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Prova de Gestão de Pessoas 10 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 10 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Gestão de Pessoas. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Função Do Órgão De Gestão De Pessoas: Atribuições Básicas E Objetivos, Políticas E Sistemas De Informações Gerenciais.
  2. Abordagem Comportamental.
  3. Absenteísmo.
  4. Administração De Recursos Humanos.
  5. Administração Pública.
  6. Ambiente Organizacional.
  7. Análise E Descrição De Cargos.
  8. Aprendizagem Organizacional.
  9. Atendimento Ao Público.
  10. Avaliação De Desempenho: Objetivos, Métodos, Vantagens E Desvantagens.
  11. Banco De Dados De Gestão De Pessoas.
  12. Bancos De Dados E Sistemas De Informações De Recursos Humanos.
  13. Benefícios E Serviços.
  14. Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  15. Capital Intelectual.
  16. Cargos E Salários.
  17. Classificação Das Escolas De Administração.
  18. Clima E Cultura Organizacional.
  19. Clima Organizacional.
  20. Competência Interpessoal.
  21. Competências.
  22. Comportamento Organizacional.
  23. Comportamento Organizacional - Clima E Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança, Equipes De Trabalho.
  24. Comportamento Organizacional: Relações Indivíduo/Organização, Motivação, Liderança, Desempenho.
  25. Comunicação.
  26. Conceitos, Importância, Relação Com Os Outros Sistemas De Organização.
  27. Conflitos Organizacionais.
  28. Controle Da Administração Pública.
  29. Cultura Organizacional.
  30. Decisão.
  31. Departamentalização.
  32. Descentralização ? Delegação.
  33. Desenvolvimento E Treinamento De Pessoal: Levantamento De Necessidades, Programação, Execução E Avaliação.
  34. Desenvolvimento Organizacional ? DO.
  35. Desenvolvimento.
  36. Educação Corporativa.
  37. Eficácia, Eficiência E Efetividade.
  38. Empowerment.
  39. Endomarketing.
  40. Ensino À Distância.
  41. Equilíbrio Organizacional.
  42. Equipamentos De Proteção.
  43. Equipes.
  44. Ergonomia.
  45. Estatística.
  46. Estilos De Administração.
  47. Estratégias.
  48. Estrutura Organizacional.
  49. Ética Organizacional.
  50. Feedback.
  51. Fluxo De Informações.
  52. Gerenciamento De Conflitos.
  53. Gestão De Competências.
  54. Gestão De Conflitos.
  55. Gestão De Desempenho: Avaliação De Desempenho, Feedback, Reconhecimento, Elementos Que Favorecem Desempenho De Equipes.
  56. Gestão De Pessoas.
  57. Gestão De Pessoas Com Foco Em Resultados.
  58. Gestão De Processos.
  59. Gestão Do Tempo.
  60. Gestão Estratégica.
  61. Gestão Participativa.
  62. Gestão Por Competências - Mapeamento E Avaliação.
  63. Habilidade Conceitual.
  64. Legislação Trabalhista.
  65. Liderança.
  66. Motivação.
  67. Mudança Organizacional.
  68. O Papel Da Área De Recursos Humanos.
  69. Pensamento Sistêmico.
  70. Planejamento.
  71. Planos De Carreira.
  72. Poder.
  73. Política Nacional De Desenvolvimento De Pessoal.
  74. Principais Modelos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático, Nova Gestão Pública E Papéis Doestado.
  75. Processos Organizacionais.
  76. Psicologia Aplicada Às Organizações.
  77. Qualidade De Vida No Trabalho.
  78. Recrutamento E Seleção - Formas De Recrutamento, Perfil Do Candidato, Perfil Do Posto, Técnicas Seletivas.
  79. Recursos Humanos.
  80. Relação De Causa E Consequência.
  81. Relacionamento Interpessoal.
  82. Relações Humanas.
  83. Relatórios.
  84. Remuneração.
  85. Remuneração & Benefícios.
  86. Responsabilidade De Linha E Função De Staff.
  87. Rotatividade De Pessoas ? Turnover.
  88. Seleção De Pessoas.
  89. SIG - Sistema Integrado De Gestão.
  90. Sistemas Administrativos.
  91. Socialização Organizacional.
  92. Subsistemas De Rh.
  93. Teoria Da Burocracia.
  94. Teoria Das Organizações.
  95. Terceirização ? Outsourcing.
  96. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#5175
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Hoje, mais do que anteriormente, o trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente todas as áreas da atividade humana. Vários autores têm destacado as vantagens dessa forma de trabalho em relação ao trabalho individual. Apesar desse reconhecimento, na prática existem muitas dificuldades à sua realização. Em parte, isso se deve às diferentes percepções do que seja uma equipe e dos fatores que aumentam seu desempenho e garantem sua efetividade. A respeito dos fatores que afetam o desempenho e a efetividade da equipe, assinale a opção correta.

