Processando...

Prova do TRF 5 Região - Direito Tributário 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do TRF 5 Região - Direito Tributário 2 - Questões e Simulados

📚 Simulado TRF 5ª Região | FCC | cód.1229

Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado TRF 5ª Região hoje! ✅

 

🔗 Vejam mais simulados TRF 5ª Região

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado TRF 5ª Região foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado TRF 5ª Região e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões TRF 5ª Região

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso TRF 5ª Região


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso TRF 5ª Região. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre TRF 5ª Região


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso TRF 5ª Região.

Ver apostilas para TRF 5ª Região


📢 Concursos Abertos para TRF 5ª Região

Veja os concursos abertos da instituição TRF 5ª Região. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para TRF 5ª Região


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#19260
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Dentre outras hipóteses, suspendem a exigibilidade do crédito tributário,

  • a) o depósito do seu montante integral e a moratória.
  • b) o pagamento e a prescrição.
  • c) o depósito do seu montante integral e a remissão.
  • d) a remissão e a transação.
  • e) o parcelamento e a compensação.
#19261
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

No que diz respeito à repartição das receitas tributárias, é certo que,

  • a) pertencem aos Municípios trinta e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal.
  • b) pertencem aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios, vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da sua competência tributária residual.
  • c) a nenhuma unidade federada poderá ser destinada parcela superior a quinze por cento do montante a que se refere a partilha do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, vedada a distribuição excedente.
  • d) a União entregará, do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, dez por cento aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados.
  • e) a União entregará, do produto da arrecadação de intervenção no domínio econômico, relativamente às atividades de comercialização de petróleo e seus derivados, vinte por cento para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
#19262
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

É correto afirmar que o imposto sobre,

  • a) renda ou proventos de qualquer natureza tem como sujeito passivo a pessoa física ou jurídica que registra acréscimos em seu patrimônio, mas não aquela que tem a obrigação de reter o imposto na fonte.
  • b) importação de produtos estrangeiros incide em relação a produtos determinados, e desde que previstos no Código Tributário Nacional, estando su-jeito ao princípio da anterioridade.
  • c) exportação abrange os produtos nacionais ou nacionalizados, não está sujeito ao princípio da anterioridade, considerando também que não incide o imposto sobre produtos industrializados nos produtos destinados ao exterior.
  • d) propriedade territorial rural é de competência concorrente da União e Municípios, mas se instituído pela primeira deverá repassar vinte e cinco por cento para o respectivo Município.
  • e) operações financeiras (crédito, câmbio e seguro ou relativo a valores imobiliários) incide sobre o ouro, em qualquer situação, destinando-se cinqüenta por cento para os Estados de origem.
#19263
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

No que se refere às hipóteses de suspensão da exigibilidade e à exclusão do crédito tributário, assinale a alternativa correta.

  • a) Não é admitida a concessão da moratória em caráter geral, porque nesse caso é aplicável a anistia.
  • b) A moratória pode ser concedida em caráter individual, por despacho da autoridade administrativa, desde que autorizada por lei.
  • c) A isenção é sempre extensiva às taxas, contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão.
  • d) O depósito integral do valor do tributo deve ser feito em juízo, não se admitindo perante a Administração Fazendária.
  • e) O despacho concessivo da anistia gera direito adquirido, é definitivo, não podendo mais ser revogado.
#19264
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Tendo em vista as espécies tributárias e as limitações ao poder de tributar, analise:

I. Para a determinação da espécie tributária, são relevantes ou imprescindíveis a denominação do tributo, sua característica formal ou a destinação legal do produto da arrecadação. 

II. A bitributação exprime a exigência da mesma imposição fiscal por duas vezes e a expressão bis in idem significa tributo repetido sobre a mesma coisa, isto é, exigência de um imposto duas vezes. 

III. As contribuições para a Previdência Social e para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, dentre outras, é de natureza tributária, aplicando-se-lhes as normas gerais de Direito Tributário na sua cobrança e instituição. 

