Processando...

Simulado Enfermagem em UTI | CONCURSO

Simulado Enfermagem em UTI

📚 Simulado Enfermagem em Uti gratuito | cód.18409

Quer ser destaque no concurso . Concursos Diversos? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#218609
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Um paciente com abdome agudo obstrutivo sofreu quadro de broncoaspiração na indução anestésica. Foi encaminhado intubado para a UTI e evoluiu com piora severa de parâmetros ventilatórios. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um critério de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA).

  • a) Pressão capilar pulmonar em cunha de 180 mmHg.
  • b) Instalação crônica.
  • c) Razão PaO2/FiO2 menor que 200.
  • d) Razão PaO2/FiO2 maior que 300.
  • e) Necessidade de PEEP maior que 10.
#218610
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Paciente sob sedação prolongada em ambiente de UTI desenvolveu quadro de insuficiência cardíaca, rabdomiólise, hiperlipidemia, acidose metabólica e insuficiência renal, todos estes não relacionados com a doença causadora da internação. Qual droga pode estar associada a esse quadro?

  • a) Etomidato
  • b) Midazolam
  • c) Fentanil
  • d) Propofol
  • e) Dexmedetomidina
#218611
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A UTI é considerada como um local altamente agressivo e invasivo, em razão da intensidade das situações. Para que o ambiente se torne mais humanizado, é importante adotar algumas medidas. Quanto a elas, julgue os itens a seguir.

I. Dentro da UTI, alguns fatores devem ser considerados para que a humanização aconteça, tais como: respeitar a privacidade dos pacientes, pois eles não são separados por sexo ou por gravidade da doença, o que os leva a vivenciar não apenas a sua doença, mas também o que acontece a seu redor; e personalizar o atendimento, pois a assistência individual proporciona maior conhecimento sobre o paciente.
II. Antes de realizar qualquer procedimento no paciente, deve-se sempre informá-lo, solicitar sua permissão e consentimento e deixá-lo à vontade, a qualquer momento, para esclarecer suas dúvidas.
III. O familiar deve ser visto como um aliado da equipe, podendo ser um recurso por meio do qual o paciente pode reafirmar e recuperar sua confiança no tratamento, investindo em suas possibilidades de recuperação.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Apenas os itens II e III estão certos.
  • b) Apenas o item II está certo.
  • c) Apenas os itens I e II estão certos.
  • d) Apenas os itens I e III estão certos.
  • e) Todos os itens estão certos.
#218612
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

No procedimento cirúrgico do aparelho respiratório, fazem parte dos cuidados de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva:
I. Manutenção do equilíbrio dos sistemas orgânicos, alívio da dor, prevenção de complicações. II. Orientar o uso de respiração diafragmática, administração de anticoagulante preventivo; orientar a eliminação de secreção. III. Avaliação dos controles gerais referentes aos antecedentes clínicos, fisiopatologia da doença, intercorrências intraoperatórias, elaboração do plano de cuidados.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) II.
  • d) I.
  • e) I e III.
#218613
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Nas Unidades de Terapia Intensiva, a drenagem torácica é um procedimento bastante útil tanto para o diagnóstico como para o tratamento de diversas intercorrências pleurais, tais como: pneumotórax, hemotórax, derrame pleural e como drenagem profilática. Durante todo o período em que o paciente permanece com o dreno, são várias as atribuições da equipe de enfermagem. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas abaixo:
I. Antes e durante o procedimento, informar o paciente sobre o procedimento e indicar como ele pode ajudar. II. A posição do paciente para o procedimento deve ser sentado ou deitado sobre o seu lado não afetado, com decúbito elevado entre 30 a 45 graus. III. Após a colocação do dreno, as intervenções de enfermagem são especialmente dirigidas à manutenção da permeabilidade e esterilidade do circuito. IV. Incentivar o paciente a respirar superficialmente e evitar tossir, com a finalidade de elevar a pressão intrapleural.
Está CORRETO o que se afirma em

  • a) IV, apenas.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) I, II e IV, apenas.
  • d) II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#218614
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A Unidade de Terapia Intensiva tem como função atender pacientes que necessitam de cuidados complexos e especializados. Um dos cuidados de rotina é o balanço hídrico das 24 horas. Considerando uma reposição de 1.500 ml de soro glicosado, 1.000 ml de soro fisiológico e 500 ml de sangue total e eliminação de 1.200 ml de diurese, 300 ml de débito hemático por dreno pleural, o balanço hídrico é de

