(1,0)
(UFU MG/2013) Com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República, considere as afirmativas a seguir sobre o padrão culto de linguagem.
I. O padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal. II. O padrão culto é aquele em que se observam as regras do padrão culto falado. III. O padrão culto é aquele em que se observam idiossincrasias linguísticas com certa parcimônia. IV. O padrão culto é aquele em que se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. Assinale a alternativa que apresenta apenas as estruturas corretas.
(MAKYIAMA DERAN RJ/2013) “Ato pelo qual as autoridades competentes (titulares de órgãos) determinam providências de caráter administrativo, visando a estabelecer normas de serviço e procedimentos para o(s) órgão(s), bem como definir situações funcionais e medidas de ordem disciplinar.”
A citação acima diz respeito a qual documento oficial descrito no Manual de Redação Oficial do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro?
(MAKIYAMA DETRAN RJ/2013) Correspondência Interna (CI) é “o veículo de mensagens rotineiras, objetivas e simples, que não venham a criar, alterar ou suprimir direitos e obrigações, nem tratar de assuntos de ordem pessoal”. De acordo com o Manual de Redação Oficial do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, a CI substitui qual outro documento cuja nomenclatura NÃO deve ser mais utilizada?
(CEPERJ RIO-PREVIDÊNCIA/2012) Nos contratos administrativos, as cláusulas que reconhecem as prerrogativas especiais conferidas à Administração Pública são conhecidas como:
(VUNESP/2007) A celebração de um contrato administrativo, tendo por objeto a construção de uma usina eólica, para ter validade jurídica,
(IBFC EBSERH/2013) Segundo a Lei Federal nº 8.666/1993 (Lei de Licitações), os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras, EXCETO:
(FCC TRF/2014) Em 2011, o Governador do Rio de Janeiro decretou situação de calamidade pública em sete municípios do Estado, em razão das fortes chuvas ocorridas na região serrana. O ato mencionado agilizou a contratação imediata de obras e serviços, de modo a reabilitar as cidades destruídas. A situação narrada trata de típica hipótese de:
(IBFC EBSERH/2013) Com relação às espécies de atos administrativos, pode- se afirmar que a homologação:
(CESPE TCE ES/2013) ADAPTADA - A respeito dos atos administrativos, assinale a opção correta.
(FCC TRF/2012) A atuação da Administração Pública
Recuperar senha