Processando...

Simulado SEE-PB | Professor – Biologia | CONCURSO

Simulado SEE-PB | Professor – Biologia

SIMULADO SEE-PB | PROFESSOR – BIOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEE-PB para o cargo de Professor – Biologia.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO AOCP para o concurso SEE-PB. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Biologia, contendo Biologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEE-PB | Professor – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEE-PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#122559
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O rompimento de um vaso sanguíneo provoca acúmulo de plaquetas que formam um tampão plaquetário, obstruindo temporariamente o fluxo sanguíneo da hemorragia. Ocorre a partir daí, diversas reações denominadas “cascata de coagulação”. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) Após a liberação da tromboplastina, a protrombina encontrada no plasma sanguíneo é ativada, transformando-se em trombina.
  • b) A fibrina encontrada no plasma ativa a protrombina em trombina.
  • c) O fibrinogênio, juntamente com outros fatores de coagulação, ativa a tromboplastina em trombina, que auxiliará na ativação da fibrina.
  • d) As plaquetas liberam fibrinogênio, que é ativado em fibrina pela trombina, a qual se encontra normalmente inativa no plasma sob forma de protrombina.
#122560
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Ponto de checagem é um estágio do ciclo celular eucarionte que regula a continuidade, ou não, da divisão celular. Um desses pontos é chamado de ponto de checagem do fuso, ou ponto M. Caso não haja ligação entre os filamentos do fuso e os cromossomos, a célula interrompe o ciclo. Se os cromossomos estiverem firmemente ligados aos filamentos pelos dois lados, ocorre a próxima fase. Em qual transição de fases ocorre esse ponto de checagem M, ou do fuso?

  • a) Da metáfase para a anáfase da mitose.
  • b) Da prófase I para a metáfase I da meiose I.
  • c) Da metáfase I para a anáfase I da meiose I.
  • d) Da prófase para a metáfase da mitose.
#122561
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Um professor de Biologia fez o seguinte experimento:

colocou um pedaço de caule de batata descascado em uma solução A e outro igual na solução B. Após 15 minutos, ele percebeu que o pedaço de batata da solução A estava firme, rígido, enquanto o pedaço da solução B estava começando a amolecer. Como é possível classificar a tonicidade das soluções A e B, respectivamente?

  • a) Hipotônica e isotônica.
  • b) Hipertônica e hipotônica.
  • c) Hipotônica e hipertônica.
  • d) Isotônica e hipotônica.
#122562
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A acondroplasia é uma mutação no gene FGFR3 que codifica um receptor celular relacionado ao crescimento ósseo e é do tipo autossômico dominante. Em dose dupla pode ocasionar a morte do embrião. Porém, em heterozigose, os indivíduos nascem com problemas de crescimento. Um cruzamento de um homem acondroplásico com uma mulher também acondroplásica gerou um primeiro filho normal. A mulher, que está grávida de gêmeos bivitelinos está preocupada com a possibilidade de os filhos nascerem afetados pela doença. Qual é a chance de os dois gêmeos nascerem normais?

  • a) 11%.
  • b) 25%.
  • c) 33,3%.
  • d) 50%.
#122563
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Pesquisadores dizem que um homem de Londres parece estar livre do vírus da AIDS após um transplante de células tronco. É o segundo caso de sucesso, depois que o "paciente de Berlin", Timothy Ray Brown, foi curado há quase 12 anos.

Tais transplantes são perigosos e falharam em outros pacientes. As novas descobertas foram publicadas online na segunda-feira 04/03/2019 pela revista Nature. Os detalhes serão divulgados em uma conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Seattle.

Adaptado de:<https://g1.globo.com/ciencia-e... 04 mai. 2019.

Sobre os retrovírus, assinale a alternativa correta.

  • a) Por possuírem RNAm, RNAr e a enzima transcriptase reversa, são capazes de produzir DNA a partir do RNA.
  • b) Fazem a transcrição reversa com a ajuda da enzima transcriptase reversa, formando um DNA molde que se liga ao DNA da célula hospedeira durante o ciclo lisogênico.
  • c) Quando o vírus HIV realiza ciclo lítico, novos vírus são produzidos, sendo formados pela enzima transcriptase reversa e DNA, envolvidos pelo capsídeo proteico e. Além disso, externamente são produzidos pelo envelope viral.
  • d) São denominados retrovírus pois conseguem, a partir de aminoácidos constituintes de suas proteínas, determinar os códons para uma nova produção proteica.
#122564
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Sobre os tecidos animais, assinale a alternativa correta.

