Simulado CEDERJ de Português | VESTIBULAR
📚 Simulado CEDERJ | Vestibular | cód.8051
Pronto para o desafio? Comece com este simulado CEDERJ! 🔍
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado CEDERJ foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: CEDERJ
- 👔 Cargo: Vestibular
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CECIERJ
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado CEDERJ e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões CEDERJ
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso CEDERJ. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre CEDERJ
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso CEDERJ.
📢 Concursos Abertos para CEDERJ
Veja os concursos abertos da instituição CEDERJ. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
(1,0) 1 -
Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:
- a) Narração de fato, ao contar que o luxo, visto à distância, é, na verdade, lixo
- b) Descrição de fato, ao mostrar como ocorre o processo de reciclagem
- c) Humor social, ao revelar como o que parece luxo para alguns pode ser um lixo para outros
- d) Crítica social, ao indicar que o lixo é composto pelos luxos da sociedade
(1,0) 2 -
A oração “por serem divertidas, fofas, criativas” (linhas 5-6) veicula uma ideia de:
- a) Causa
- b) Comparação
- c) Condição
- d) Finalidade
(1,0) 3 -
Mas, nesse aspecto, sempre foi limitada” (linha 10) .
A expressão “nesse aspecto” atua na coesão textual, referindo-se
- a) à dificuldade que a escrita apresenta para a transmissão da ironia, da brincadeira.
- b) às indesejáveis marcas de oralidade na escrita, condenadas pela gramática prescritiva.
- c) à limitação dos sinais de pontuação para trazer a oralidade para a escrita.
- d) ao baixo nível de letramento dos leitores brasileiros, que não entendem ironias.
- #120103
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é
- a) denotativa.
- b) literal.
- c) eufêmica.
- d) metafórica.
- #120104
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O texto apresenta, predominantemente, uma estrutura
- a) descritiva.
- b) expositiva.
- c) enumerativa.
- d) argumentativa.
- #120105
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Considere os fragmentos I e II.
I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)
II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)
Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:
- a) Adição; comparação
- b) Adversidade; intensificação
- c) Negação; modo
- d) Inclusão; adição
- #120106
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)
Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:
- a) Pronome relativo, conjunção subordinativa, adjetivo
- b) Conjunção subordinativa, pronome relativo, advérbio
- c) Conjunção coordenativa, conjunção subordinativa, substantivo
- d) Partícula de reforço, conjunção coordenativa, adjetivo
- #120107
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de
- a) usar uma metáfora criativa, divertindo os leitores desde o início do editorial.
- b) confundir os leitores, apresentando um significado equivocado para a palavra “podcasts”.
- c) captar o leitor, simulando o desconhecimento de muitas pessoas em relação aos podcasts.
- d) comparar os podcasts aos gatos de estimação, alertando aos leitores sobre a dependência que causam.
- #120108
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A sucessão de orações coordenadas com verbo no presente, sem ligação por meio de conectivos, tem função expressiva na seguinte passagem do Texto I :
“O sol brilha, as casas estão encharcadas de luz, o vento bole nas árvores úmidas, a manhã cheira a sereno e a flor...” (linhas 20-23)
Assinale a alternativa que analisa corretamente a função dessa sequência de orações no texto.
- a) A sequência de orações coordenadas indica que a personagem estava apressada, ofegante, sem capacidade de observação.
- b) As orações coordenadas indicam ações de Clarissa, encadeadas numa ordem lógica.
- c) As orações coordenadas indicam que a personagem se detinha diante de cada aspecto da paisagem que contemplava, parando a todo momento.
- d) A sequência de orações coordenadas indica que vários aspectos da paisagem se apresentavam ao mesmo tempo à observação da menina, durante sua caminhada.
- #120109
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Erico Veríssimo e Ana Maria Machado são considerados representantes da ficção literária surgida após o modernismo brasileiro. Cada um deles, no entanto, apresenta características próprias.
Assinale a afirmativa correta a respeito das diferenças entre eles, considerando os dois textos lidos.
- a) Erico Veríssimo criou, com Clarissa, o modelo de uma narrativa coloquial, povoada de personagens infelizes e angustiados. Ana Maria Machado, ao criar Gabi, apresenta uma narrativa em que ficção e realidade se misturam.
- b) Erico Veríssimo apresenta os estados de alma dos personagens, construindo tipos de grande força lírica e dramática, como Clarissa. Ana Maria Machado recolhe do cotidiano o material para sua ficção, criando personagens comuns, que expressam inquietações, medos e certezas por meio de suas ações, como Gabi.
