Simulado UFMA | VESTIBULAR
📚 Simulado UFMA | Vestibulando | cód.19288
Aproveite este simulado exclusivo para o concurso UFMA e ganhe confiança! 💪
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado UFMA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: UFMA
- 👔 Cargo: Vestibulando
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UFMA
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado UFMA e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões UFMA
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso UFMA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre UFMA
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso UFMA.
📢 Concursos Abertos para UFMA
Veja os concursos abertos da instituição UFMA. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
(1,0) 1 -
A alteração do artigo 26 A, da Lei nº 9.394/96 (LDB), pelas Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, incluiu como componente curricular na educação brasileira:
- a) (...) O ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna
- b) (...) A música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo
- c) (...) A educação física como prática facultativa ao aluno
- d) (...) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais
- e) (...) História e cultura afro-brasileira e indígena
(1,0) 2 -
Marque a afirmação que não corresponde corretamente à construção do Projeto Político Pedagógico.
- a) (...) A valorização do magistério como princípio de um Projeto Político Pedagógico caracterizase como secundário, uma vez que esta valorização depende muito mais das políticas educacionais macros do que da articulação entre e escola e instituições educativas.
- b) (...) A construção do PPP em consonância coma gestão democrática deve ter suas finalidades baseadas em quatro pilares: fundamentação da democracia; desenvolvimento da personalidade do sujeito; difusão e incremento do conhecimento e da cultura e a inserção do sujeito no mundo.
- c) (...) Segundo Veiga (1995), os princípios norteadores de PPP da escola devem primar pela igualdade de condição de acesso e permanência; pela qualidade social da educação para todos; gestão democrática; liberdade associada à ideia de autonomia e pela valorização do magistério.
- d) (...) Gadotti (1997) aponta como princípios centrais e norteadores na construção do PPP os mesmos da gestão democrática: autonomia e participação.
- e) (...) A gestão democrática como princípio do PPP implica repensar a estrutura de poder da escola, assegurar a participação coletiva, a reciprocidade, a solidariedade, a autonomia, com vista à superação da ideia de escola como instância executora.
(1,0) 3 -
O projeto político pedagógico (PPP) é um documento construído de forma coletiva no qual são expressos objetivos e metas para a busca de uma educação de qualidade social. Marque a afirmativa correta.
- a) (...) A construção do PPP tem como único mediador o diretor da escola.
- b) (...) O PPP é uma proposta concreta de ação que independe da realidade em que está inserida a instituição educacional.
- c) (..) O PPP é diferente de planejamento pedagógico. É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolve diretrizes mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes à educação.
- d) (...) A informação da existência do PPP aos pais, professores e alunos dar-se-á somente ao final da sua elaboração.
- e) (...) O PPP como um documento de planificação escolar de curto prazo, é parcialmente integral e não abarca todos os aspectos da realidade escolar.
- #227185
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O PPP e o Currículo são instrumentos que direcionam a escola no que se refere ao cumprimento dos seus objetivos. Em relação ao currículo, julgue os seguintes itens e marque a resposta correta.
- a) (...) No contexto da educação brasileira, existe um currículo único nacional, representado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que preconiza a definição das disciplinas e a distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares.
- b) (...) Os Parâmetros Curriculares Nacionais asseguram o desenvolvimento dos conteúdos sobre a diversidade cultural brasileira nas salas de aula das escolas do país.
- c) (...) Considerando o enunciado, o currículo escolar deve, também, considerar as situações vividas pelo aluno e suas experiências de vida.
- d) (...) O currículo escolar como instrumento que norteia o trabalho desenvolvido na escola não deve ser marcado pela visão de homem e de sociedade.
- e) (...) O currículo oculto transforma a escola em um espaço de contestação da doutrina capitalista, opondo-se à legitimação dos interesses econômicos e políticos.
- #227186
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A escola pública brasileira passou a ter a perspectiva legal de gestão democrática, como princípio básico da educação nacional, a partir da LDB nº 9.394/96, conforme referenciam os artigos 14 e 15. Dado o enunciado, analise as seguintes determinações e assinale a sequencia correta.
I - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades.
II - Os princípios da gestão democrática contemplarão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares e equivalentes (...).
III - Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira, observadas as normas de direito financeiro público.
- a) (...) I, II
- b) (...) II, III
- c) (...) I, II, III
- d) (...) I, III
- e) (...) II
- #227187
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Julgue a afirmação correta nos itens referentes à gestão democrática no ambiente escolar.
- a) (...) Os órgãos colegiados são grupos representativos da comunidade escolar que possuem função exclusivamente consultiva.
- b) (...) Em uma gestão democrática, o gestor escolar, pode, de forma pessoal, mudar as ações e projetos da escola construídos coletivamente.