  • a) O tecido conjuntivo propriamente dito frouxo é mais resistente por causa da maior concentração de fibras, sendo encontrado nos ligamentos, ligando os ossos entre si, e nos tendões, ligando o músculo ao osso.
  • b) O tecido adiposo funciona como reserva de energia e proteção contra o frio. Aparece, ainda, na cavidade de alguns ossos (medula óssea) e forma uma camada sob a pele.
  • c) No tecido ósseo, alojadas nas lacunas, existem células vivas, os osteoblastos, que se formam a partir de células ósseas jovens, os osteócitos.
  • d) Quando a hemácia chega aos vasos sanguíneos do pulmão, o oxigênio, em alta concentração, entra nela e combina-se com a hemoglobina, formando a carbo-hemoglobina.
#122565
Banca
AOCP
Matéria
Biologia
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Leia o excerto a seguir:

O sapo-cururu, na Austrália, é provavelmente uma das espécies invasoras mais famosas do mundo. Ele acarreta imenso dano à agricultura e às espécies nativas. A Austrália é grande, e leva tempo para uma espécie invasora se espalhar. Os sapos na frente dessa onda de invasão provavelmente são os melhores adaptados para se espalhar mais rápido. Quando os sapos na frente da onda de invasão foram estudados, os pesquisadores descobriram que eles eram maiores, mais resistentes, tinham pernas mais longas que permitiam maior velocidade, e eram mais ativos. Como resultado destes tipos de adaptações, a taxa em que os sapos-cururu se espalham tem aumentado desde que eles foram introduzidos.

Adaptado de: <https://hypescience.com/63426-... em: 05 mai. 2019.

Considerando as informações mencionadas, assinale a alternativa que explica corretamente essas ficações de acordo com darwinismo.

    • a) De tanto utilizar as pernas longas para saltar sobre a vegetação australiana, os sapos aumentaram o tamanho desses membros.
    • b) A característica mais rápida foi adquirida por ancestrais desses sapos e transmitida aos descendentes.
    • c) Entre sapos que já nasciam velozes e outros mais lentos, o ambiente australiano favoreceu a característica rápida, fazendo com que esses sapos se reproduzissem. Essa característica é encontrada atualmente nos indivíduos dessa região.
    • d) Porque os sapos maiores eram mais facilmente avistados por predadores, eles não sobreviveram, sendo selecionados pelo ambiente os sapos menores.
    #122566
    Banca
    AOCP
    Matéria
    Biologia
    Concurso
    SEE-PB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Sobre as relações ecológicas, assinale a alternativa correta.

    • a) Quando há grande interdependência, de tal modo que a vida separadamente se torna impossível entre os organismos associados, envolvendo trocas de alimentos e de produtos do metabolismo com benefícios para ambos, há uma interação denominada protocooperação.
    • b) Quando duas espécies se associam e apenas uma delas se beneficia, sem haver prejuízo para a outra, essa interação é denominada mutualismo.
    • c) Segundo o Princípio de Gause, duas espécies que competem pelos mesmo hábitat não podem coexistir indefinidamente no mesmo nicho.
    • d) No predatismo ou predação, um organismo (predador) mata outro (presa) para se alimentar.
    #122567
    Banca
    AOCP
    Matéria
    Biologia
    Concurso
    SEE-PB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    O DNA e o RNA são constituídos por moléculas menores, os nucleotídeos, que são formados por três tipos de substâncias químicas: o fosfato, a pentose e a base nitrogenada. Sabemos que, no DNA, a pentose é uma desoxirribose, enquanto no RNA é uma ribose. Em relação às bases nitrogenadas, há diferenças e semelhanças entre DNA e RNA. No DNA, por conta da fita geralmente dupla, existem relações entre essas bases. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

    • a) Em uma fita dupla de DNA, se existe 15% de Adenina, haverá 15% de Uracila.
    • b) Em uma fita dupla de DNA, se existe 20% de Guanina, haverá 20% de Adenina.
    • c) Em uma fita dupla de DNA, se existe 15% de Citosina, haverá 35% de Timina.
    • d) Em uma fita dupla de DNA, se existe 10% de Timina, haverá 20% de Guanina.
    #122568
    Banca
    AOCP
    Matéria
    Biologia
    Concurso
    SEE-PB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Sobre os tipos de ovos embrionários do reino animal, assinale a alternativa correta.

