Excelente questão — e muito alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) e à LDB (Lei nº 9.394/1996).
Vamos analisar com atenção:
📘 Base teórica:
As instituições de Educação Infantil devem garantir a educação em sua integralidade, entendendo que “educar e cuidar são ações indissociáveis” (DCNEI, art. 4º, §1º).
Isso significa que o cuidado também é educativo, pois envolve mediação, intencionalidade pedagógica e desenvolvimento da autonomia e identidade da criança.
🔹 Análise das alternativas:
a) ❌ “A organização das atividades de cuidado da criança não precisa ser parte integrante da proposta curricular...”
→ Incorreta. O cuidado deve estar integrado ao currículo, pois faz parte do processo educativo.
b) ❌ “Educar cuidando não inclui garantir a segurança, nem alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.”
→ Errado. Educar cuidando inclui exatamente isso: promover segurança, curiosidade, ludicidade e expressão.
c) ❌ “Os atos de cuidar não contribuem para que a criança se aproprie dos modos culturalmente estabelecidos de promoção de saúde.”
→ Errado. Contribuem, sim — ao cuidar, a criança aprende práticas culturais de higiene, alimentação, autocuidado etc.
d) ❌ “As práticas de cuidar... garantem apenas o direito da criança de ser bem atendida.”
→ Errado. Não é “apenas atendimento”: é aprendizagem, desenvolvimento e construção da autonomia.
e) ✅ “A criança bem pequena necessita da mediação do professor/monitor para adquirir autonomia no cuidar de si, o que torna evidente a relação indissociável entre o cuidar e o educar.”
→ Correta. Essa afirmação reflete com precisão a concepção atual da Educação Infantil: cuidar e educar são dimensões complementares e inseparáveis.
✅ Resposta correta: letra (e)