A alternativa incorreta, ou seja, que não corresponde corretamente à construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP), é a:
a) (...) A valorização do magistério como princípio de um Projeto Político Pedagógico caracteriza-se como secundário, uma vez que esta valorização depende muito mais das políticas educacionais macros do que da articulação entre escola e instituições educativas.
✅ Justificativa:
Essa afirmativa está equivocada conceitualmente, por duas razões principais:
A valorização do magistério é um princípio fundamental do PPP, e não algo secundário. Ela está diretamente ligada à qualidade do trabalho pedagógico e à construção coletiva da proposta educativa da escola.
Embora as políticas públicas macrossistêmicas influenciem sim a valorização docente (como salários e formação continuada), o PPP tem o papel de valorizar o professor no cotidiano escolar, promovendo sua participação ativa, autonomia, reconhecimento e formação crítica.
👉 Segundo Veiga (1995) e as Diretrizes Curriculares Nacionais, o PPP deve primar pela valorização do magistério como um de seus pilares centrais, em consonância com a gestão democrática e emancipatória da educação.
✅ As demais afirmativas estão corretas:
b) Reflete os quatro pilares que orientam o PPP dentro da perspectiva democrática e humanizadora.
c) Está de acordo com os princípios listados por Veiga (1995).
d) Gadotti (1997) de fato defende autonomia e participação como fundamentos da gestão democrática e do PPP.
e) Expressa corretamente que o PPP, ao se basear na gestão democrática, busca superar a lógica da escola como mera executora de ordens externas.
✅ Gabarito: a) (...) A valorização do magistério como princípio do PPP caracteriza-se como secundário...