Processando...

Prova do INSS - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do INSS - Questões e Simulados

OBS.: Concurseiros, este simulado está em um nível muito difícil, pois acreditamos que a FCC irá colocar questões extremamente complicadas, para que assim ninguem possa gabaritar o concurso do INSS. Mas não se preocupem com a dificuldade deste simulado, pois o importante é que vocês estão no caminho certo.

SOBRE AS QUESTÕES
As questões são de Concursos Anteriores da Banca FCC e algumas questões Inéditas/ou de outras Bancas. A maioria das questões são de 2011/2012.
Todas as questões estão relacionadas com o Edital do INSS de 2011/2012.

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação no concurso do INSS - Técnico Seguro Social de 2012, para nível médio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. CONHECIMENTOS GERAIS
  2. ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto n.o 1.171/94 e Decreto 6.029/07.
  3. REGIME JURÍDICO ÚNICO: Lei 8.112/90 e alterações posteriores, direitos e deveres do Servidor Público. O servidor público como agente de desenvolvimento social; Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público.
  4. NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Da Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal).
  5. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº. 8.429/92 e alterações posteriores (dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/99 e alterações posteriores (Lei do Processo Administrativo).
  6. LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
  7. RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.
  8. NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e à intranet. 3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 5 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 6 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux.

  9. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
    1 Seguridade Social. 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios, 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a seguridade social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei n.° 8.212, de 24/07/1991 e alterações posteriores. 12 Lei n.º 8.213, de 24/07/1991 e alterações posteriores. 13 Decreto n.° 3.048, de 06/05/1999 e alterações posteriores; 14 Lei de Assistência Social – LOAS: conteúdo; fontes e autonomia (Lei n° 8.742/93 e alterações posteriores; Decreto nº. 6.214/07 e alterações posteriores).

#15303
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

O sentido principal do texto está expresso em:

  • a) O crescimento da produção e a maior oferta de alimentos visam a garantir a estabilidade de preços no mercado mundial.
  • b) Consumidores, especialmente aqueles de países mais populosos, são prejudicados pela escassez, que justifica a alta dos preços dos alimentos.
  • c) A escassez de alimentos, agravada pelo aumento de preços no mercado, poderá resultar em obstáculos que comprometem a paz.
  • d) A redução da oferta de produtos no mercado mundial de alimentos despertou a atenção dos produtores, que desejam maiores lucros.
  • e) A elevação dos preços de alimentos decorre naturalmente dos acordos políticos entre nações produtoras e aquelas basicamente consumidoras.
#15304
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 2 - 

A referência ao especialista Shenggen Fan

  • a) aponta para a preocupação geral de governos quanto às dificuldades na comercialização de alimentos.
  • b) confere veracidade à contestação da hipótese apresentada para justificar a alta de preços dos alimentos.
  • c) permite validar a grande influência da China e da Índia na importação de alimentos, o que contribui para a variação dos preços.
  • d) destaca as disparidades que se observam atuamente quanto ao consumo de alimentos na Índia e na China.
  • e) comprova a necessidade do aumento da produtividade da agricultura, ampliando assim a oferta mundial de alimentos.
#15305
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)

A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de

  • a) condição.
  • b) temporalidade.
  • c) consequência.
  • d) finalidade.
  • e) restrição.
#15306
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

É correto inferir do texto que

  • a) é imprescindível haver mais investimentos e desenvolvimento tecnológico que venham a permitir a maior oferta de alimentos a toda a população mundial.
  • b) será possível evitar o desencontro entre a produção e o consumo de alimentos no mundo por meio do controle dos preços.
  • c) deveria ser abandonado, pelos países mais ricos, o aproveitamento político da crise no comércio de alimentos, para evitar a fome em regiões mais pobres.
  • d) cabe aos agricultores o efetivo controle dos preços de alimentos, considerando-se que são eles os responsáveis diretos por sua produção.
  • e) são os consumidores, que aumentaram a demanda por alimentos, os principais responsáveis pela alta de preços no comércio mundial.
#15307
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos ... (início do 2o parágrafo)

