física é facultativa ao aluno que não tem prole.
II- A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar desde que o tempo mínimo de exibição mensal seja de 2 horas de duração.
III- O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena é obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • a) I, II e III.
  • b) III apenas.
  • c) II apenas.
  • d) I apenas.
  • e) II e III apenas.
#271457
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Pedagogia
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Prefeitura de Mogeiro-PB
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(1,0) 10 - 

Na perspectiva das autoras Alice Casimiro e Elizabeth Macedo (2011), currículo é:

  • a) O resultado de uma relação de poder, sem nenhuma intervenção dos sujeitos envolvidos.
  • b) O rol dos conhecimentos assimilados ao longo de um período de estudo.
  • c) Os conhecimentos oficializados pelo sistema de ensino e que são trabalhados na escola.
  • d) Um texto que tenta redirecionar o leitor, mas que o faz apenas parcialmente.
  • e) A carreira que o estudante desenvolve em sua trajetória escolar.