  • a) Para se melhorar o desempenho de uma equipe de trabalho, recomenda-se restringir sua avaliação à atuação da equipe como um todo, recompensando-se os membros do grupo de forma igualitária.
  • b) Para ser eficaz, uma equipe de trabalho deve prever um campo de atuação restrito de seus membros.
  • c) O gestor que aumenta o salário de seus colaboradores necessariamente tem um incremento proporcional no desempenho deles.
  • d) Um conjunto de pessoas que trabalham de forma coordenada e organizada e com objetivos comuns constitui uma equipe de trabalho, todavia essas condições não são suficientes para que essa equipe seja efetiva na realização das tarefas.
  • e) Toda equipe de trabalho necessita de um líder porque o trabalho do líder é imprescindível para que os objetivos do grupo sejam alcançados.
#5176
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. Bancas Diversas
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Gestão de Pessoas
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médio

(1,0) 2 - 

Com relação ao trabalho em equipe, assinale a opção correta.

  • a) O trabalho em equipe inevitavelmente gera estresse nos seus membros em virtude da complexidade das relações entre eles.
  • b) A efetividade do trabalho em equipe é garantida, de maneira completa, pela qualidade do relacionamento interpessoal entre os seus membros.
  • c) O trabalho em equipe também gera conflitos de relações interpessoais denominados conflitos disfuncionais.
  • d) O trabalho em equipe gera a dissolução da identidade de cada membro.
  • e) Um trabalho em equipe será tanto menos produtivo quanto mais o chefe do serviço definir os objetivos e as metas, uma vez que essa conduta reduz a criatividade do grupo.
#5177
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fácil

(1,0) 3 - 

A terceirização, por meio da contratação de prestador de serviço autônomo em período superior a três meses, é uma ação de administração de recursos humanos que deve ser analisada à luz da(o)

  • a) CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
  • b) CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas.
  • c) ISO - International Organization for Standardization.
  • d) FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
  • e) FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.
#5178
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médio

(1,0) 4 - 

Uma empresa teve grande redução no faturamento em função da crise financeira mundial iniciada em 2008. Para evitar a demissão de empregados, a empresa optou por reduzir os gastos com um benefício social que não implicasse problemas com o sindicato da categoria, como

  • a) FGTS.
  • b) Férias.
  • c) 13o Salário.
  • d) Horas-extras.
  • e) atividades culturais.
#5179
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médio

(1,0) 5 - 

A gestão de pessoas por competências é a adoção de uma estratégia

  • a) para o desenvolvimento de competências dos funcionários no processo seletivo para se alcançar propósitos organizacionais de médio e longo prazo.
  • b) para a identificação e o desenvolvimento de competências dos funcionários para se alcançar propósitos ou objetivos organizacionais operacionais.
  • c) para a implementação de um programa de seleção de talentos para se alcançar propósitos ou objetivos organizacionais operacionais e de longo prazo.
  • d) avançada de captação e treinamento de funcionários para se alcançar propósitos ou objetivos organizacionais de longo prazo.
  • e) para a identificação e o desenvolvimento de competências dos funcionários para se alcançar propósitos ou objetivos organizacionais de longo prazo.
#5180
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médio

(1,0) 6 - 

A influência exercida pelo líder em virtude da afeição e do respeito que as pessoas têm por ele denomina-se poder

  • a) situacional.
  • b) legítimo.
  • c) do saber.
  • d) circunstancial.
  • e) referente.
#5181
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fácil

(1,0) 7 - 

A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se

  • a) estruturalista.
  • b) sistêmica.
  • c) ontingencial.
  • d) comportamental.
  • e) mecanicista.
#5182
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(1,0) 8 - 

A capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe e de conseguir esforços cooperativos nessa equipe na direção dos objetivos estabelecidos denominase habilidade

  • a) conceitual ou de visão sistêmica.
  • b) técnica.
  • c) de relação interpessoal ou humana.
  • d) e resolução de conflitos.
  • e) de alocação de recursos.
#5183
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(1,0) 9 - 

A divisão dos poderes de decisão entre o chefe e a equipe é uma característica do estilo de liderança denominado

  • a) situacional.
  • b) autocrático.
  • c) laissez-faire.
  • d) emagogo.
  • e) democrático.
#5184
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médio

