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Simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO

Simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais

SIMULADO AGU | TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AGU para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IDECAN para o concurso AGU. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AGU.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#103010
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Matérias Diversas
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AGU
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(1,0) 1 - 

Considerando o contexto organizacional da educação brasileira, é correto afirmar que a educação infantil, a educação básica, o ensino médio, a educação de jovens e adultos e o ensino superior constituem, respectivamente,

  • a) nível educacional; nível educacional; nível educacional; modalidade educacional; etapa educacional.
  • b) etapa educacional; nível educacional; etapa educacional; modalidade educacional; nível educacional.
  • c) modalidade educacional; nível educacional; nível educacional; nível educacional; etapa educacional.
  • d) etapa educacional; etapa educacional; modalidade educacional; modalidade educacional; nível educacional.
  • e) modalidade educacional; nível educacional; nível educacional; modalidade educacional; nível educacional.
#103011
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
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(1,0) 2 - 

O planejamento educacional, considerado por Calazans (1990) uma ação de cunho técnico e político, constitui elemento fundamental ao bom desenvolvimento dos processos educativos. Em se tratando do planejamento macro da educação brasileira, tem-se como referência o

  • a) PNAE.
  • b) PDDE.
  • c) PNE.
  • d) PNAIC.
  • e) PNAD.
#103012
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
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(1,0) 3 - 

A despeito das diversas acepções de educação que possam ser elencadas, a depender do viés teórico adotado, a Constituição Federal Brasileira de 1988 define educação como um

    • a) serviço de ensino público ou privado.
    • b) valor ético a ser ensinado pela família.
    • c) direito político extensivo a todas as pessoas, sem restrições
    • d) direito social extensivo a todas as pessoas, sem restrições.
    • e) serviço de ensino público e gratuito, ofertado em estabelecimentos oficiais.
    #103013
    Banca
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    AGU
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    (1,0) 4 - 

    Na base da Gestão por Competência está a valorização das competências individuais, consideradas fundamentais para a existência desse modelo de gestão. De acordo com Parry (1996), são elementos das competências individuais, além de conhecimento,

      • a) perseverança e atitude.
      • b) habilidade e motivação.
      • c) inteligência emocional e atitude.
      • d) habilidade e atitude.
      • e) assiduidade e atitude.
      #103014
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      AGU
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      (1,0) 5 - 

      Analise os trechos de texto apresentados abaixo:

      Conjunto sistêmico de padrões mínimos necessários para o bom desempenho das responsabilidades que caracterizam determinado tipo de atividade profissional.” (LÜCK, 2009, p. 12).

      Capacidade de executar uma ação específica ou dar conta de uma responsabilidade específica em um nível de execução suficiente para alcançar os efeitos pretendidos.” (LÜCK, 2009, p. 12).

      Os dois trechos acima apresentam, respectivamente, os conceitos de

      • a) Competência pedagógica; Competência acadêmica.
      • b) Gestão de competências; Gestão do conhecimento.
      • c) Competência na perspectiva da função ou profissão; Competência na perspectiva da pessoa que exerce determinada função.
      • d) Capital de mercado; Capital intelectual.
      • e) Competência na perspectiva da função ou profissão; Capital intelectual.
      #103015
      Banca
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      (1,0) 6 - 

      A respeito das políticas de educação infantil no Brasil, assinale a alternativa correta.

      • a) Não existe uma política de educação infantil no Brasil já que não há legislação que trate, especificamente, dessa etapa educacional.
      • b) As políticas de educação infantil no Brasil focam, exclusivamente, na pré-escola, esquecendo, assim, o público de zero a três anos.
      • c) O grande crescimento da matrícula na educação infantil no Brasil vem sendo percebido, sobretudo a partir de 2009, quando a Emenda Constitucional 59 tornou a educação infantil de zero a cinco anos obrigatória em todo o território nacional.
      • d) A Emenda Constitucional 59 representa um passo importante para a política nacional de educação infantil, visto que torna obrigatória a educação infantil pré-escolar.
      • e) Os dados de matrícula na educação infantil referentes ao ano de 2015 (Observatório da Educação/PNE) apontam que 90,5% das crianças de zero a três anos estão matriculadas. O desafio que permanece à Política Nacional de Educação Infantil, portanto, diz respeito ao atendimento pré-escolar às crianças de 4 e 5 anos.
      #103016
      Banca
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      (1,0) 7 - 

      A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que

      • a) apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política dessa natureza.
      • b) a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva tem por fim oferecer às pessoas com deficiências e/ou transtornos, oportunidades de acesso, participação e aprendizagem em escolas regulares.
      • c) o atual Plano Nacional de Educação é omisso em relação a esse assunto.
      • d) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva tem como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência; com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades.
      • e) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva adotada no Brasil é referência em muitos países da América Latina.
      #103017
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      (1,0) 8 - 

      De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9.394/96 (artigo 8º), a educação brasileira se organiza em sistemas de ensino. Assinale a alternativa que defina essa organização.