  • a) – 900 ml
  • b) + 900 ml
  • c) – 1.500 ml
  • d) + 1.500 ml
  • e) + 1.200 ml.
#218615
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Um paciente adulto, sexo masculino, politraumatizado, internado na UTI apresenta desequilíbrio hidroeletrolítico. Sobre esse desequilíbrio, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
I. Para que ocorra o edema, deve haver uma quebra dos mecanismos que controlam a distribuição do volume de líquido no espaço intersticial. Quando essa desregulação é localizada, envolve apenas os fatores que influenciam o fluxo de fluido ao longo do leito capilar. II. Na presença da hiponatremia (aproximadamente 20% dos casos graves admitidos em UTI), estão associados outros sintomas, como confusão mental, letargia, hipotermia, tremores, respiração Cheyne-Stokes, além de convulsões e vômitos. III. Na hipocalemia, em que a concentração de cálcio plasmático é menor que 8,5mg/dl, o paciente inicialmente apresenta manifestações clínicas neurológicas. IV. As principais manifestações clínicas de hipermagnesemia são, principalmente, neurológicas e cardíacas, como perda de reflexos tendinosos profundos, paralisia respiratória, narcose e hipocalcemia.
Estão CORRETAS apenas

  • a) I e III.
  • b) II, III e IV.
  • c) I, II e IV.
  • d) III e IV.
  • e) I, II e III.
#218616
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Desde Florence Nigthingale, 1852, que se pratica o cuidado a paciente crítico. Para prestação desse cuidado, é necessário um ambiente especial, a UTI. Sobre a Unidade de Terapia Intensiva, analise as afirmativas abaixo:
I. As UTIs devem atender a grupos específicos por faixa etária e especialidade. Todo hospital de nível terciário, com capacidade de 100 ou mais leitos, deve disponibilizar, no mínimo, 6% dos leitos para atendimento de tratamento intensivo. II. Sendo a UTI uma área distinta do hospital, não há necessidade de leitos de isolamento nessa unidade, uma vez que a UTI já é uma área restrita e isolada. III. O posto de Enfermagem deve ser centralizado, confortável, cujo tamanho deva ser suficiente para acomodar todas as funções da equipe de trabalho. É necessário, no mínimo, um posto de Enfermagem para cada 12 leitos.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

  • a) I.
  • b) I e II.
  • c) I e III.
  • d) II e III.
  • e) III.
#218617
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A infecção do trato urinário (ITU) é um dos tipos de infecção hospitalar relacionada a procedimentos invasivos das mais comuns, podendo ser responsável por até 40% de todas as infeções nosocomiais. Em aproximadamente 6-7%, a instalação da sonda pode causar bacterimia transitória e ainda ser uma importante causa de infecção sanguínea hospitalar. Qual das medidas abaixo é recomendada para prevenção desse tipo de infecção?

  • a) Aderir à sondagem intermitente, utilizando um espaço de tempo de 2 horas entre a realização do procedimento.
  • b) Utilizar sistema aberto ao meio ambiente e estéril para a realização do cateterismo urinário.
  • c) Realizar a higienização das mãos imediatamente antes e após sondagem, ou manipulação de quaisquer componentes do cateter urinário.
  • d) Trocar periodicamente, a cada três dias, o cateter vesical, utilizando técnica asséptica.
  • e) Realizar manipulações diárias do cateter ou antissepsia do meato, com soluções antissépticas ou pomadas bactericidas.
#218618
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

MJA, sexo feminino, 13 anos, deu entrada na UTI, em coma, hálito com odor cetônico, dispneia intensa. O resultado da glicemia e da gasometria arterial foi o seguinte:
Glicemia: 400 mg/dl Gasometria arterial: PH = 6,92 PCO2= 20 mmHg HCO3 = 16 mEq/L PaO2 = 50 mmHg
Quanto à análise da gasometria, é CORRETO afirmar que o paciente apresenta

  • a) alcalose respiratória não compensada
  • b) acidose metabólica compensada pela alcalose respiratória.
  • c) alcalose metabólica compensada por acidose respiratória.
  • d) acidose respiratória não compensada.
  • e) alcalose metabólica.