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Questões comentadas UNIFAL-MG de Matérias Diversas | 210679

#210679
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UNIFAL-MG
Tipo
Múltipla escolha
fácil

Comentários da questão

  • - 05/11/2025 às 09:23

    O título original:

    Crise força o fim do injusto ensino superior gratuito pago

    O erro lógico ("gratuito pago") é tão flagrante que a simples correção (Opção C) seria o esperado. No entanto, se a intenção for a Opção D:

    d) Desconstruir a mensagem original, revelando uma nova leitura do texto divulgado.

    Contexto: Em análise de textos e crítica midiática, quando um texto (especialmente um título) apresenta um erro tão grave que compromete seu sentido, um professor ou analista pode intervir ("taxar") para:

    Expor o erro: Mostrar como a escolha de palavras falha em transmitir a ideia.

    Forçar a reflexão: Fazer o leitor reconsiderar o que o autor queria dizer, mas não disse de forma eficaz.

    Criar uma nova perspectiva: A reescrita ou intervenção revela a fragilidade da mensagem inicial ou permite que o analista insira uma interpretação crítica.

    O erro "gratuito pago" é uma contradição intrínseca que desconstrói a própria mensagem original de forma não intencional. A intervenção (a taxação) destaca essa desconstrução e abre caminho para uma nova leitura crítica (por exemplo, "o que realmente é gratuito e o que é pago?").

    A Opção D foca no resultado interpretativo da intervenção, enquanto a Opção C foca na ação técnica (correção gramatical). Em concursos que valorizam a crítica textual ou a metalinguagem, a Opção D é frequentemente considerada mais completa e profunda.

    Portanto, o objetivo final da intervenção (taxação) não é apenas consertar a gramática, mas sim usar o erro como ferramenta para uma análise mais profunda da mensagem.

    A resposta que se alinha ao gabarito é:

    d) Desconstruir a mensagem original, revelando uma nova leitura do texto divulgado.