- c) (...) Em uma gestão democrática, considera-se que poucos são os participantes da escola que possuem saberes que possam contribuir para sua construção.
- d) (...) Nos grupos de autogestão (grupo que se autogoverna), a coletividade necessariamente não precisa exercer os poderes do governo, por meio da ação direta, nem lançar mão da participação coletiva.
- e) (...) A gestão democrática da escola pública não pode prescindir do princípio universal da organização e a participação dos seus atores deve ocorrer, especial e preferencialmente, por meio dos órgãos colegiados.
- #227188
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Sobre o papel do Conselho Escolar e o lugar que ocupa na estrutura geral da escola, especialmente entre os demais órgãos colegiados, julgue a afirmativa correta.
- a) (...) Dos órgãos colegiados com funções apenas fiscalizadoras estão a Associação de Pais, Mestres e Funcionários e o Grêmio Estudantil e os com funções deliberativas e consultivas estão o Conselho de Classe e o Conselho de Alunos.
- b) (...) Os conselhos escolares são órgãos representativos da sociedade que falam em nome do governo para os dirigentes das escolas.
- c) (...) O Conselho Escolar não tem nenhuma relação com a prática educativa e nem com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
- d) (...) Dos órgãos colegiados, o Conselho Escolar, devido a sua formação e fins, é o mais importante porque congrega, além da direção, participantes dos demais colegiados e representantes da comunidade na qual está inserida a escola.
- e) (...) Cabe ao Conselho Escolar na sua função deliberativa emitir pareceres para dirimir as dúvidas e tomar decisões quanto às questões pedagógicas, administrativas e financeira, no âmbito de sua competência.
- #227189
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No campo teórico, coexistem diversas concepções de gestão escolar. Das assertivas seguintes, assinale a que coaduna com a conservação da ordem econômica capitalista vigente.
- a) (...) A concepção técnico-científica na qual prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola e que tem como princípio fundamental da organização escolar a busca de maiores índices de eficiência apreendendo a realidade como algo neutro e passível de ser controlado.
- b) (...) A concepção sociocrítica na qual a organização escolar assume caráter de coletividade, pautada na busca de interesses e objetivos comuns, em que o sujeito exerce, democraticamente, a expressão de suas ideias, podendo sugestionar, propor, planejar ações e participar das decisões que conduzem os rumos da instituição escolar.
- c) (...) A concepção autogestionária que tem como marca a responsabilidade coletiva, a ausência de direção centralizada e a igualdade de participação direta de todos os membros da instituição.
- d) (...) A concepção interpretativa tem como foco a análise dos processos de organização e gestão dos significados subjetivos, as intenções e interações das pessoas, primando por uma construção social e coletiva.
- e) (...) A gestão democrático-participativa na qual as ações e planejamentos coletivos e democráticos destacam a divisão de responsabilidades para todos os membros da equipe escolar em torno de objetivos, metas, decisões e compromissos comuns, acentuando o caráter político-democrático que deve permear a cultura organizacional das instituições escolares.
- #227190
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os PCNs como documento da legislação educacional brasileira apresentam os objetivos gerais para o ensino fundamental que devem orientar a construção da estruturação curricular. De acordo com o texto do documento, marque a opção que não coaduna com os objetivos.
I- Compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de participação, solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
II- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
III- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.
IV- Desenvolver prioritariamente o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania
V- Utilizar as diferentes linguagens -verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal -como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura.
VI- Utilizar preferencialmente a Língua Portuguesa para compreender e produzir, em
contextos públicos e privados, mensagens orais e escritas, atendendo a diferentes intenções e contextos de comunicação.
- a) (...) I, V
- b) (...) IV, VI
- c) (...) II, VI
- d) (...) III, IV
- e) (...) I, II
- #227191
- Banca
- UFMA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- UFMA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O artigo 26 da LDB determina que a construção dos currículos, do Ensino Fundamental e Médio, precisa articular “com uma Base Nacional Comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar”. Sobre a Base Nacional Comum, assinale a opção correta.
- a) (...) A Base Nacional Comum contém em si a dimensão de preparação para o prosseguimento de estudos, caminhando no sentido da construção de competências e habilidades básicas, e não de acúmulo de esquemas resolutivos pré-estabelecidos, como objetivo do processo de aprendizagem.
- b) (....) Na Base Nacional Comum, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática deve ser prioritário e preceder o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e do ensino da arte.
- c) (...) O conteúdo da Base Nacional Comum deve contemplar mais a parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade e da cultura.
- d) (...) A Base Nacional Comum não deve trazer em si a dimensão de preparação para o trabalho.
- e) (...) A competência requerida no exercício profissional, seja ela psicomotora, socioafetiva ou cognitiva, não é um afinamento das competências básicas e não deve ser prioritário na dimensão da Base Nacional Comum.