- c) Erico Veríssimo retrata a vida do interior, com personagens simples e ingênuos, como Clarissa. Ana Maria Machado recria a vida urbana, com personagens indiferentes às questões políticas e sociais, como Gabi.
- d) Erico Veríssimo privilegia em suas obras a figura do narrador, deixando os personagens sem voz. Ana Maria Machado privilegia o diálogo entre personagens, apagando a voz do narrador.
- #120110
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
No Texto II, são exemplos do uso coloquial, informal, da língua portuguesa as seguintes passagens:
“Desde o começo, sempre foi um assunto em que a gente estava de acordo.” (linhas 2-3)
“Aí eles engolem aquele plástico que pode asfixiar os coitados de uma hora para outra.” (linhas 18-19)
Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso de traços de oralidade nas frases destacadas.
- a) Emprego da expressão a gente em lugar do pronome nós; emprego do conector aí em sequência narrativa.
- b) Emprego da expressão a gente com valor de 1ª pessoa do plural; emprego do pronome aí como conector de diálogos.
- c) Emprego inadequado da vírgula depois da expressão temporal desde o começo; uso do verbo engolir em sentido figurado.
- d) Emprego do pretérito imperfeito (estava) em lugar do futuro do pretérito (estaria); emprego do conector aí para ligar sequências descritivas.
- #120111
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Existe uma diferença no modo de narrar os dois textos. Observe os períodos iniciais:
Texto I: “Clarissa vai andando...” Texto II: “Toda a vida, Bruno e eu sempre conversamos muito sobre ecologia, meio ambiente, essas coisas.”
Leia as afirmações a respeito do papel do narrador nos dois textos e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação a elas.
I Em Clarissa, a narração em 3ª pessoa instala um narrador que observa as ações, pensamentos e emoções do personagem.
II Em Clarissa, o narrador em 3ª pessoa não demonstra simpatia pelo personagem, adotando uma visão crítica do comportamento e emoções da jovem.
III Em Gabi, o narrador em 1ª pessoa torna a narrativa subjetiva e emocional, deixando sem voz os outros personagens.
IV Em Gabi, a narração em 1ª pessoa põe a própria personagem no comando da narrativa.
- a) As afirmativas I, II e III são parcialmente corretas.
- b) As afirmativas I e III são erradas em relação ao tipo de narrador.
- c) As afirmativas I e IV analisam corretamente o papel do narrador.
- d) As afirmativas II e IV são as mais adequadas à descrição do papel do narrador.
- #120112
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Clarissa e Gabi são personagens que exemplificam visões de mundo e comportamentos diferentes.
Assinale a alternativa em que se resume adequadamente a diferença entre as duas jovens.
- a) Clarissa sonha com um mundo melhor e Gabi só pensa em agradar o namorado que veio da Itália.
- b) Clarissa é ingênua e alegre. Gabi é infeliz e pessimista.
- c) Clarissa é sonhadora e tem uma visão ingênua e descompromissada do mundo. Gabi é engajada e comprometida socialmente.
- d) Clarissa é preconceituosa, romântica e cheia de sonhos. Gabi é forte, participante e agressiva em suas ações e pensamentos.
- #120113
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
TEXTO 3

A tirinha em tela foi publicada às vésperas do dia internacional da mulher deste ano de 2019. A referência à data está expressa na placa que a menina carrega: “8M” (8 de março).
Nos enunciados “A LUTA”, “HÁ LUTA” e “À LUTA”, observam-se três
- a) adjuntos adnominais modificando o núcleo nominal “luta”.
- b) frases nominais construídas em torno do substantivo abstrato “luta”.
- c) enunciados com a mesma pronúncia, diferenciados por artigo, verbo e preposição com artigo.
- d) sintagmas verbais em torno da nominalização do verbo “lutar”.
- #120114
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
“A gesta dentro de mim... / um mundo heroico, sublimado, / superposto, insuspeitado, / misturado à realidade.”
Os vocábulos acima sublinhados foram formados, respectivamente, pelos processos de
- a) derivação prefixal; derivação prefixal; derivação sufixal.
- b) derivação sufixal; derivação sufixal; derivação prefixal.
- c) derivação sufixal; derivação prefixal; derivação sufixal.
- d) derivação prefixal; derivação sufixal; derivação prefixal.