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O planejamento da escola segue uma metodologia que denota a visão de poder subjacente às práticas educativas. No modelo de planejamento participativo:
Analise o texto a seguir:“A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e a atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.” (José Carlos Libâneo, 2013, p. 21).A partir do texto acima infere-se que: I- Os professores precisam compreender as contradições que atravessam a nossa sociedade e precisam acreditar que as relações sociais existentes na sociedade não são estáticas.II- Na sociedade de classes, os trabalhadores não têm liberdade para formular objetivos e meios do processo educativo alinhados com as lutas pela transformação do sistema de relações sociais vigentes.III- O reconhecimento do papel político do trabalho docente implica a compreensão e a luta pela modificação das relações de poder.Está CORRETO o que se afirma em:
Durante uma reunião pedagógica, professores debatem sobre os desafios enfrentados em sala de aula. Esse tipo de prática está diretamente relacionado à:
Em uma sala de aula onde a relação professor/aluno é baseada no diálogo e no respeito mútuo, é possível observar:
O trabalho interdisciplinar contribui para uma aprendizagem mais significativa. Com base nessa ideia, qual das alternativas representa uma ação interdisciplinar em sala de aula?
No planejamento de ensino, cada elemento tem sua função específica. O momento de definir o que se espera que o aluno aprenda corresponde a qual componente?
De acordo com as bases psicológicas da aprendizagem, o professor deve considerar o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno. Qual alternativa apresenta uma prática pedagógica coerente com essa perspectiva?
Entre as teorias de currículo, há aquelas que defendem o currículo como instrumento de poder e controle, enquanto outras valorizam a construção coletiva do conhecimento. Assinale a alternativa que expressa uma concepção crítica de currículo.
A escola é considerada um espaço de formação integral do sujeito, influenciada pelas transformações sociais, culturais e econômicas. Nesse sentido, a relação entre educação e sociedade pode ser compreendida como:
A Resolução CNE/CEB nº 7/2010 define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, estabelecendo princípios e orientações para a organização pedagógica das escolas brasileiras. Sobre as concepções e implicações pedagógicas dessa normativa, assinale a alternativa correta:
Com base na LDB (Lei nº 9.394/1996), assinale a alternativa correta sobre os princípios e a organização da educação nacional:
Com base na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta sobre a organização e os princípios do sistema educacional brasileiro:
O que é aquaplanagem?
Qual a importância de fazer revisões periódicas no veículo?
Qual a melhor forma de lidar com condutores agressivos no trânsito?
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