A regência verbal assinalada acima está reproduzida em:

  • a) ... mudanças relativamente pequenas nos mercados de alimentos desencadearam fortes altas nos preços.
  • b) ... esses gigantes não importam muitos alimentos.
  • c) ... o que torna mais fácil a tarefa ...
  • d) Mas eles também impõem custos aos consumidores ...
  • e) ... quase dobrar os preços mundiais dos alimentos duas vezes em quatro anos ...
#15308
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

Considere as frases seguintes:

I. As inovações no ramo da estética permitem ...... um grande número de pessoas se sentirem mais belas.

II. Sempre existiu preocupação com a beleza, embora mudem os critérios ...... que ela obedece.

III. A beleza, ...... parte alguns exageros, deve ser bus- cada até mesmo com intervenções cirúrgicas.

As lacunas das frases acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

  • a) à - a - à
  • b) a - a - a
  • c) a - à - à
  • d) à - à - a
  • e) a - a - à
#15309
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Leia atentamente as afirmações a seguir.
I. Essas qualidades contraditórias fazem seu gênio ...
Substituindo-se o segmento grifado acima por Esse conjunto de qualidades contraditórias, o verbo fazer pode ser mantido no plural sem prejuízo para a concordância verbal.

II. ... Delacroix, o criador de antíteses coloridas tão sonoras quanto as da poesia de Victor Hugo.
Respeitando-se a concordância verbal e, em linhas gerais, o sentido, o segmento grifado acima pode ser assim reescrito: quanto as que costumam haver na poesia de Victor Hugo.

III. Cézanne admira a maestria plástica de Rubens ...
Mantém-se o respeito à concordância verbal e, em linhas gerais, ao sentido caso a frase acima seja assim reescrita: Cézanne admira as obras em que se revela a maestria plástica de Rubens.


Está correto SOMENTE o que se afirma em

  • a) I.
  • b) III.
  • c) I e II.
  • d) I e III.
  • e) II e III.
#15310
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

As qualidades exigidas na redação de um documento oficial estão presentes em:

  • a) Considerando que houveram contratempos na realização dos eventos que estavam programados para este final de semana, esperamos que V. Exa. e seus auxiliares tomem as medidas importantes para resolver esse impasse.
  • b) O relatório que acabou de ser encaminhado para V.Exa., demos conta do andamento das providências que cabia tomar, sendo possível dentro dos prazos agendados, a realização de todo o programa desta Secretaria.
  • c) Nós, na qualidade de representante desta comunidade que vos dirige a solicitação de providenciar a licença necessária para a limpeza da praça deste bairro, conforme abaixo assinado pelos moradores, é o que pedimos a V.Exa., com urgência.
  • d) Encaminhamos a V. Exa. o relatório das atividades programadas por esta Secretaria, previstas para o próximo trimestre, para que sejam tomadas as medidas relativas à liberação dos recursos necessários a esses empreendimentos.
  • e) Como V. Exa. já deve ter ficado sabendo, tivemos alguns contratempos durante os eventos programados para este fim de semana e, por isso mesmo, estamos enviando a V. Exa. as informações mais exatas possíveis a respeito desses acontecimentos, para que tomeis as providências cabíveis.
#15311
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Com relação às Comissões de Ética dispostas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, considere:

I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética.

II. Incumbe ao servidor fornecer seu registro da sua conduta ética para a Comissão de Ética, encarregada da execução do quadro de carreira dos servidores, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público, exclusivamente, a pessoa que, por força de lei, preste serviços de natureza permanente condicionada ao recebimento de salário e esteja ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias e as fundações públicas.

