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Simulado IF-PR | Pedagogo | CONCURSO

Simulado IF-PR | Pedagogo

SIMULADO IF-PR | PEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-PR para o cargo de Pedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cetro para o concurso IF-PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-PR | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#49869
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CETRO
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IFPR
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(1,0) 1 - 

Com relação à Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.

( ) Dependendo da escolarização anterior, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, de forma a garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino.

( ) Trata-se de uma diretriz observada pelos conteúdos curriculares da educação básica a consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

( ) As instituições de educação profissional e tecnológica poderão oferecer cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula necessariamente ao nível de escolaridade.

 

  • a) V, F, V, F
  • b) F, V, F, V
  • c) V, V, V, F
  • d) V, F, V, V
  • e) F, V, F, F
#49870
Banca
CETRO
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(1,0) 2 - 

Sobre a participação popular no planejamento e na organização da educação nacional, analise as assertivas abaixo.

I. Observa-se um avanço em ritmo acelerado das conquistas no campo da participação popular no planejamento e na organização da educação nacional.

II. A participação popular faz parte de uma "pedagogia participativa". Ela é um pressuposto da própria aprendizagem.

III. A gestão democrática dos sistemas de ensino e das instituições educativas constitui uma das dimensões que possibilitam o acesso à educação de qualidade como direito universal.

IV. A participação popular diz respeito às formas mais independentes e autônomas de organização e de atuação política dos grupos das classes populares e trabalhadoras, constituindo-se em movimentos sociais, associações de moradores etc..

É correto o que se afirma em

 

  • a) I, II, III e IV
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) II e III, apenas.
#49871
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(1,0) 3 - 

Considerando o Decreto nº 186/2008, que aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, assinale a alternativa incorreta.

  • a) A definição de "língua" abrange as línguas faladas e de sinais e outras formas de comunicação não- falada.
  • b) A facilitação do aprendizado da língua de sinais e a promoção da identidade linguística da comunidade surda é uma das medidas em que os Estados Partes deverão tomar para assegurar às pessoas com deficiência a possibilidade de adquirir as competências práticas e sociais necessárias, de modo a facilitar a elas sua plena e igual participação no sistema de ensino e na vida em comunidade.
  • c) Para que as pessoas com deficiência participem de atividades recreativas, esportivas e de lazer, os Estados Partes deverão disponibilizar espaços separados das demais pessoas, evitando, assim, qualquer impacto social negativo entre pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência.
  • d) Os Estados Partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência à proteção social e ao exercício desse direito sem discriminação baseada na deficiência, e tomarão as medidas apropriadas para salvaguardar e promover a realização desse direito.
  • e) Os Estados Partes promoverão a disponibilidade, o conhecimento e o uso de dispositivos e tecnologias assistivas projetados para pessoas com deficiência e relacionados com a habilitação e a reabilitação.
#49872
Banca
CETRO
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(1,0) 4 - 

O Conselho Nacional de Educação estabelece, em sua Resolução nº 01/2005, a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Com base nessa resolução, é correto afirmar que a nomenclatura dos cursos e programas de Educação Profissional passa a ser atualizada nos seguintes termos:

  • a) "Educação Profissional de nível básico" passa a denominar-se "Educação Profissional Técnica continuada de trabalhadores" e "Educação Profissional de nível tecnológico" passa a denominar-se "Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação".
  • b) "Educação Profissional de nível técnico" passa a denominar-se "Educação Profissional Técnica de nível básico e continuada de trabalhadores".
  • c) "Educação Profissional de nível tecnológico" passa a denominar-se "Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação".
  • d) "Educação Profissional de nível tecnológico" passa a denominar-se "Educação Profissional Técnica de nível médio".
  • e) "Educação Profissional de nível técnico" passa a denominar-se "Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação".
#49873
Banca
CETRO
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(1,0) 5 - 

Com base na Resolução nº 01/2004 do CNE/CEB, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnorraciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem como base estruturante Eixos Estratégicos propostos no documento "Contribuições para a Implementação da Lei nº 10.639/2003". Sobre esses eixos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Política de formação para gestores e profissionais de educação.
( ) Condições institucionais.
( ) Fortalecimento do marco legal.
( ) Gestão democrática e mecanismos de participação social.

