Simulado UNIFAL-MG | CONCURSO
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🧪 Este Simulado UNIFAL-MG foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: UNIFAL-MG
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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Questões do concurso UNIFAL-MG
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Concursos abertos para UNIFAL-MG
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- #210674
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Mariana Silva foi convidada para ministrar um Curso sobre o tema “Redação Oficial”. Considerando que a servidora possui grande conhecimento desse assunto e que observou, com rigor, todas as normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2002), qual orientação não foi dada por ela?
- a) O uso de Vossa Magnificência e de Magnânimo(a) Reitor(a) deve ser empregado por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade.
- b) O uso do tratamento digníssimo (DD) às autoridades foi abolido uma vez que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público.
- c) Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico, devendo ser, como regra geral, empregado apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado ou, por costume, para designar bacharéis em Direito e em Medicina.
- d) Vossa Senhoria é empregado para Pró-Reitor, Chefe de Departamento, Conselheiro de qualquer órgão deliberativo ou consultivo da UNIFAL-MG, Coordenador de Curso e ilustríssimo não deve ser usado para particulares, sendo suficiente o pronome de tratamento Senhor(a).
- #210675
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UNIFAL-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “a omissão de certos termos ao fazermos uma comparação, omissão própria da língua falada, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto: nem sempre é possível identificar, pelo contexto, qual o termo omitido. A ausência indevida de um termo pode impossibilitar o entendimento do sentido que se quer dar a uma frase” (BRASIL, 2002). Em qual sentença a omissão comprometeu a clareza do texto?
- a) Contratam-se colaboradores, de preferência com experiência.
- b) O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os Ministérios do Governo.
- c) A UNIFAL-MG comprou café e leite para os convidados; a instituição parceira, torradas e queijo.
- d) O Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado tem entrada de alunos no primeiro semestre, o de Licenciatura no segundo.
- #210676
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(1,0) 3 -
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2002) e observando a norma padrão da Língua Portuguesa, todo servidor deve saber que:
- a) “Respeitosamente” é usado para o Presidente da República e “Atenciosamente” para autoridades de hierarquia inferior.
- b) Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Deve-se transferir para essa página ao menos o último parágrafo anterior ao fecho.
- c) Excluídas as comunicações assinadas pelo Reitor, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
- d) “Att.” é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a redução de “attention” / “in attention to”, expressão da escrita empresarial norte-americana usada para direcionar o documento a um destinatário específico. Em português, essa expressão corresponde à redução “A/C” (Ao cuidado de).
- #210677
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(1,0) 4 -
A moça triste
Publicado por Lissânder Dias
Eu a encontro todos os dias. No ponto de ônibus. Nunca conversarmos. Mas me chama a atenção seu jeito triste. Sempre com um fone nos ouvidos. Sempre com um cigarro na boca. Nunca ri. Nunca fala com ninguém. Não tem amigos. Pelo menos é o que eu percebo nos cinco minutos que a vejo todos os dias no ponto de ônibus.
A moça triste talvez não seja triste. Talvez esteja apenas cansada. Talvez não goste de falar nem sorrir logo após acordar. Talvez ela seja feliz, muito feliz. Mas meus olhos a veem daquele jeito, e isso me faz pensar em como a tristeza está presente em nós. Em mim.
A moça triste é a metáfora para meu coração. Ela me lembra que minha tristeza anda comigo, mesmo sabendo que o que me faz caminhar seja a alegria.
A moça triste fuma para sentir um pouco de satisfação em algo. Mas isso só denuncia seu vazio, sua solidão. Talvez seja daí que venha sua tristeza: do desamparo, da rejeição por ser pobre, negra e mulher. Talvez.
A moça triste não ouve os sons do mundo. Ela está sempre com o fone nos ouvidos. Talvez ouça músicas alegres para espantar os pensamentos tristes que insistem em lembrá-la o enfado do dia a dia. Mas talvez goste simplesmente de esquecer que a realidade emite sons desagradáveis. Talvez ela queira apenas fugir no barulho de um rádio ou em uma canção que a faça acreditar que a vida será melhor, que ela ainda vai encontrar seu amor.
A moça triste continua sentada no banco do ponto de ônibus. Eu entro no carro que me levará ao trabalho. Não há despedidas. Eu sei que a encontrarei no próximo dia. Sem o sorriso que nunca vem e com a tristeza que a acompanha.
Disponível em:<; Acesso em: 21 abr. 2018 (com adaptações).
Observando a norma padrão da Língua Portuguesa, o trecho reescrito corretamente é:
- a) Ela me lembra de que minha tristeza anda comigo, mesmo sabendo que o que me faz caminhar seja a alegria.
- b) Eu sei que encontrá-la-ei no próximo dia.
- c) Mas meus olhos a veem daquele jeito, e isso me faz pensar em como a tristeza está presente em nós.
