Prova do TRF 5 Região - Direito Tributário 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado TRF 5ª Região | FCC | cód.1229
Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado TRF 5ª Região hoje! ✅
🔗 Vejam mais simulados TRF 5ª Região
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado TRF 5ª Região foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: TRF 5ª Região
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Direito Tributário
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FCC
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado TRF 5ª Região e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões TRF 5ª Região
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso TRF 5ª Região
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso TRF 5ª Região. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre TRF 5ª Região
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso TRF 5ª Região.
Ver apostilas para TRF 5ª Região
📢 Concursos Abertos para TRF 5ª Região
Veja os concursos abertos da instituição TRF 5ª Região. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para TRF 5ª Região
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #19260
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Dentre outras hipóteses, suspendem a exigibilidade do crédito tributário,
- a) o depósito do seu montante integral e a moratória.
- b) o pagamento e a prescrição.
- c) o depósito do seu montante integral e a remissão.
- d) a remissão e a transação.
- e) o parcelamento e a compensação.
- #19261
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
No que diz respeito à repartição das receitas tributárias, é certo que,
- a) pertencem aos Municípios trinta e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal.
- b) pertencem aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios, vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da sua competência tributária residual.
- c) a nenhuma unidade federada poderá ser destinada parcela superior a quinze por cento do montante a que se refere a partilha do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, vedada a distribuição excedente.
- d) a União entregará, do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, dez por cento aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados.
- e) a União entregará, do produto da arrecadação de intervenção no domínio econômico, relativamente às atividades de comercialização de petróleo e seus derivados, vinte por cento para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
- #19262
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
É correto afirmar que o imposto sobre,
- a) renda ou proventos de qualquer natureza tem como sujeito passivo a pessoa física ou jurídica que registra acréscimos em seu patrimônio, mas não aquela que tem a obrigação de reter o imposto na fonte.
- b) importação de produtos estrangeiros incide em relação a produtos determinados, e desde que previstos no Código Tributário Nacional, estando su-jeito ao princípio da anterioridade.
- c) exportação abrange os produtos nacionais ou nacionalizados, não está sujeito ao princípio da anterioridade, considerando também que não incide o imposto sobre produtos industrializados nos produtos destinados ao exterior.
- d) propriedade territorial rural é de competência concorrente da União e Municípios, mas se instituído pela primeira deverá repassar vinte e cinco por cento para o respectivo Município.
- e) operações financeiras (crédito, câmbio e seguro ou relativo a valores imobiliários) incide sobre o ouro, em qualquer situação, destinando-se cinqüenta por cento para os Estados de origem.
- #19263
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No que se refere às hipóteses de suspensão da exigibilidade e à exclusão do crédito tributário, assinale a alternativa correta.
- a) Não é admitida a concessão da moratória em caráter geral, porque nesse caso é aplicável a anistia.
- b) A moratória pode ser concedida em caráter individual, por despacho da autoridade administrativa, desde que autorizada por lei.
- c) A isenção é sempre extensiva às taxas, contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão.
- d) O depósito integral do valor do tributo deve ser feito em juízo, não se admitindo perante a Administração Fazendária.
- e) O despacho concessivo da anistia gera direito adquirido, é definitivo, não podendo mais ser revogado.
- #19264
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Tendo em vista as espécies tributárias e as limitações ao poder de tributar, analise:
I. Para a determinação da espécie tributária, são relevantes ou imprescindíveis a denominação do tributo, sua característica formal ou a destinação legal do produto da arrecadação.
II. A bitributação exprime a exigência da mesma imposição fiscal por duas vezes e a expressão bis in idem significa tributo repetido sobre a mesma coisa, isto é, exigência de um imposto duas vezes.
III. As contribuições para a Previdência Social e para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, dentre outras, é de natureza tributária, aplicando-se-lhes as normas gerais de Direito Tributário na sua cobrança e instituição.
Nesses casos, está correto SOMENTE o que consta em,
- a) II.
- b) I e II.
- c) I e III.
- d) II e III.
- e) I.
- #19265
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em matéria tributária, de modo geral, NÃO pode ser considerada imunidade constitucional, dentre outras situações:
- a) a proibição à tributação de livros, dos jornais e dos periódicos, bem como do papel destinado à sua impressão.
- b) o conjunto de favores concedidos por lei, dispensando o pagamento de um tributo devido, compreendendo todos os contribuintes do território da entidade tributante ou de determinada região.
- c) a vedação à instituição de tributos interestaduais ou intermunicipais, objetivando estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou de mercadorias, com exclusão da cobrança de pedágio.
- d) o não cabimento de tributação entre si das pessoas jurídicas de Direito Público interno sobre o patrimônio, a renda ou os serviços, com exclusão de situações específicas.
- e) a impossibilidade de tributação sobre o patrimônio, a renda ou serviços das instituições de educação ou assistência social, com exclusão de situações específicas.
- #19266
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Para os fins de suspensão do crédito tributário, analise
I. Não é o depósito do montante integral que suspende a exigibilidade do crédito tributário e sim a apresentação da reclamação ou do recurso, precedido de depósito integral.
II. A moratória concedida em caráter geral é a do parcelamento dos débitos fiscais, sendo certo que a união poderá concedê-la em relação aos tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
III. O parcelamento é sempre individual e deve ser requerido pelo contribuinte, sendo que, no caso de não cumprimento, descontadas as parcelas pagas, é possível à Fazenda Pública executar a dívida, tomando por base as certidões das dívidas ativas.
Nesses casos, está correto o que consta APENAS em,
- a) I.
- b) I e II.
- c) II e III.
- d) I e III.
- e) III.
- #19267
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No que diz respeito às taxas é certo que,
- a) é facultativa e também leva em conta a realização de obra ou serviço público, de que decorra valorização imobiliária.
- b) seu fato gerador poderá ser uma situação independente de qualquer atividade estatal específica.
- c) podem, em certos casos, ter base de cálculos idêntica a dos impostos, e ser calculadas em função do capital das empresas.
- d) tem como fato gerador, além de outros elementos, o exercício regular do Poder de Polícia.
- e) sua hipótese de incidência não é vinculada, salvo quando criada no caso de investimento público urgente e de relevante interesse estatal.
- #19268
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Samuel vendeu, por escritura pública, um imóvel para Sueli. Haviam débitos referentes ao imposto predial e territorial urbano. O contrato de venda e compra estipulou a transferência dessa responsabilidade (quitação dos débitos) para Rafael (então devedor de Samuel), mas que deixou de cumpri-la. Nesse caso, a responsabilidade da quitação do débito perante à Fazenda Pública do Município será,
- a) de Rafael, ou seja, o terceiro integrante no contrato.
- b) de Samuel, ou seja, o vendedor do imóvel.
- c) de Sueli, ou seja, a compradora e atual proprietária do imóvel.
- d) do vendedor Samuel e da compradora Sueli.
- e) da compradora Sueli e do terceiro Rafael.
- #19269
- Banca
- FCC
- Matéria
- Direito Tributário
- Concurso
- TRF 5ª Região
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Analise:
I. 20% (vinte por cento) do produto da arrecadação do imposto que a União pode instituir no exercício de sua competência tributária residual.
II. 25% (vinte e cinco por cento) do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
Para os fins da repartição das receitas tributárias, esses percentuais são pertencentes, dentre as esferas de organização político-administrativa, respectivamente,
- a) ao Distrito Federal e à União.
- b) aos Estados e à União.
- c) aos Municípios e ao Distrito Federal.
- d) aos Municípios e à União.
- e) aos Estados e aos Municípios.