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Simulado CEDERJ de Português | VESTIBULAR

Simulado CEDERJ de Português

📚 Simulado CEDERJ | Vestibular | cód.8051

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🧪 Este Simulado CEDERJ foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Vestibular
  • 🏛️ Instituição: CEDERJ
  • 👔 Cargo: Vestibular
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: CECIERJ
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

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#120100
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 - 

Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:

  • a) Narração de fato, ao contar que o luxo, visto à distância, é, na verdade, lixo
  • b) Descrição de fato, ao mostrar como ocorre o processo de reciclagem
  • c) Humor social, ao revelar como o que parece luxo para alguns pode ser um lixo para outros
  • d) Crítica social, ao indicar que o lixo é composto pelos luxos da sociedade
#120101
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 2 - 

A oração “por serem divertidas, fofas, criativas” (linhas 5-6) veicula uma ideia de:

  • a) Causa
  • b) Comparação
  • c) Condição
  • d) Finalidade
#120102
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 3 - 

Mas, nesse aspecto, sempre foi limitada” (linha 10) .
A expressão “nesse aspecto” atua na coesão textual, referindo-se

  • a) à dificuldade que a escrita apresenta para a transmissão da ironia, da brincadeira.
  • b) às indesejáveis marcas de oralidade na escrita, condenadas pela gramática prescritiva.
  • c) à limitação dos sinais de pontuação para trazer a oralidade para a escrita.
  • d) ao baixo nível de letramento dos leitores brasileiros, que não entendem ironias.
#120103
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
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fácil

(1,0) 4 - 

Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é

  • a) denotativa.
  • b) literal.
  • c) eufêmica.
  • d) metafórica.
#120104
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
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fácil

(1,0) 5 - 

O texto apresenta, predominantemente, uma estrutura

    • a) descritiva.
    • b) expositiva.
    • c) enumerativa.
    • d) argumentativa.
    #120105
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
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    fácil

    (1,0) 6 - 

    Considere os fragmentos I e II.

    I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)

    II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)

    Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:

    • a) Adição; comparação
    • b) Adversidade; intensificação
    • c) Negação; modo
    • d) Inclusão; adição
    #120106
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
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    (1,0) 7 - 

    “Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)

    Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:

    • a) Pronome relativo, conjunção subordinativa, adjetivo
    • b) Conjunção subordinativa, pronome relativo, advérbio
    • c) Conjunção coordenativa, conjunção subordinativa, substantivo
    • d) Partícula de reforço, conjunção coordenativa, adjetivo
    #120107
    Banca
    CECIERJ
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    Português
    Concurso
    CEDERJ
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    (1,0) 8 - 

    O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de

    • a) usar uma metáfora criativa, divertindo os leitores desde o início do editorial.
    • b) confundir os leitores, apresentando um significado equivocado para a palavra “podcasts”.
    • c) captar o leitor, simulando o desconhecimento de muitas pessoas em relação aos podcasts.
    • d) comparar os podcasts aos gatos de estimação, alertando aos leitores sobre a dependência que causam.
    #120108
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
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    (1,0) 9 - 

    A sucessão de orações coordenadas com verbo no presente, sem ligação por meio de conectivos, tem função expressiva na seguinte passagem do Texto I :

    “O sol brilha, as casas estão encharcadas de luz, o vento bole nas árvores úmidas, a manhã cheira a sereno e a flor...” (linhas 20-23)

    Assinale a alternativa que analisa corretamente a função dessa sequência de orações no texto.

    • a) A sequência de orações coordenadas indica que a personagem estava apressada, ofegante, sem capacidade de observação.
    • b) As orações coordenadas indicam ações de Clarissa, encadeadas numa ordem lógica.
    • c) As orações coordenadas indicam que a personagem se detinha diante de cada aspecto da paisagem que contemplava, parando a todo momento.
    • d) A sequência de orações coordenadas indica que vários aspectos da paisagem se apresentavam ao mesmo tempo à observação da menina, durante sua caminhada.
    #120109
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
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    (1,0) 10 - 

    Erico Veríssimo e Ana Maria Machado são considerados representantes da ficção literária surgida após o modernismo brasileiro. Cada um deles, no entanto, apresenta características próprias.
    Assinale a afirmativa correta a respeito das diferenças entre eles, considerando os dois textos lidos.

