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Na perspectiva das autoras Alice Casimiro e Elizabeth Macedo (2011), currículo é:
A LDB Nº 9.394/96, atualizada, determina que o currículo da educação básica deve ter base nacional comum e uma parte complementar, de acordo com características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. No que tange ao conteúdo do currículo do ensino fundamental:I- A prática da educação física é facultativa ao aluno que não tem prole.II- A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar desde que o tempo mínimo de exibição mensal seja de 2 horas de duração. III- O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena é obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.Está CORRETO o que se afirma em:
Recensear anualmente crianças e adolescentes em idade escolar, bem como jovens e adultos que não concluíram a respectiva etapa da educação obrigatória, de acordo com a LDB Nº 9394/96 atualizada, é um encaminhamento do Poder Público para garantir o acesso:
Ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde por tempo prolongado, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB Nº 9394/96 atualizada, é assegurado:
Os objetivos de ensino orientam o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação. A seguir, encontram-se algumas caraterísticas dos objetivos apontadas pelo educador Marcos Tarciso Masetto (1997):I- Realismo é a característica do objetivo que aponta verdadeiramente as necessidades, carências e expectativas do aprendiz e da comunidade em seu processo histórico.II- Os objetivos específicos referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor tempo.III- Viabilidade é uma característica indesejável em um objetivo.Está CORRETO o que se afirma em:
As formas de ensinar sofreram alterações ao longo dos tempos em função de diferentes concepções acerca do ensinar e do aprender. No contexto das abordagens de ensino, a abordagem humanista assenta-se na tese:
A Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) é considerada um marco para a educação inclusiva porque:
A escola inclusiva protagonizada a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 9394/96 está a demandar dos professores um perfil e formação:
O planejamento da escola segue uma metodologia que denota a visão de poder subjacente às práticas educativas. No modelo de planejamento participativo:
Analise o texto a seguir:“A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e a atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.” (José Carlos Libâneo, 2013, p. 21).A partir do texto acima infere-se que: I- Os professores precisam compreender as contradições que atravessam a nossa sociedade e precisam acreditar que as relações sociais existentes na sociedade não são estáticas.II- Na sociedade de classes, os trabalhadores não têm liberdade para formular objetivos e meios do processo educativo alinhados com as lutas pela transformação do sistema de relações sociais vigentes.III- O reconhecimento do papel político do trabalho docente implica a compreensão e a luta pela modificação das relações de poder.Está CORRETO o que se afirma em:
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