- d) Pelo menos é o que eu percebo nos cinco minutos que a vejo todos dias no ponto de ônibus.
- #210678
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(1,0) 5 -
Disponível em <;. Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).
De acordo com as informações apresentadas no texto, seu principal objetivo é:
- a) Agrupar informações explicativas por meio da integração de textos sintéticos e elementos gráficovisuais.
- b) Apresentar ao leitor uma ironia sobre a vida humana, ao comparar três fases da vida com três situações em cada uma delas.
- c) Entreter o leitor por meio de comparações com a utilização de um tema engraçado sobre o cotidiano da maioria das pessoas.
- d) Influenciar a opinião do leitor, convencendo-o por meio de mensagens e imagens que despertam sentimentos, emoções e sensações.
- #210679
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(1,0) 6 -
Disponível em <; . Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).
As taxações e as novas palavras inseridas com a reescrita da manchete têm a intenção de:
- a) Verificar problemas de sentido no uso de palavras antônimas a fim de desfazer ambiguidades.
- b) Reparar a forma do autor do texto de se expressar, que não está adequada ao tipo de leitor.
- c) Corrigir inadequações ortográficas e gramaticais de ordem sintático-semânticas.
- d) Desconstruir a mensagem original, revelando uma nova leitura do texto divulgado.
- #210681
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(1,0) 7 -
O texto está estruturado por meio de uma função da linguagem que tem por característica:
- a) Utilizar uma forma de comunicação para referir-se a ela mesma, construindo um processo metalinguístico na interação com o leitor.
- b) Defender um ponto de vista sobre determinada rotina administrativa com a ajuda de um passo a passo interativo e de linguagem simples.
- c) Convencer o leitor a mudar de opinião com a ajuda de textos curtos que indicam ações sobre determinado processo.
- d) Transgredir formas habituais de expressão, buscando deixar o texto mais atraente por meio de uma escrita acessível.
- #210683
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(1,0) 8 -
Como não ser machista
1. Pense duas vezes antes de chamar uma mulher de louca só porque vocês têm pontos de vista diferentes.
2. Tire o verbo “ajudar” quando se referir às tarefas de casa.
3. Violência contra mulher não tem “mas...”.
4. Conteste o pensamento “essa é pra casar” e "essa é só para passar a noite".
5. Não deixe que sua insegurança o transforme em um opressor.
6. Entenda que ninguém mata ou bate em alguém por amor.
Disponível em < https://goo.gl/npWENM >. Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).
Considerando a tipologia do texto apresentado, sua principal finalidade é:
- a) Enumerar algumas situações em que a mulher é alvo do machismo
- b) Relatar algo que acontece ou aconteceu no cotidiano da maioria das pessoas.
- c) Defender um ponto de vista sobre o mau comportamento dos homens sobre as mulheres.
- d) Dar conselhos por meio de exemplos com o intuito de influenciar uma mudança de comportamento.
- #210687
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(1,0) 9 -
Sabe aqueles indivíduos que acham que só a própria opinião política é válida? Além de serem mais propensos a se superestimarem, há boas chances de eles saberem até bem menos que as outras pessoas – justamente por causa dessa visão enviesada sobre o conhecimento que possuem.
Foi isso o que descobriu uma pesquisa da Universidade de Michigan recentemente publicada no Journal of Experimental Social Psychology.
No primeiro teste, os pesquisadores perguntaram aos voluntários sobre as suas crenças a respeito de vários temas políticos, incluindo o quanto eles achavam que sabiam sobre esses tópicos e o quanto se sentiam mais ou menos esclarecidos do que outras pessoas. Depois, cada um precisou resolver quizzes para provar seus conhecimentos reais sobre essas questões.
A conclusão? No caso daqueles que se achavam mais espertos ou “iluminados” que os outros, o conhecimento que de fato possuíam era inferior ao que achavam ter. Por outro lado, os participantes mais humildes às vezes até subestimavam o quanto sabiam.
Disponível em < ;, Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).
- a) Saiba como melhorar seu ponto de vista político com essas dicas.
- b) Pesquisa comprova que opinião politica não é para qualquer um.
- c) O problema de achar que sua crença política é melhor que a dos outros.
- d) Defesa política é sinal de confronto entre pessoas mais e menos esclarecidas.
- #210689
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(1,0) 10 -
Foi instaurado, no âmbito da UNIFAL-MG, processo administrativo destinado a apurar responsabilidade do servidor José das Couves, por infração praticada no exercício de suas atribuições.
De acordo com a Lei 8.112/1990, como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o afastamento de José das Couves do exercício do cargo, pelo prazo de até:
- a) 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.
- b) 30 (trinta) dias, sem prejuízo da remuneração. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.
- c) 60 (sessenta) dias, com prejuízo da remuneração. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, desde que concluído o processo.
- d) 30 (trinta) dias, com prejuízo da remuneração. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, desde que concluído o processo.