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Simulado Banestes - Conhecimentos Bancários | CONCURSO

Simulado Banestes - Conhecimentos Bancários

OBJETIVOS | Simulado Banestes - Conhecimentos Específicos

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado Banestes - Conhecimentos Específicos

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Banestes.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Banestes - Conhecimentos Específicos

Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Médio do cargo de Técnico Bancário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Banestes.

*Conteúdo Programático do Simulado Banestes - Conhecimentos Específicos.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Sistema financeiro nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM - Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções do Mercado de capitais e de Câmbio. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Autorregulação Bancária. Noções básicas sobre os crimes de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores. Prevenção da utilização do Sistema Financeiro para os atos ilícitos, em conformidade com a lei 9.613/1998. Guia de Conduta Ética do Banestes (disponível no sítio do Banestes na Internet); Ruptura digital no setor bancário e financeiro; Resolução BACEN nº 4.539, de 24 de novembro de 2016.
ATENDIMENTO (focado em vendas): Marketing em empresas de serviços; Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido pelo cliente; Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; Interação entre vendedor e cliente; Qualidade no atendimento a clientes; Resolução BACEN nº 4.539, de 24 de novembro de 2016; Atendimento digital.
TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivo; análise do mercado, metas. Técnicas de vendas de Produtos e Serviços bancários e financeiros: planejamento, técnicas; motivação para vendas; Produto, Preço, Praça, Promoção; Vantagem competitiva; Como lidar com a
concorrência; Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Noções de Marketing de Relacionamento.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.

#44162
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Todo atendimento passa por momentos da verdade, que são os contatos entre o cliente e as empresas.
Esses contatos são preciosos porque:

  • a) são avaliados apenas nos primeiros momentos;
  • b) criam as condições para que as objeções sejam vencidas;
  • c) podem favorecer uma venda, se forem de boa qualidade;
  • d) são construídos unicamente pelos profissionais de atendimento;
  • e) podem ser uniformizados e replicados no momento da verdade.
#44163
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores.
Sua função primordial é a recuperação dos depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, até determinado valor, em caso de:

  • a) fusão, cisão ou aquisição;
  • b) abertura de capital;
  • c) fechamento de capital;
  • d) oferta pública inicial;
  • e) intervenção, liquidação ou falência.
#44164
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

A atividade de gestão de marketing de um banco lida com o ambiente externo e com o ambiente interno. São muitas as variáveis que interferem nos processos de negócios, sendo que diversas delas encontram-se fora do controle da empresa.
Um exemplo de variável incontrolável pelo banco é:

  • a) o mix de marketing;
  • b) a localização das filiais;
  • c) o marketing institucional;
  • d) o site da empresa na internet;
  • e) a situação social, econômica e cultural do país.
#44165
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

O Banco Central possui autorização para realizar intervenções no mercado de câmbio e um dos instrumentos para tal consiste num acordo em que o Banco Central paga aos investidores os juros do período e recebe em troca a variação da taxa de câmbio.
Trata-se da seguinte operação:

  • a) compra de dólar pronto;
  • b) venda de dólar pronto;
  • c) swap cambial reverso;
  • d) swap cambial;
  • e) venda futura de dólar.
#44166
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 5 - 

A remuneração atual da caderneta de poupança possui um componente básico, baseado na taxa referencial (TR), e um adicional, dependente da política monetária corrente.
O parâmetro de política monetária utilizado no cálculo é a:

  • a) taxa do CDI – Certificado de Depósito Interbancário;
  • b) meta da taxa Selic;
  • c) meta de inflação;
  • d) taxa Selic diária;
  • e) rentabilidade média das NTN-B’s.
#44167
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 6 - 

Analise as três situações a seguir.
I. Clara, para ocultar a utilização de bens provenientes de infração penal de receptação, os converte em ativos lícitos.
II. Joana, para dissimular a utilização de bens provenientes de crime anterior praticado por terceiro, os adquire e, posteriormente, troca aqueles bens.
III. Paloma oculta a origem de direitos provenientes indiretamente de infração penal de peculato.
De acordo com as previsões do Art. 1º da Lei nº 9.613/98, é correto afirmar que configura(m) crime de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, a(s) conduta(s) de:

  • a) Clara, Joana e Paloma;
  • b) Clara e Joana, apenas;
  • c) Clara, apenas;
  • d) Joana, apenas;
  • e) Paloma, apenas.
#44168
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 7 - 

Se a taxa de câmbio estiver num patamar muito baixo, por exemplo, R$ 2,00 por dólar americano, e o Banco Central desejar realizar uma intervenção para aproximar a taxa de R$ 3,00, é preciso que a instituição: 

  • a) venda dólares no mercado de câmbio à vista;
  • b) venda dólares no mercado de câmbio futuro;
  • c) fique comprada num swap cambial reverso; 
  • d) fique comprada num swap cambial tradicional;
  • e) realize a emissão de títulos cambiais no mercado.
#44169
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 8 - 

Em garantia de empréstimo concedido pelo Banco W, Tereza deu um imóvel de sua propriedade ao credor. A garantia constituída abrange todas as acessões, melhoramentos ou construções do imóvel e não impede a proprietária de aliená-lo.
Com base nessas informações, a garantia prestada por Tereza é: 

  • a) aval;
  • b) fiança bancária; 
  • c) alienação fiduciária em garantia;
  • d) hipoteca;
  • e) anticrese.
#44170
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 9 - 

Com relação à satisfação do cliente, pode-se dizer que é: 

  • a) o fruto do julgamento do colaborador de atendimento;
  • b) o resultado da criação de uma expectativa alta;
  • c) o encantamento do cliente com o que ele recebeu do serviço;
  • d) o conjunto de percepções do serviço positivas e comuns aos clientes;
  • e) a relação entre o que o cliente percebeu do serviço e o que ele esperava.
#44171
Banca
FGV
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 10 - 

Será parte de seu trabalho no Banestes o atendimento a clientes com determinados perfis. Suponha que um cliente com certa disponibilidade de recursos e perfil mais conservador (mais avesso ao risco) lhe pergunte sobre a possibilidade de atingir a maior rentabilidade possível, líquida de imposto de renda, durante o próximo ano.
Se as projeções do Banestes indicarem a Selic em 8%, a taxa do CDI em 8% e a TR (taxa referencial) em 3% para o próximo ano, você deve dizer ao cliente que é melhor:

  • a) investir em títulos do Tesouro Nacional que rendem a Selic;
  • b) aplicar num CDB 100% CDI emitido pelo próprio Banestes;
  • c) aplicar em letras financeiras se a rentabilidade projetada também for de 8%;
  • d) aplicar numa caderneta de poupança fornecida pelo próprio Banestes;
  • e) aplicar num CDB 100% Selic emitido pelo próprio Banestes.