Processando...

Prova Polícia Civil-SP - Legislação do Sistema de Acesso à Informação 1 - Questões e Simulados (Edital 2013) | CONCURSO

Prova Polícia Civil-SP - Legislação do Sistema de Acesso à Informação 1 - Questões e Simulados (Edital 2013)

📚 Simulado Polícia Civil-SP | Oficial Administrativo | cód.2171

Se você for prestar o concurso Polícia Civil-SP, não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis 📝.

 

🔗 Vejam mais simulados Polícia Civil-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Polícia Civil-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Polícia Civil-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Polícia Civil-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Polícia Civil-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Polícia Civil-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Polícia Civil-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Polícia Civil-SP.

Ver apostilas para Polícia Civil-SP


📢 Concursos Abertos para Polícia Civil-SP

Veja os concursos abertos da instituição Polícia Civil-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Polícia Civil-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#27997
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Subordinam-se ao regime da Legislação do Sistema de Acesso à Informação, exceto.

  • a) os órgãos públicos integrantes da administração direta do Poder Executivo
  • b) os órgãos públicos integrantes da administração direta do Poder Legislativo
  • c)  as autarquias, as fundações públicas
  • d) entidades controladas direta ou indiretamente pela União, esxeto pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. 
#27998
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Os procedimentos previstos na a Legislação do Sistema de Acesso à Informação para assegurar o direito fundamental de acesso têm a seguintes diretirizes, exceto:

  • a) observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção; 
  • b) divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações; 
  • c) utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação; 
  • d) fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração privada; 
#27999
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

De acordo com a Legislação do Sistema de Acesso à Informação, assinale a alternativa ERRADA.

  • a)  informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; 
  • b) integridade: qualidade da informação modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino; 
  • c) informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado; 
  • d) tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação; 
#28000
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

De acordo com a Legislação do Sistema de Acesso à Informação, Cabe aos órgãos e entidades do poder público assegurar, exceto

  • a) proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade;
  • b) gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação; 
  • c) proteção da vitima, garantindo-se sua integridade;
  • d) proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso. 
#28001
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com a Legislação do Sistema de Acesso à Informação, o acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter, exceto o de:

  • a) informação sobre atividades sigilosas exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços; 
  • b) orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada; 
  • c) informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos; 
  • d) informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado; 
#28002
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

De acordo com a Legislação do Sistema de Acesso à Informação, assinale a alternativa ERRADA.

  • a) O acesso à informação compreende as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. 
  • b) Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo. 
  • c) O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas utilizados como fundamento da tomada de decisão e do ato administrativo será assegurado com a edição do ato decisório respectivo. 
  • d) Informado do extravio da informação solicitada, poderá o interessado requerer à autoridade competente a imediata abertura de sindicância para apurar o desaparecimento da respectiva documentação. 
#28003
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

De acordo com a Legislação do Sistema de Acesso à Informação, é dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. Na divulgação das informações deverão constar, exceto:

  • a) registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público; 
  • b) registros das receitas e das despesas; 
  • c) registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros; 
  • d) informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; 
#28004
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

De acordo com a Legislação do Sistema de Acesso à Informação, assinale a alternativa ERRADA.

  • a) Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação. 
  • b) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet. 
  • c) São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. 
  • d) Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente não deverá   nem ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação. 
#28005
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

De acordo com a Legislação do Sistema de Acesso à Informação, assinale a alternativa ERRADA

  • a) Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos. 
  • b) O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. 
  • c) Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original. 
  • d) É direito do requerente obter o inteiro teor de decisão de negativa de acesso, por certidão, não sendo permitido através de cópia. 
#28006
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Sistema de Acesso à Informação
Concurso
Polícia Civil-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 10 - 

De acordo com a Legislação do Sistema de Acesso à Informação, assinale a alternativa ERRADA.

  • a) O recurso será dirigido à mesma autoridade  que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias. 
  • b) No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência. 
  • c) O recurso previsto no artigo 16, somente poderá ser dirigido à Controladoria-Geral da União depois de submetido à apreciação de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior àquela que exarou a decisão impugnada, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias. 
  • d) Verificada a procedência das razões do recurso, a Controladoria-Geral da União determinará ao órgão ou entidade que adote as providências necessárias para dar cumprimento ao disposto nesta Lei.