      • a) O ovo oligolécito possui pouco vitelo distribuído de forma uniforme no citoplasma e sua segmentação é total ou holoblástica e igual. Ele é encontrado em esponjas, corais e mamíferos ovíparos, como o ornitorrinco.
      • b) O ovo heterolécito apresenta quantidade de vitelo intermediária, entre a dos ovos oligolécitos e telolécitos. É o ovo de anfíbios, de alguns peixes e dos mamíferos placentários.
      • c) No ovo telolécito, o núcleo e o citoplasma formam um pequeno disco sobre uma quantidade enorme de vitelo, que ocupa quase todo o volume da célula e está completamente separado do citoplasma, sendo encontrado em répteis, aves e moluscos cefalópodes.
      • d) No ovo centrolécito, a segmentação é meroblástica e discoidal. É o ovo da maioria dos artrópodes
      #122569
      Banca
      AOCP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
      SEE-PB
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 11 - 

      Os ácidos graxos oleico e linoleico possuem dupla ligação entre átomos de carbono, o que os caracteriza como insaturados. Caso contrário, seriam saturados (apenas ligações simples entre os carbonos). Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

      • a) Os ácidos graxos saturados constituem os óleos, normalmente de origem vegetal.
      • b) Os ácidos graxos insaturados constituem as gorduras, normalmente de origem animal.
      • c) Os ácidos graxos saturados constituem as gorduras, normalmente de origem vegetal.
      • d) Os ácidos graxos saturados constituem as gorduras, normalmente de origem animal.
      #122570
      Banca
      AOCP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
      SEE-PB
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 12 - 

      Um casal de indivíduos normais para o albinismo, que já possui uma filha albina, deseja saber qual é a chance de ter um próximo filho homem e normal. Assinale a alternativa que apresenta a probabilidade correta.

      • a) 25%.
      • b) 50%.
      • c) 75%.
      • d) 37.5%.
      #122571
      Banca
      AOCP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
      SEE-PB
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 13 - 

      Os recifes de corais são extremamente importantes para os ambientes aquáticos por abrigarem uma enorme biodiversidade. Os corais são animais que fazem parte de qual grupo desse reino?

      • a) Antozoários do filo Cnidaria.
      • b) Demospongiários do filo Porifera.
      • c) Ofiuroides do filo Echinodermata.
      • d) Ascídias do filo Chordata.
      #122572
      Banca
      AOCP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
      SEE-PB
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 14 - 

      Os cálculos biliares são caracterizados por cristalização das substâncias que fazem parte da bile. Quando o canal biliar fica obstruído, um pigmento da bile é lançado no sangue e não no intestino, ocasionando o quadro de icterícia. Qual é essa substância?

      • a) Colesterol.
      • b) Bilirrubina.
      • c) Hemoglobina
      • d) Triglicérides.
      #122573
      Banca
      AOCP
      Matéria
      Biologia
      Concurso
      SEE-PB
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 15 - 

      Um biólogo resolveu analisar um insetário e observou os seguintes animais:

      A. Lampyris ibérica;

      B. Lampyris noctiluca;

      C. Coccinella septempunctata;

      D. Anobium punctatum.

      Sabendo que todos esses exemplares são coleópteros, é correto afirmar que

      • a) A e B são mais aparentados, pois são do mesmo gênero, embora não sejam da mesma família.
      • b) por serem da mesma família, são todos obrigatoriamente do mesmo gênero.
      • c) por serem de mesma ordem, são da mesma família.
      • d) todos são obrigatoriamente de mesmo filo e classe.