      • a) Sistema de ensino público; Sistema de ensino privado
      • b) Sistema de ensino básico; Sistema de ensino superior
      • c) Sistema de ensino infantil; Sistema de ensino fundamental; Sistema de ensino médio; Sistema de ensino tecnológico; Sistema de ensino superior
      • d) Sistema de ensino presencial; Sistema de ensino a distância
      • e) Sistemas de ensino municipais; Sistemas de ensino estaduais; Sistema de ensino federal
      #103018
      Banca
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      (1,0) 9 - 

      A despeito das mudanças educacionais no Brasil, a educação brasileira ainda possui traços claramente identificáveis da Pedagogia tradicional. Considerando as ideias de Saviani (2008), assinale a alternativa correta.

      • a) No Brasil, a Pedagogia tradicional predomina entre 1549 e 1822, quando a família real se transfere para o Brasil, provocando, assim, a necessidade de ampliação do número de escolas e renovação da educação brasileira.
      • b) Essa corrente pedagógica, que se apresenta nas vertentes religiosa e leiga, predomina na educação brasileira no período que vai do descobrimento do Brasil até a década de 1930, pois, a partir de 1932, já se nota a coexistência entre Pedagogia Tradicional e Pedagogia Nova.
      • c) Embora haja duas vertentes da Pedagogia Tradicional – religiosa e leiga –, apenas a vertente religiosa é identificada na educação brasileira. Isso se deve à forte influência dos padres jesuítas, precursores da educação escolar no Brasil.
      • d) A vertente religiosa da Pedagogia Tradicional foi utilizada no Brasil apenas para fins de catequização dos indígenas.
      • e) A Pedagogia Tradicional jamais poderia ser leiga visto que suas raízes estão fincadas na tradição religiosa católica.
      #103019
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      AGU
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      (1,0) 10 - 

      Assinale a alternativa em que estejam indicadas somente ações de políticas de Educação a Distância (EaD).

      • a) PDDE, E-PROINFO, UAB
      • b) PDDE, UAB, PISA
      • c) PISA, PRONATEC, UAB
      • d) UAB, PROINFANTIL, E-PROINFO
      • e) UAB, E-PROINFO, PISA
      #103020
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      (1,0) 11 - 

      Entre as teorias pedagógicas identificadas por Libâneo (2005), encontra-se a pedagogia racional-tecnológica, que se fundamenta na racionalidade técnica e instrumental e tem por finalidade a formação para o sistema produtivo. Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido por meio de técnicas refinadas que objetivam o domínio, pelos estudantes, de habilidades e destrezas requeridas pelo mercado. Essa corrente também pode ser denominada, segundo o autor citado, de

      • a) Ensino técnico de excelência.
      • b) Tecnicismo.
      • c) Tecnicismo de excelência.
      • d) Neotecnicismo.
      • e) Tecnicismo moderno.
      #103021
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      (1,0) 12 - 

      As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação:

      • a) Planejamento e organização do trabalho escolar; Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar; Monitoramento de processos e avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais.
      • b) Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar.
      • c) Gestão de pessoas; Gestão administrativa; Monitoramento de processos; Avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais.
      • d) Avaliação institucional; Gestão de pessoas; Monitoramento de processos; Gestão do cotidiano escolar.
      • e) Gestão democrática e participativa; Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar.
      #103022
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      (1,0) 13 - 

      Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere.

      “Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pós-graduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38)

      • a) educação a distância
      • b) financiamento educacional
      • c) progressão funcional
      • d) educação corporativa
      • e) projeto pedagógico
      #103023
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      (1,0) 14 - 

      A educação pode assumir diferentes papéis. Para Jorge Larrosa (2013), seu papel é

      • a) formar o indivíduo para a vida social e qualificá-lo para o mundo do trabalho.
      • b) preparar para a vida social aqueles que ainda não possuem maturidade suficiente para o convívio em sociedade.
      • c) subverter regras e procedimentos, buscando possibilidades de inventar novas formas de fazer educação no âmbito desse jogo que se apresenta cada dia mais prescrito.
      • d) promover a igualdade por meio da oportunização de acesso ao conhecimento historicamente acumulado.
      • e) humanizar o homem.
      #103024
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      (1,0) 15 - 

      Paulatinamente, a classe empresarial vai criando consciência de que a comunicação é um instrumento estratégico e de gestão. Muitas empresas têm entendido que a comunicação lhes permite estabelecer contato com o público-alvo (também chamados de prospect ou targets) importantes para o seu sucesso. Andrade (2003) recomenda o uso de três critérios para definir o público-alvo de uma organização. Assinale a alternativa que os apresente.

      • a) 1) Grau de insubordinação; 2) Grau de envolvimento; 3); Nível de desistência
      • b) 1) Grau de desconexão; 2) Grau de participação; 3) Nível de interferência
      • c) 1) Nível de abstenção; 2) Grau de participação; 3) Grau de desconexão
      • d) 1) Grau de insubordinação; 2) Grau de desconexão; 3) Nível de abstenção
      • e) 1) Grau de dependência; 2) Grau de participação ou envolvimento; 3) Nível de interferência