Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Enfermagem em Uti | 218615

#218615
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem em Uti
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Um paciente adulto, sexo masculino, politraumatizado, internado na UTI apresenta desequilíbrio hidroeletrolítico. Sobre esse desequilíbrio, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
I. Para que ocorra o edema, deve haver uma quebra dos mecanismos que controlam a distribuição do volume de líquido no espaço intersticial. Quando essa desregulação é localizada, envolve apenas os fatores que influenciam o fluxo de fluido ao longo do leito capilar. II. Na presença da hiponatremia (aproximadamente 20% dos casos graves admitidos em UTI), estão associados outros sintomas, como confusão mental, letargia, hipotermia, tremores, respiração Cheyne-Stokes, além de convulsões e vômitos. III. Na hipocalemia, em que a concentração de cálcio plasmático é menor que 8,5mg/dl, o paciente inicialmente apresenta manifestações clínicas neurológicas. IV. As principais manifestações clínicas de hipermagnesemia são, principalmente, neurológicas e cardíacas, como perda de reflexos tendinosos profundos, paralisia respiratória, narcose e hipocalcemia.
Estão CORRETAS apenas

Comentários da questão

  • - 26/11/2025 às 15:45

    Resposta: c) I, II e IV.

    Breve justificativa:

    • I — V: Verdadeiro. O edema resulta da perda do equilíbrio das forças que determinam a distribuição de líquidos entre compartimentos (forças de Starling etc.). Quando é localizado, envolve alterações locais do fluxo através do leito capilar (pressão hidrostática, pressão oncótica, permeabilidade capilar e linfático local).

    • II — V: Verdadeiro. A hiponatremia pode cursar com sintomas neurológicos e gerais — confusão, letargia, náuseas/vómitos, convulsões — e sinais respiratórios e autonômicos em casos graves.

    • III — F: Falso. A afirmação mistura termos: hipocalemia = potássio baixo; a concentração citada (< 8,5 mg/dL) refere-se ao cálcio (hipocalcemia). Além disso, as manifestações iniciais diferem: hipocalemia costuma provocar fraqueza muscular e arritmias; hipocalcemia causa tetania, parestesias e sinais neuromusculares. Portanto a frase está incorreta/confusa.

    • IV — V: Verdadeiro. Hipermagnesemia provoca depressão neuromuscular e cardiovascular: diminuição/ausência de reflexos, sedação/“narcose”, depressão respiratória (paralisia respiratória em casos graves), bradicardia/hipotensão e pode estar associada a hipocalcemia funcional.