Simulado CEDERJ de Português | VESTIBULAR
📚 Simulado CEDERJ | Vestibular | cód.8051
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🧪 Este Simulado CEDERJ foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: CEDERJ
- 👔 Cargo: Vestibular
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CECIERJ
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #120115
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Na segunda estrofe, as expressões “Na quietude sepulcral”, por um lado, e “a fala alta”, “a risada franca”, “o grito espontâneo” e “a turbulência ativa das crianças”, por outro, sublinhadas no poema, transmitem uma dualidade vivenciada pela enunciadora em sua infância. Estilisticamente, essa situação é expressa, nessa estrofe, pela figura de linguagem:
- a) Hipérbole, marcada por dois sentimentos extremos: amor e ódio
- b) Antítese, marcada, no texto, por duas percepções: a quietude da casa e o barulho das crianças
- c) Eufemismo, marcado pelo comedimento em duas atitudes: repressão e obediência
- d) Metáfora, marcada pela expressão de dois tempos: presente e passado
- #120116
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
O enunciado “A rua... a rua!...”, no contexto do poema, constitui uma frase
- a) optativa que expressa um desejo de infância.
- b) exclamativa que expressa um receio de menina.
- c) declarativa que expressa uma referência à realidade.
- d) imperativa que expressa um convite ao amadurecimento.
- #120117
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 18 -
O trecho do poema de Cora Coralina revela inquietação quanto
- a) ao anseio de uma vida lúdica e sem regras, própria das pessoas que viviam nas ruas.
- b) ao medo da quietude sepulcral que caracterizava a casa onde ela vivera sua infância.
- c) à barulheira provocada pelas crianças de sua família, que riam alto, gritavam e faziam bagunça.
- d) à educação repressora dada às meninas de sua época, restritas ao espaço privado.
- #120118
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 19 -
NOS ANOS 1940, MULHERES FORAM PRESAS POR JOGAR FUTEBOL NAS RUAS DE BELO HORIZONTE
Renan Damasceno /Estado de Minas

Página original do Diário da Tarde (Foto: Arquivo EM)
Em 1940, mulher jogando futebol em Belo Horizonte era caso de polícia. “Mulheres jogavam futebol à noite, no fim da linha de Lourdes”, chamava a atenção o Diário da Tarde de 20/4/1940. “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”. O caso parece pitoresco, não fosse trágico, e revela um pouco sobre o preconceito dos primeiros registros de mulheres jogando futebol na capital mineira encontrados nos arquivos dos Diários Associados.
Disponível em: https://www.mg.superesportes.c... 2019/03/22/noticia_interior,574010/nos-anos-1940-mulheres-foram-presas-por-jogar-futebol-nas-ruas-de-bel. shtml?fbclid=IwAR3S-N0oyIuAcC-U6vICoxuxSKonZYQ9p1 iMmDNHIqQvgPWDGB-Kb2_a__E?utm_ source=whatsapp&utm_medium=social
A grafia de “ha”, “Bello Horizonte”, “team”, “ellas” e “rehabilitar” em “Ha dias noticiamos que em Bello Horizonte ia ser formado um ‘team’ feminino de futebol. Ellas, as doces filhas de Eva, queriam, segundo declaravam, rehabilitar o esporte...” provam que o texto é
- a) erudito.
- b) anacrônico.
- c) rudimentar.
- d) português.
- #120119
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 20 -
NOS ANOS 1940, MULHERES FORAM PRESAS POR JOGAR FUTEBOL NAS RUAS DE BELO HORIZONTE
Renan Damasceno /Estado de Minas

Página original do Diário da Tarde (Foto: Arquivo EM)
Em 1940, mulher jogando futebol em Belo Horizonte era caso de polícia. “Mulheres jogavam futebol à noite, no fim da linha de Lourdes”, chamava a atenção o Diário da Tarde de 20/4/1940. “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”. O caso parece pitoresco, não fosse trágico, e revela um pouco sobre o preconceito dos primeiros registros de mulheres jogando futebol na capital mineira encontrados nos arquivos dos Diários Associados.
Disponível em: https://www.mg.superesportes.c... 2019/03/22/noticia_interior,574010/nos-anos-1940-mulheres-foram-presas-por-jogar-futebol-nas-ruas-de-bel. shtml?fbclid=IwAR3S-N0oyIuAcC-U6vICoxuxSKonZYQ9p1 iMmDNHIqQvgPWDGB-Kb2_a__E?utm_ source=whatsapp&utm_medium=social
Em “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. – Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”, os elementos sublinhados atuam em uma
- a) anáfora resumitiva.
- b) catáfora prospectiva.
- c) anáfora associativa.
- d) catáfora associativa.