 

  • a) V, V, V, V
  • b) V, V, V, F
  • c) F, F, V, F
  • d) F, F, F, F
  • e) V, F, F, V
#49874
Banca
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(1,0) 6 - 

É correto afirmar que o Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa até

  • a) 10 (dez) anos de idade completos.
  • b) 12 (doze) anos de idade incompletos.
  • c) 12 (doze) anos de idade completos.
  • d) 10 (dez) anos de idade incompletos.
  • e) 11 (onze) anos de idade incompletos.
#49875
Banca
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(1,0) 7 - 

Conforme disposto no artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que se considera adolescente a pessoa

  • a) com idade a partir dos 10 (dez) anos completos.
  • b) entre 14 (catorze) e 17 (dezessete) anos de idade.
  • c) entre 12 (doze) e 17 (dezessete) anos de idade
  • d) entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.
  • e) entre 14 (catorze) e 18 (dezoito) anos de idade.
#49876
Banca
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(1,0) 8 - 

O artigo 4º, do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Segundo o disposto no parágrafo único e alíneas, do referido Estatuto, a garantia de prioridade compreende

I. a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

II. os direitos e deveres de cada criança e adolescente.

III. a precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.

IV. a oportunidade de emprego à infância e à juventude, em tempo integral, no intuito de contribuir para a renda de famílias carentes.

É correto o que está contido em

 

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) II e IV, apenas
  • d) I, III e IV, apenas.
  • e) I e III, apenas.
#49877
Banca
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(1,0) 9 - 

Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.

  • a) A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de guarda.
  • b) A tutela destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de guarda e adoção, inclusive no de adoção por estrangeiros.
  • c) A adoção poderá ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido ou não o Ministério Público.
  • d) O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda.
  • e) A guarda é medida excepcional e irrevogável.
#49878
Banca
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(1,0) 10 - 

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.

  • a) É permitida a adoção por procuração.
  • b) O adotando deve contar com, no máximo, 16 anos de idade à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.
  • c) Podem adotar os maiores de 18 anos, independentemente do estado civil.
  • d) Adotante com 21 (vinte e um) anos de idade poderá adotar crianças com até 12 (doze) anos de idade.
  • e) A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotante e fundar-se em motivos legítimos.
#49879
Banca
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(1,0) 11 - 

O artigo 53, do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, sendo-lhes assegurado, dentre outros direitos, o

I. de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

II. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

III. de ser respeitado por outras crianças de sua classe escolar.

IV. de organização e participação em entidades estudantis.

É correto o que está contido em

 

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) II e III, apenas
  • e) I, II, III e IV.
#49880
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(1,0) 12 - 

Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

I. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

II. atendimento em creche e pré-escola às crianças de até 4 (quatro) anos de idade.

III. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

IV. atendimento no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático- escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

É correto o que está contido em

 

  • a) I, II e IV, apenas
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) I, II, III e IV.
  • d) III e IV, apenas.
  • e) II e III, apenas.
#49881
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(1,0) 13 - 

Segundo a Resolução nº 02/2001 do CNE/CEB, consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem, exceto

  • a) dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.
  • b) dificuldades de comunicação, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
  • c) sinalização diferenciada dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
  • d) grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
  • e) bom acompanhamento das atividades curriculares e interação com outros alunos, porém com limitações vinculadas a uma causa orgânica específica.
#49882
Banca
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(1,0) 14 - 

Para fins da Resolução nº 06/2012, entende-se como conjunto articulado de princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas instituições de ensino públicas e privadas, na organização e no planejamento, desenvolvimento e avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, inclusive fazendo uso da certificação profissional de cursos,

  • a) o Currículo.
  • b) o Plano de Ensino.
  • c) os Objetivos da Educação.
  • d) a Diretriz.
  • e) o Itinerário Formativo.
#49883
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(1,0) 15 - 

Com base na Resolução nº 06/2012, conforme disposto no seu artigo 5º, proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio- históricos e culturais, diz respeito ao(à)

  • a) finalidade dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
  • b) objetivo do Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
  • c) princípio constitucional da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
  • d) fundamento principal da Educação Tecnológica.
  • e) objetivo dos professores de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.