Nesses casos, está correto SOMENTE o que consta em,

  • a) II.
  • b) I e II.
  • c) I e III.  
  • d) II e III.
  • e) I.
#19265
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Em matéria tributária, de modo geral, NÃO pode ser considerada imunidade constitucional, dentre outras situações:

  • a) a proibição à tributação de livros, dos jornais e dos periódicos, bem como do papel destinado à sua impressão.
  • b) o conjunto de favores concedidos por lei, dispensando o pagamento de um tributo devido, compreendendo todos os contribuintes do território da entidade tributante ou de determinada região.
  • c) a vedação à instituição de tributos interestaduais ou intermunicipais, objetivando estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou de mercadorias, com exclusão da cobrança de pedágio.
  • d) o não cabimento de tributação entre si das pessoas jurídicas de Direito Público interno sobre o patrimônio, a renda ou os serviços, com exclusão de situações específicas.
  • e) a impossibilidade de tributação sobre o patrimônio, a renda ou serviços das instituições de educação ou assistência social, com exclusão de situações específicas.
#19266
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Para os fins de suspensão do crédito tributário, analise

I. Não é o depósito do montante integral que suspende a exigibilidade do crédito tributário e sim a apresentação da reclamação ou do recurso, precedido de depósito integral. 

II. A moratória concedida em caráter geral é a do parcelamento dos débitos fiscais, sendo certo que a união poderá concedê-la em relação aos tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios. 

III. O parcelamento é sempre individual e deve ser requerido pelo contribuinte, sendo que, no caso de não cumprimento, descontadas as parcelas pagas, é possível à Fazenda Pública executar a dívida, tomando por base as certidões das dívidas ativas. 

Nesses casos, está correto o que consta APENAS em,

  • a) I.
  • b) I e II.
  • c) II e III.
  • d) I e III.
  • e) III.
#19267
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No que diz respeito às taxas é certo que,

  • a) é facultativa e também leva em conta a realização de obra ou serviço público, de que decorra valorização imobiliária.
  • b) seu fato gerador poderá ser uma situação independente de qualquer atividade estatal específica.
  • c) podem, em certos casos, ter base de cálculos idêntica a dos impostos, e ser calculadas em função do capital das empresas.
  • d) tem como fato gerador, além de outros elementos, o exercício regular do Poder de Polícia.
  • e) sua hipótese de incidência não é vinculada, salvo quando criada no caso de investimento público urgente e de relevante interesse estatal.
#19268
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Samuel vendeu, por escritura pública, um imóvel para Sueli. Haviam débitos referentes ao imposto predial e territorial urbano. O contrato de venda e compra estipulou a transferência dessa responsabilidade (quitação dos débitos) para Rafael (então devedor de Samuel), mas que deixou de cumpri-la. Nesse caso, a responsabilidade da quitação do débito perante à Fazenda Pública do Município será,

  • a) de Rafael, ou seja, o terceiro integrante no contrato.
  • b) de Samuel, ou seja, o vendedor do imóvel.
  • c) de Sueli, ou seja, a compradora e atual proprietária do imóvel.
  • d) do vendedor Samuel e da compradora Sueli.
  • e) da compradora Sueli e do terceiro Rafael.
#19269
Banca
FCC
Matéria
Direito Tributário
Concurso
TRF 5ª Região
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Analise:

I. 20% (vinte por cento) do produto da arrecadação do imposto que a União pode instituir no exercício de sua competência tributária residual. 

II. 25% (vinte e cinco por cento) do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. 

Para os fins da repartição das receitas tributárias, esses percentuais são pertencentes, dentre as esferas de organização político-administrativa, respectivamente,

  • a) ao Distrito Federal e à União.
  • b) aos Estados e à União.
  • c) aos Municípios e ao Distrito Federal.
  • d) aos Municípios e à União.
  • e) aos Estados e aos Municípios.