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Simulado UFAC | Técnico em Agropecuária | CONCURSO

Simulado UFAC | Técnico em Agropecuária

SIMULADO UFAC | TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFAC para o cargo de Técnico em Agropecuária .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFAC para o concurso UFAC. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Agropecuária , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFAC | Técnico em Agropecuária contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFAC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#110596
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(1,0) 1 - 

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal do Acre são, respectivamente, órgão executivo e órgão deliberativo da Instituição:

  • a) Reitoria e Centros.
  • b) CONSU e CONSAD.
  • c) CEPEX e Pró-reitorias.
  • d) CONSU e Assembleia de Centros.
  • e) Pró-Reitorias e CONSAD.
#110597
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UFAC
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UFAC
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(1,0) 2 - 

De acordo com a estrutura administrativa da Universidade Federal do Acre, prevista no Estatuto da UFAC, são Pró-Reitorias pertencentes à referida estrutura:

  • a) Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Pró-Reitoria Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica.
  • b) Pró-Reitoria de Administração e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
  • c) Pró-Reitoria de Assuntos Técnicos Administrativos e Pró-Reitoria do Campus.
  • d) Pró-Reitoria dos Centros e Departamentos e Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.
  • e) Pró-Reitoria de Planejamento e Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos e Institucionais.
#110598
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(1,0) 3 - 

Sobre a lei 11.091/2005, que trata da estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, é correto afirmar que:

  • a) Os cargos a que se refere a citada lei, integram o quadro de pessoal das Instituições Federais e Estaduais de Ensino.
  • b) O nível de classificação é o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram a carreira.
  • c) O plano de carreira é o conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos e habilidades.
  • d) O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do primeiro nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência para o cargo.
  • e) O concurso para ingresso na carreira deverá ser realizado por área de especialização e organizado em apenas uma única fase, não havendo previsão de curso de formação.
#110599
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(1,0) 4 - 

José, que acaba de ingressar para o quadro de técnico-administrativo da UFAC, foi informado por sua chefia imediata que deverá, nos termos da lei 11.091/2005, observar os seguintes princípios e diretrizes:

  • a) natureza do processo educativo, função social e objetivos do Sistema Federal de Ensino.
  • b) qualidade, pelo menos mediana, do processo de trabalho.
  • c) investidura em cada cargo condicionada à aprovação em processo seletivo simplificado.
  • d) desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais ou não.
  • e) reconhecimento apenas de saberes instituídos resultante da atuação profissional e pessoal do servidor.
#110600
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(1,0) 5 - 

José, ocupante do cargo de assistente em administração da UFAC, observou que alguns de seus colegas de setor estavam praticando condutas que não seriam permitidas por lei. Diante disso, resolveu fazer a leitura do decreto nº 1.171/94, no qual pôde constatar que é vedado ao servidor público:

  • a) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
  • b) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
  • c) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.
  • d) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
  • e) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
#110601
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(1,0) 6 - 

Nos termos do Decreto nº 1.171/94, são regras deontológicas, EXCETO:

  • a) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.
  • b) O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.
  • c) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
  • d) Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
  • e) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
#110602
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(1,0) 7 - 

Os resultados de análises dos alimentos nos permitem formular dietas com maior acurácia, economicidade e fornecer as quantidades adequadas dos nutrientes. Sobre o método de Weende, assinale a alternativa correta:

  • a) Fornece uma análise exata do fracionamento do alimento em matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo, fibra bruta, matéria mineral e extrativo não nitrogenado.
  • b) A fração proteica é considerada a de maior energia do alimento, pois 1 (um) grama de proteína tem mais calorias do que 1(um) grama de lipídeo.
  • c) A matéria mineral é obtida por meio da combustão da matéria orgânica da amostra.
  • d) A análise de extrato etéreo, por meio de solventes orgânicos, pode ser considerada 100% constituída de triglicerídeos, galactolipídeos e fosfolipídeos.
  • e) Pelo método de Weende a determinação da proteína bruta é realizada por três etapas: digestão, destilação e titulação.
#110603
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(1,0) 8 - 

Sobre o sistema de fibras de Van Soest, assinale a alternativa correta:

  • a) Caracteriza as seguintes frações: fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, celulose, hemicelulose e lignina, sendo todas as análises desenvolvidas por Van Soest.
  • b) É um método que divide os componentes da amostra analisada em conteúdo celular e parede celular.
  • c) As frações solúveis em detergente neutro são a celulose e a lignina.
  • d) As frações solúveis em detergente ácido são a celulose, lignina e hemicelulose.
  • e) A análise de fibra em detergente neutro é numericamente semelhante à de fibra bruta.
#110604
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(1,0) 9 - 

Sobre a análise de matéria seca, assinale a alternativa correta:

  • a) É ponto de partida de todas as análises.
  • b) Serve somente para avaliar a quantidade de água no alimento, não sendo base para comparações com outros alimentos.
  • c) Fornece uma análise exata da quantidade de água no alimento.
  • d) Sempre devemos fazer as duas secagens (primeira e segunda), independentemente do tipo de alimento.
  • e) Só é possível realizar essa análise em estufa de circulação de ar forçada.
#110605
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(1,0) 10 - 

