Processando...

Simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO

Simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais

📚 Simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais | cód.7126

Está focado no concurso AGU? Então pratique com o melhor simulado da internet! 💻

 

🔗 Vejam mais simulados AGU

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado AGU foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado AGU e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões AGU

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso AGU


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso AGU. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre AGU


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso AGU.

Ver apostilas para AGU


📢 Concursos Abertos para AGU

Veja os concursos abertos da instituição AGU. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para AGU


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#103025
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

.De acordo com Márcia Batista da Silva (in Kunsch, 2010, p. 224), “o trabalho contemporâneo é caracterizado por uma exagerada competição e por individualismo, em decorrência da necessidade de sobrevivência em um ambiente de escassez de emprego”. Nesse sentido, a necessidade de implementação de uma comunicação interna eficaz pode desenvolver, paralelamente, a comunicação administrativa a partir de ferramentas estratégicas que fomentam – no ambiente interno – o diálogo, a troca de informações e experiências e a participação de todos integrantes organizacionais e de diferentes níveis. Uma comunicação estratégica com o uso de canais apropriados ao ambiente interno proporciona

  • a) insegurança percebida pelos indivíduos como um fator considerado por herança e recebida pelos que estão há mais tempo na organização.
  • b) a ausência de elogios e a prática da crítica, que não têm relação com a adoção de uma comunicação interna e administrativa que proporciona a realização pessoal do trabalhador.
  • c) a existência de uma comunicação interna e administrativa transparentes que geram insegurança, sentimentos de descartabilidade, falta de confiança na organização e a necessidade de autossuperação diária.
  • d) o aceleramento na transmissão de informações, concomitantemente ao fortalecimento da cultura de transparência, além da existência do inter-relacionamento entre as partes, ou seja, pessoas integradas trabalhando por um objetivo comum.
  • e) uma intranquilidade em relação as demissões, pois as políticas adotadas no setor de recursos humanos são transparentes e contribuem para que a estabilidade do emprego.
#103026
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. Tal hipótese dá especial ênfase à

  • a) produção de informações, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia, pois é uma teoria mais do jornalismo do que propriamente da comunicação.
  • b) teoria da sociologia, mais do que a uma teoria da comunicação.
  • c) teoria do jornalismo, porém bastante documentada em língua portuguesa
  • d) teoria do espiral do silêncio, que, no Brasil, é a que mais tem encontrado repercussão.
  • e) teoria do agendamento onde o processo de informação e comunicação é, como parecem pressupor as antigas teorias, um processo fechado.
#103027
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social, atividade que marca a rotina do jornalismo. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda. Em seu livro homônimo, o pesquisador apresenta a teoria e sua relação com a mídia e a opinião pública. A esse respeito, assinale a alternativa correta, segundo McCombs.

  • a) Baseia-se, “muito resumidamente, na capacidade dos veículos de comunicação de massa pautar para os profissionais da comunicação temas de debate e de manipulação das massas, de boa parte das interações para e com o cotidiano.”
  • b) “Este papel que a mídia tem de definir a agenda liga o jornalismo e sua tradição de contar história à arena da opinião pública, uma relação com consideráveis consequências para a sociedade.”
  • c) Na perspectiva de Agenda-Setting, “a imprensa funciona como agente disseminador do conhecimento, usando estereótipos que agem de forma complexa para persuadir a sociedade”.
  • d) “A mídia deixa em aberto os temas que devem fazer parte da agenda pública. Além disso, os meios de comunicação de massa são a única – e a mais importante – fonte de informação da audiência.”
  • e) “A experiência pessoal do comunicador, que inclui conversações com a família, amigos e colegas de trabalho, nunca é usada como meio de informação sobre muitos temas. A fonte dominante da influência, naturalmente, não variará de tema para tema.”
#103028
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Muitas vezes, os assuntos que devem ser tratados em um release são áridos e, por isso, cabe ao jornalista torná-los compreensíveis ao cidadão comum, pois, embora o release seja normalmente discutido, ampliado e transformado pelos redatores, há a possibilidade de o texto ser aproveitado na íntegra. Por isso, o texto de um release deve

  • a) ser de escrita artificial, pois o redator do veículo irá aprofundar a informação sobre determinada empresa ou produto, fazendo com que o texto final seja interessante e envolvente.
  • b) conter muitas informações em um único parágrafo ou texto, o que significa que as frases não precisam ser curtas. Assim sendo, existe a garantia de o release não ir à pasta de e-mails ignorados.
  • c) ser de fácil compreensão e atrativo aos profissionais das redações, pois uma boa notícia com texto claro aumenta a chance de ganhar espaço na mídia.
  • d) como a maioria dos releases é encaminhada por meio de emails, ser um tanto longo, de preferência com mais de cinco parágrafos e estar no corpo do e-mail.
  • e) se apresentar como um serviço, tanto para a empresa sobre a qual ele trata quanto para o jornalista. Deve ser informativo para despertar a atenção do diretor do jornal, além de possuir uma estrutura subjetiva, pois é dele que o veículo depende para manutenção da área comercial.
#103029
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

A criação e a produção de notícias on-line para divulgação em rede exigem conhecimento especializado, equipe multidisciplinar e planejamento. Segundo Moherdaui (2002), é conveniente fazer uma pesquisa de comportamento antes de estabelecer o perfil do leitor que se quer atingir e de elaborar o planejamento jornalístico, para estabelecer a estrutura narrativa e a utilização de ferramentas de navegação eficazes e que não confundam o leitor, mas que o auxiliem na busca. O hipertexto é um meio de organização de informações no qual o centro de atenção depende do leitor, que se converte, assim, em um leitor ativo. A edição on-line deve permitir uma leitura linear da notícia individualizada, em que o leitor pode percorrer os diversos caminhos de leitura, disponíveis por conjunto de palavras e por blocos de textos estruturados em rede, com recursos multimídia. A esse respeito, assinale a alternativa que apresente os pontos a serem observados na concepção de um informativo on-line, considerados por Moherdaui (2002).

  • a) Criar um guia de estilo para a rede, porém os tamanhos e fontes das letras podem variar a cada edição, assim como o desenho – layout – da página.
  • b) Usar as ferramentas que a internet oferece e editar notícias na mesma linguagem usada em veículos impressos.
  • c) O texto a ser editado deve ser para um público homogêneo ou para qualquer público, pois não existe possibilidade de saber quem é o leitor que busca a informação on-line.
  • d) Não existe a necessidade de considerar o horário de maior visitação para determinar o tamanho e o momento da publicação, pois o espaço on-line pode ser visitado a qualquer momento.
  • e) Dimensionar a extensão do texto e a amplitude da notícia pelas condições impostas pelo veículo e pelos seus elementos interativos, que propiciam a consulta a várias fontes e a links diversos. Ainda, é necessário explorar a possibilidade da cobertura em tempo real, o alcance da rede e o seu caráter internacional.