(1,0) 10 - 

Equipes de trabalho cujos membros, no início, se submetem à administração, mas logo começam a operar por conta própria, assumindo as responsabilidades definidas em conjunto no interior da equipe denominam-se

  • a) d hoc.
  • b) autogeridas.
  • c) de comando.
  • d) e assessoria.
  • e) mentoring.
#5185
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médio

(1,0) 11 - 

A equipe de trabalho formada para resolver determinados assuntos ou problemas específicos, em bases temporárias, denomina-se

  • a) comissão.
  • b) equipe funcional.
  • c) força-tarefa.
  • d) equipe de comando.
  • e) coaching.
#5186
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(1,0) 12 - 

Estudos atuais a respeito da administração de recursos humanos revelam que ela só poderá contribuir para o sucesso da organização se seguir uma estratégia que interaja com a estratégia organizacional mais ampla. Nesse sentido, e com vistas a responder às necessidades de rápida adaptação às mudanças, exigidas nos dias de hoje, a administração de recursos humanos deve atuar de acordo com uma visão

  • a) técnica.
  • b) funcional.
  • c) holística.
  • d) ivisional.
  • e) departamentalizada.
#5187
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1
fácil

(1,0) 13 - 

A qualidade de uma organização é determinada em grande parte pela competência das pessoas que ela emprega. Assim sendo, diante das novas demandas por recursos humanos advindas da automação dos negócios, a gestão de pessoas deve

  • a) focar as rotinas de manutenção de um contrato de trabalho: recrutamento, seleção, remuneração, planos de cargos e salários, benefícios, entre outros
  • b) transformar as rotinas de pessoal na parte mais importante da relação contratual indivíduo-organização, para contribuir com o processo de confiança e credibilidade da empresa.
  • c) ser vista como a gestão de uma relação com pessoas com as quais não se mantém mera relação contratual, e sim, uma parceria, um processo contínuo de compartilhamento de responsabilidades.
  • d) ser a única responsável pela aquisição e manutenção dos recursos da força de trabalho, sendo preciso, para tanto, reforçar a visão da gestão fortemente baseada na divisão funcional e na concepção dos empregados como recursos.
  • e) atribuir ao gerente de cada equipe, como um líder autêntico, a missão de ajudar a construir a competência e a motivação de seu grupo, fazendo, com que o Departamento de Recursos Humanos perca a sua finalidade e a sua posição na organizaç
#5188
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difícil

(1,0) 14 - 

Quanto à avaliação de desempenho I. é uma atividade cotidiana de gerência. II. é bem-sucedida nas organizações, se adotada formalmente. III. tem maiores chances de efetividade quando é baseada em comportamentos. IV. tem maiores chances de sucesso quando considera características pessoais do avaliado. V. deve ser concebida como um instrumento de gestão. VI. é uma ferramenta de RH para promover aumentos salariais. É correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, III e V.
  • b) III, IV e V.
  • c) II, IV e VI.
  • d) II, III e V.
  • e) IV, V e VI.
#5189
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médio

(1,0) 15 - 

Uma companhia circense que viaja pelo Brasil, apresentando peças teatrais e espetáculos, é composta por palhaços, malabaristas e contorcionistas. Seus integrantes somam trinta e duas pessoas e existe aceitação dos clientes, mas com tendência de declínio. A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir. I Considere que Tontom, um dos malabaristas, está cada vez mais apreensivo, pois tem visto muitos colegas de trabalho saírem da companhia neste último ano. Então, é correto concluir que o que torna Tontom apreensivo deve ser também foco de preocupações do gestor da companhia: o nível de rotatividade. II Se os novos artistas da companhia são recrutados por intermédio de escolas e cursos especializados em arte dramática e circense, então o recrutamento utilizado é do tipo interno. III Um processo de seleção eficaz para os novos malabaristas a serem contratados deve basear-se exclusivamente na análise do currículo dos candidatos, do qual serão colhidos dados relativos a experiências anteriores e referências, e na técnica de entrevista, para comparar os candidatos e checar detalhes sobre cada um. IV Se uma contorcionista estiver fazendo um curso de aperfeiçoamento de suas técnicas de contorcionismo, é correto afirmar que ela está sendo treinada. V Considere que Tânia é malabarista e está participando de um conjunto de cursos oferecidos pelo SEBRAE sobre gestão moderna das empresas. Sendo assim, é correto afirmar que Tânia está sendo treinada. Estão certos apenas os itens

  • a) I e IV.
  • b) I e V.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e V.