Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Pedagogia | 44661

#44661
Banca
FUNRIO
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

A infância necessita de espaços onde as crianças possam movimentar-se, interagir, viver e conviver, desenvolvendo-se integralmente.

Assim, a Educação Infantil tem características muito particulares no que se refere à organização dos espaços nos quais se concretiza.

Neste sentido, a alternativa correta é:

Comentários da questão

  • - 10/11/2025 às 07:11

    Resposta correta: d) Espaços multifuncionais possibilitam que um mesmo ambiente assuma diferentes funções, permitindo sua constante reconstrução.


    🧒🏽 Explicação:

    Na Educação Infantil, o espaço físico é parte essencial do processo educativo — ele ensina, comunica e influencia as interações e aprendizagens.

    O espaço deve ser flexível, acolhedor e estimulante, favorecendo a autonomia, a criatividade e a convivência.


    🔍 Análise das alternativas:

    • (a)Arranjos físicos constantes e definidos → incorreto. O espaço não deve ser fixo, e sim dinâmico e adaptável, para acompanhar os interesses e necessidades das crianças.

    • (b)O tamanho do espaço físico tem pouco impacto → incorreto. O tamanho e a organização do espaço influenciam diretamente nas interações, segurança e liberdade de movimento.

    • (c)Privilegiar apenas recursos e materiais → incorreto. O importante não é apenas a quantidade de recursos, mas como o espaço é organizado e utilizado pedagogicamente.

    • (d)Espaços multifuncionais → correto. Ambientes que assumem diferentes funções e se transformam conforme a proposta pedagógica favorecem exploração, autonomia e diversidade de experiências.

    • (e)Somente atividades coletivas → incorreto. A Educação Infantil deve prever momentos individuais, em pequenos e grandes grupos, respeitando os ritmos e interesses das crianças.


    Conclusão: A alternativa (d) é a correta — os espaços multifuncionais refletem a concepção contemporânea de educação infantil como ambiente vivo e em constante reconstrução.