Está correto o que consta APENAS em

  • a) I e III.
  • b) I e II.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.
#15312
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
difícil

(1,0) 10 - 

Manoel, servidor público federal, foi punido com a penalidade de suspensão por sessenta dias. Nos termos da Lei nº 8.112/1990, após o decurso de determinado período de efetivo exercício, Manoel terá a sanção cancelada de seus registros, desde que, nesse período, não tenha praticado nova infração disciplinar. O lapso temporal a que se refere o enunciado é de

  • a) 2 anos.
  • b) 4 anos.
  • c) 3 anos.
  • d) 5 anos.
  • e) 1 ano.
#15313
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Nos termos da Lei nº 8.112/1990, o servidor afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem direito à remuneração, inclusive para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo ou com o qual coopere, ainda que contribua para regime de previdência social no exterior, terá

  • a) interrompido o seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público enquanto durar o afastamento ou a licença, assistindo-lhes, neste período, os benefícios do mencionado regime de previdência.
  • b) mantido normalmente seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público enquanto durar o afastamento ou a licença, não lhes assistindo, porém, neste período, os benefícios do mencionado regime de previdência.
  • c) suspenso o seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público enquanto durar o afastamento ou a licença, não lhes assistindo, neste período, os benefícios do mencionado regime de previdência.
  • d) mantido normalmente seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público enquanto durar o afastamento ou a licença, assistindo- lhes, neste período, os benefícios do mencionado regime de previdência.
  • e) interrompido, com efeitos retroativos, seu vínculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Público, não lhes assistindo, porém, neste período, os benefícios do mencionado regime de previdência.
#15314
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 12 - 

No que diz respeito às espécies de atos administrativos, é correto afirmar que

  • a) os atos negociais, embora unilaterais, encerram um conteúdo negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, mas não adentram a esfera contratual.
  • b) não há distinção entre o ato punitivo da Administração, apenando o ilícito administrativo e o ato punitivo do Estado, que apena o ilícito criminal, visto que ambos têm a natureza de ilicitude.
  • c) os atos negociais são genéricos, abstratos e de efeitos gerais, que não se limitam entre as partes - Administração e administrado requerente.
  • d) os atos ordinatórios atuam também no âmbito interno das repartições, alcançando funcionários subordinados a outra chefia, assim como obrigam os particulares.
  • e) nos atos ordinatórios, além de sua função ordinatória, observa-se que eles criam, normalmente, direitos e obrigações para os administrados, mas não geram deveres para os agentes administrativos a que se dirigem.
#15315
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Sobre a competência no processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, de acordo com a Lei nº 9.784/1999, é INCORRETO afirmar:

  • a) O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.
  • b) A decisão de recursos administrativos não poderá ser objeto de delegação de competência.
  • c) É vedada, em qualquer hipótese, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.
  • d) O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.
  • e) Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.
#15316
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 14 - 

Dentre as penas previstas na Lei no 8.429/92 para o administrador público que pratica ato de improbidade administrativa NÃO se inclui a

  • a) suspensão dos direitos políticos.
  • b) perda dos bens acrescidos ilicitamente ao patrimônio.
  • c) proibição de contratar com o Poder Público.
  • d) pagamento de multa civil.
  • e) indisponibilidade dos bens.
#15317
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
INSS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

Em relação à liberdade de crença, estabelece a Constituição que

  • a) o Estado brasileiro, por ser laico, não pode prestar assistência religiosa em entidades de internação coletiva.
  • b) uma pessoa perderá direitos políticos caso alegue motivo de crença religiosa para se livrar do cumprimento de obrigação a todos imposta e se oponha a cumprir prestação alternativa.
  • c) a garantia do livre exercício dos cultos religiosos não abrange a proteção do estrangeiro por motivos de segurança nacional.
  • d) as igrejas, para professarem seus cultos, dependem de autorização administrativa, a qual será negada a instituições que utilizam práticas de curandeirismo.
  • e) as igrejas, para serem proprietárias de bens imóveis, devem adquirir personalidade jurídica que as equipare às fundações.