    • a) Erico Veríssimo criou, com Clarissa, o modelo de uma narrativa coloquial, povoada de personagens infelizes e angustiados. Ana Maria Machado, ao criar Gabi, apresenta uma narrativa em que ficção e realidade se misturam.
    • b) Erico Veríssimo apresenta os estados de alma dos personagens, construindo tipos de grande força lírica e dramática, como Clarissa. Ana Maria Machado recolhe do cotidiano o material para sua ficção, criando personagens comuns, que expressam inquietações, medos e certezas por meio de suas ações, como Gabi.
    • c) Erico Veríssimo retrata a vida do interior, com personagens simples e ingênuos, como Clarissa. Ana Maria Machado recria a vida urbana, com personagens indiferentes às questões políticas e sociais, como Gabi.
    • d) Erico Veríssimo privilegia em suas obras a figura do narrador, deixando os personagens sem voz. Ana Maria Machado privilegia o diálogo entre personagens, apagando a voz do narrador.
    #120110
    Banca
    CECIERJ
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    Português
    Concurso
    CEDERJ
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    (1,0) 11 - 

    No Texto II, são exemplos do uso coloquial, informal, da língua portuguesa as seguintes passagens:

    “Desde o começo, sempre foi um assunto em que a gente estava de acordo.” (linhas 2-3)
    “Aí eles engolem aquele plástico que pode asfixiar os coitados de uma hora para outra.” (linhas 18-19)
    Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso de traços de oralidade nas frases destacadas.

    • a) Emprego da expressão a gente em lugar do pronome nós; emprego do conector em sequência narrativa.
    • b) Emprego da expressão a gente com valor de 1ª pessoa do plural; emprego do pronome aí como conector de diálogos.
    • c) Emprego inadequado da vírgula depois da expressão temporal desde o começo; uso do verbo engolir em sentido figurado.
    • d) Emprego do pretérito imperfeito (estava) em lugar do futuro do pretérito (estaria); emprego do conector para ligar sequências descritivas.
    #120111
    Banca
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    (1,0) 12 - 

    Existe uma diferença no modo de narrar os dois textos. Observe os períodos iniciais:

    Texto I: “Clarissa vai andando...” Texto II: “Toda a vida, Bruno e eu sempre conversamos muito sobre ecologia, meio ambiente, essas coisas.”

    Leia as afirmações a respeito do papel do narrador nos dois textos e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação a elas.
    I Em Clarissa, a narração em 3ª pessoa instala um narrador que observa as ações, pensamentos e emoções do personagem.
    II Em Clarissa, o narrador em 3ª pessoa não demonstra simpatia pelo personagem, adotando uma visão crítica do comportamento e emoções da jovem.
    III Em Gabi, o narrador em 1ª pessoa torna a narrativa subjetiva e emocional, deixando sem voz os outros personagens.
    IV Em Gabi, a narração em 1ª pessoa põe a própria personagem no comando da narrativa.

    • a) As afirmativas I, II e III são parcialmente corretas.
    • b) As afirmativas I e III são erradas em relação ao tipo de narrador.
    • c) As afirmativas I e IV analisam corretamente o papel do narrador.
    • d) As afirmativas II e IV são as mais adequadas à descrição do papel do narrador.
    #120112
    Banca
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    (1,0) 13 - 

    Clarissa e Gabi são personagens que exemplificam visões de mundo e comportamentos diferentes.
    Assinale a alternativa em que se resume adequadamente a diferença entre as duas jovens.

    • a) Clarissa sonha com um mundo melhor e Gabi só pensa em agradar o namorado que veio da Itália.
    • b) Clarissa é ingênua e alegre. Gabi é infeliz e pessimista.
    • c) Clarissa é sonhadora e tem uma visão ingênua e descompromissada do mundo. Gabi é engajada e comprometida socialmente.
    • d) Clarissa é preconceituosa, romântica e cheia de sonhos. Gabi é forte, participante e agressiva em suas ações e pensamentos.
    #120113
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    (1,0) 14 - 

    TEXTO 3

    A tirinha em tela foi publicada às vésperas do dia internacional da mulher deste ano de 2019. A referência à data está expressa na placa que a menina carrega: “8M” (8 de março).

    Nos enunciados “A LUTA”, “HÁ LUTA” e “À LUTA”, observam-se três

    • a) adjuntos adnominais modificando o núcleo nominal “luta”.
    • b) frases nominais construídas em torno do substantivo abstrato “luta”.
    • c) enunciados com a mesma pronúncia, diferenciados por artigo, verbo e preposição com artigo.
    • d) sintagmas verbais em torno da nominalização do verbo “lutar”.
    #120114
    Banca
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    Português
    Concurso
    CEDERJ
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    (1,0) 15 - 

    “A gesta dentro de mim... / um mundo heroico, sublimado, / superposto, insuspeitado, / misturado à realidade.”

    Os vocábulos acima sublinhados foram formados, respectivamente, pelos processos de

    • a) derivação prefixal; derivação prefixal; derivação sufixal.
    • b) derivação sufixal; derivação sufixal; derivação prefixal.
    • c) derivação sufixal; derivação prefixal; derivação sufixal.
    • d) derivação prefixal; derivação sufixal; derivação prefixal.