Sobre os deveres do estabelecimento de ensino, assinale a alternativa incorreta:
a)
Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
b)
Elaborar e executar sua proposta pedagógica;
c)
Omitir aos pais ou responsáveis informações sobre a frequência e rendimento dos alunos, uma vez que a própria instituição é competente para lidar de forma rígida com a situação;
d)
Administrar seu pessoal e seus recursos materiais financeiros.
Considerando-se as particularidades da faixa etária compreendida entre zero e seis anos e suas formas específicas de aprender criou-se categorias curriculares para organizar os conteúdos a serem trabalhados nas instituições de educação infantil. Dessa forma, assinale a alternativa correta:
a)
Esta organização visa a abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e de diferentes linguagens;
b)
Visa distorcer a identidade das crianças criada pelos pais;
c)
Visa tornar a criança cada vez mais dependente dos espaço onde estuda;
d)
Tem por finalidade desconstituir o processo de socialização pela criança.
Sobre o surgimento das creches, assinale a alternativa incorreta:
a)
A primeira instituição voltada ao amparo de crianças surgiu na Europa Medieval e foi chamada de “roda dos expostos”.
b)
Antigamente as creches tinham caráter assistencialista e caritativo e tinha como objetivo encobrir a identidade das mães solteiras que geralmente pertenciam à corte.
c)
A roda dos expostos servia de subterfúgio para se regular o tamanho das famílias, dado que na época não havia métodos eficazes de controle da natalidade.
d)
A prioridade da roda dos expostos era o atendimento aos pequenos, e uma tentativa de resolver determinadas questões que fossem de caráter de urgência a sociedade da época.
As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
Considerando a afirmação acima, é correto afirmar que:
a)
A organização das atividades de cuidado da criança não precisa ser parte integrante da proposta curricular da escola.
b)
Educar cuidando não inclui garantir a segurança, nem alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.
c)
Os atos de cuidar não contribuem para que a criança se aproprie dos modos culturalmente estabelecidos de promoção de saúde.
d)
As praticas envolvidas nos atos de cuidar, tais como alimentação, banho, controle dos esfíncteres garantem, apenas, o direito da criança de ser bem atendida.
e)
A criança bem pequena necessita da mediação do professor/monitor para adquirir autonomia no cuidar de si, o que torna evidente a relação indissociável entre o cuidar e o educar.
A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.
Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:
a)
A ampliação das relações sociais e afetivas da criança.
b)
O estabelecimento de atividades relacionadas às necessidades biológicas da criança.
c)
O brincar como uma das atividades privilegiadas para a aprendizagem e desenvolvimento infantil.
d)
A promoção prioritária do desenvolvimento cognitivo da criança, em relação às demais dimensões do aprender.
e)
O desenvolvimento da comunicação e expressão infantil por meio da apropriação e domínio de várias linguagens.
A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.
A relação correta entre as duas tabelas está representada por:
O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:
a)
os tempos destinados ao repouso e alimentação
b)
o estabelecimento de um ritmo comum ao grupo, evitando atender a demandas individuais
c)
as especificidades etárias, promovendo interações apenas entre crianças da mesma faixa etária
d)
o tempo longo de espera durante as atividades relacionadas à higiene, quando o professor atende a uma única criança por vez
e)
a organização de ambientes que ressignifiquem os modos de ser e de viver das famílias, redefinindo assim uma nova identidade
Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:
A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.
Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.
Neste sentido, a alternativa correta é:
a)
Arranjos físicos constantes e definidos favorecem a interação das crianças entre si e destas com o professor.
b)
O tamanho do espaço físico tem pouco impacto no trabalho pedagógico, já que estamos tratando de crianças pequenas.
c)
Para garantir a qualidade do trabalho é fundamental privilegiar a disposição e a quantidade de recursos alocados para o espaço físico.
d)
Espaços multifuncionais possibilitam que um mesmo ambiente assuma diferentes funções, permitindo sua constante reconstrução.
e)
A organização do espaço deve ser direcionada para atividades coletivas, pois não são previstas atividades individualizadas nessa etapa da Educação Básica.
Digite o que procura. Exemplo: OAB, OAB Tributário, etc