Sobre a análise de fibra bruta em alimentos, assinale a alternativa correta:

  • a) É a análise que melhor indica o teor de fibras na alimentação de ruminantes.
  • b) É considerada fração indigestível para monogástricos.
  • c) A extração ácida remove totalmente amidos, açúcares, hemicelulose, lignina e somente parte da pectina dos alimentos.
  • d) A amostra é submetida às digestões ácida (H2SO4) e neutra (NaOH) durante 30 minutos em cada digestão.
  • e) Nenhuma das anteriores.
#110606
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(1,0) 11 - 

De acordo com os métodos biológicos de digestibilidade in vivo e in vitro e de degradabilidade in situ, é correto o que se afirma em:

  • a) A forma mais exata de ensaios de digestibilidade é o da forma in situ.
  • b) Na digestibilidade in vivo só existe o método indireto de avaliação, que é pela coleta de fezes.
  • c) Para a realização da técnica de degradabilidade in situ é necessário um animal fistulado/canulado e representa as condições reais como na metodologia in vivo.
  • d) Os três métodos biológicos de ensaios de digestibilidade fornecem o mesmo tipo de informação, sem diferenças em suas metodologias ou formas de realização.
  • e) Nenhuma das anteriores.
#110607
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(1,0) 12 - 

Assinale a alternativa que mostra as etapas corretas do fracionamento de energia dos alimentos.

Simulado UFAC | Técnico em Agropecuária  A


  • a) A – Fezes; B – Energia Metabolizável; C – Urina; D – Energia Digestível; E – Incremento calórico; F – Energia Líquida.
  • b) A – Urina; B – Energia Digestível; C – Fezes; D – Energia Metabolizável; E – Incremento calórico; F – Energia Líquida.
  • c) A – Incremento calórico; B – Energia Líquida; C – Urina; D – Energia Metabolizável; E – Fezes; F – Energia Digestível.
  • d) A – Urina; B – Energia Digestível; C – Incremento calórico; D – Energia Metabolizável; E – Fezes; F – Energia Líquida.
  • e) A – Fezes; B – Energia Digestível; C – Urina; D – Energia Metabolizável; E – Incremento calórico; F – Energia Líquida.
#110608
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(1,0) 13 - 

Para realização de uma análise é necessária a obtenção de amostra representativa do material a ser analisado. O método de amostragem deve ser realizado em função do material e do ambiente de amostragem. Baseado nessa afirmativa, assinale a alternativa correta:

  • a) A amostragem de pasto é uma das mais simples de ser realizada, realizando vários cortes (simulando o pastejo) em vários pontos do pasto, inclusive perto de estradas e cochos de sal.
  • b) A amostragem de silagens deve ser realizada em todo o perfil do silo devido à heterogeneidade causada por diversos fatores (umidade, compactação, tempo de enchimento), devendo-se evitar retirada de amostras nas proximidades das paredes e do chão.
  • c) Amostragem de grãos e farelos a granel pode ser realizada utilizando-se de calador simples, sendo as amostras retiradas ao acaso em todo o perfil vertical, incluindo a parte superior e inferior do caminhão ou vagão.
  • d) Amostragem de grãos e farelos em sacarias deve ser feita utilizando calador de parede dupla, introduzindo horizontalmente na região central superior do saco, devendo chegar o mais fundo possível.
  • e) Nenhuma das anteriores.
#110609
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(1,0) 14 - 

Para as avaliações de gordura bruta ou extrato etéreo é correto o que se afirma em: 

  • a) A avaliação quantitativa de lipídeos em alimentos constitui parâmetro importante para avaliações nutricionais, apesar de o teor de extrato etéreo pouco influenciar no seu armazenamento.
  • b) O método de Randall ou de submersão é aplicado somente para alimentos à base de carne, ou seja, com alto teor de gordura.
  • c) O método de Goldfish apresenta duas etapas distintas, sendo elas a extração e remoção, utilizando de éter de petróleo como reagente.
  • d) Extrai pigmentos vegetais como clorofila, xantofila e caroteno, bem como óleos essenciais que não são produtos lipídicos, podendo superestimar seu valor em alimentos ricos em ceras e pigmentos.
  • e) Nenhuma das anteriores.
#110610
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(1,0) 15 - 

Para os ensaios de digestibilidade in vivo (método biológico), é correto o que se afirma em

  • a) É um procedimento simples, barato e a forma mais exata para obter a digestibilidade.
  • b) A digestibilidade in vivo verdadeira, que é a proporção do ingerido que não foi secretado nas fezes, não considera a matéria metabólica fecal (bactérias oriundas do processo fermentativo e substâncias endógenas do organismo).
  • c) A digestibilidade in vivo pode ser realizada pelo método direto (animais em pastejo) e método indireto (controle total do que foi consumido e excretado).
  • d) Uma das formas de realizar a digestibilidade in vivo pelo método direto é pelo uso de indicadores internos (que já existem nos alimentos) e externos (adicionados à dieta).
  • e) A digestibilidade in vivo aparente, que é a proporção do ingerido que não foi secretado nas fezes, não considera a matéria metabólica fecal (bactérias oriundas do processo fermentativo e substâncias endógenas do organismo).